Quais são as lâmpadas do Uno antigo e Fire?

O Uno é um dos modelos mais vendidos do mundo. No Brasil ainda é um sucesso de vendas, embora tenha mudado de aparência no modelo do novo Uno ou Vivace. Já escrevemos várias matérias sobre o Uno, como quais são os fusíveis do Uno e qual sua bateria. Nesse post vamos publicar uma lista explicando quais são as lâmpadas do Uno antigo e do Fire. Basicamente são as mesmas.

Tipos de lâmpadas do Uno antigo

 Temos as mais tradicionais em todo o conjunto ótico do carro. São lâmpadas usadas a décadas e que são encontradas facilmente no mercado a preços bem em conta. No caso do Uno mais antigo temos lâmpadas nos faróis (6) – nas lanternas traseiras (3 por lado no Fire e 4 no Uno antigo). Ainda temos a lâmpada da luz de placa. No interior temos a luz de teto, do porta-luvas (opcional) e do porta-malas. Também existem lâmpadas de iluminação do painel do carro.

VEJA TAMBÉM

Continua após a publicidade..

SEGURO DE CARROS ANTIGOS

Lâmpadas h1, H3, H4,H7, e outras mais raras.

 Lista de lâmpadas  

 A lista abaixo segue a seguinte lógica: acessório, tipo de lâmpada e potência. Lembramos que a quantidade de lâmpadas pode variar, mas é algo bem óbvio. Sãos todas lâmpadas de 12 Volts, como é a bateria que equipa o Uno.

 Faróis

 – Farol baixo e alto – tipo H4 – 60/55 Watts

 – Faroletes – tipo esmagada grande – 5 Watts

 – Setas – tipo 1 pólo (comum ou amarela) – 21 Watts

 Lanternas traseiras

Continua após a publicidade..

 – Luz de freio – tipo 1 pólo comum – 21 Watts

 – Faroletes – tipo 67 (um pólo pequena) – 5 Watts ou 10 Watts

 – Setas – tipo 1 pólo comum ou amarela – 21 Watts

 – Luz de ré – 1 pólo ( pode ter uma ou duas) 21 Watts

 – Luz de placa – no Uno antigo pode ser 67 – no Fire esmagada grande – 5 Watts

 

Interior do carro

Continua após a publicidade..

 

– Luz de teto – esmagada grande – 5 Watts

– Luz de porta-luvas – tipo torpedo ou esmagada grande – 5 Watts

– Luz do porta-malas – tipo torpedo – 10 Watts

– Iluminação do painel – esmagada pequena – 3 ou 2 Watts

 

 No caso de não acender nem sempre é defeito na lâmpada. Pode ser fusível queimado ou até aterramento ruim (lanternas traseiras). No caso das lâmpadas de farol do Uno antigo e Fire, pode ser tomada dela ruim. Costuma até derreter. Nesse caso é defeito por tempo de uso e deve ser vistoriado periodicamente. Se houver um fusível queimado, troque-o. Mas se ele queimar novamente não insista e jamais troque a cor ou amperagem dele. Nesse caso existe um curto no circuito que deve ser reparado.