Vantagens e desvantagens do kit GNV – economia e desempenho.

O GNV ( gás natural veicular) é um combustível produzido através de fontes energéticas, que pode ser ou não o petróleo, com o intuito de entregar diversos benefícios ao consumidor. A seguir, listaremos algumas vantagens e desvantagens do kit GNV no seu automóvel, vem com a gente.

Vantagens do GNV

  • Menor consumo de combustível

Um automóvel equipado com o kit GNV possui vantagens no consumo referente a outros combustíveis que se encontram no mercado. Segundo estudos, ele pode ser aproximadamente 50% mais econômico que a gasolina e aproximadamente 60% perante ao etanol.

 

Depois de instalado, a economia esperada é imediata, pois o veículo gasta menos combustível. Esse é o grande trunfo do uso de GNV: a economia e a forma como chega no Brasil – e no posto – o gás. Mas o retorno do investimento, que na média é de 5 a 6 mil reais, pode demorar de quatro meses (para taxistas) a trinta meses (para uso não profissional).

  • Menos poluente

A utilização do GNV no seu automóvel pode reduzir em até 65% a emissão de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2).

Vantagens e desvantagens do kit GNV

 

  • Maior durabilidade do óleo

Por possuir uma composição diferente dos combustíveis líquidos, ele não se mistura ao óleo lubrificante do seu automóvel. Também existe uma baixa formação de resíduos de combustão, tudo isso, ao final, contribui para um aumento de intervalo de tempo entre uma troca e outra do óleo do motor de seu automóvel.

  • Injeção e escapamento

O GNV não acumula resíduos nos bicos injetores, portanto, o sistema de injeção mantém-se mais limpo resultando em uma maior durabilidade. O escapamento do veículo, comparado aos outros combustíveis, também possui uma durabilidade maior, já que não existe o acúmulo de água como na gasolina e etanol.

  • Descontos no IPVA

Segundo dados da Secretaria da Fazenda, automóveis que possuem o kit GNV ou os elétricos, possuem uma alíquota menor de IPVA comparado a outros veículos. Portanto, além das vantagens destacadas acima, ainda existe uma vantagem tributária.

Desvantagens do GNV

  • Custo elevado de instalação

Por se tratar de uma modificação feita no automóvel e que precisa ser feita em locais credenciados para evitar problemas futuros, o custo acaba sendo um pouco elevado e tornando-se viável apenas para quem utiliza muito seu veículo.

  • Perda de garantia

Se o seu automóvel ainda possui garantia, avalie bem essa mudança. A partir do momento da instalação do kit GNV ela será perdida.

Em nossa oficina também reparamos os seguintes desgastes em modelos diferentes, mas todos com GNV instalado.

  • Menor durabilidade da bateria
  • Maior consumo de água do radiador
  • Vida útil menor do alternador e motor de partida
  • Diminuição do espaço do porta-malas

“No princípio, o uso de GNV causava um maior desgaste nos cabos de vela, portanto, sua durabilidade era menor. Por se tratar de um combustível seco, as válvulas dos cilindros também tinham algum tipo de avaria pela falta de lubrificação. Isso ainda pode acontecer, dependendo da instalação e tecnologia usada. O GNV mais moderno amenizou esses defeitos ou até acabou com eles. Temos então uma meia verdade e lendas que se espalham entre os consumidores. “

  • Menor potência de motor

Normalmente existe uma pequena perda de potência se relacionarmos o kit GNV a outros tipos de combustíveis, podendo chegar até 3%.

 

  • Desvalorização do automóvel

 O automóvel com o kit GNV possui uma menor procura no mercado de usados e isso faz com que esses automóveis percam em média 15% do seu valor de mercado se comparado aos veículos não modificados.

Bem, essas são algumas vantagens e desvantagens da utilização do kit GNV em seu automóvel, ele pode trazer muitos benefícios, mas também gera uma necessidade de cuidados maiores referentes à manutenção e documentação. Pese prós e contras e decida o que é melhor para você.

 

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.