Dicas para comprar uma moto usada

Todo apaixonado por motos sente uma grande alegria quando compra uma. E quase sempre é o visual que alimenta essa paixão. Embora o preço de uma moto zero pode ter uma desvalorização após alguns quilômetros rodados, é sempre melhor comprar em autorizadas. Uma vantagem é a garantia de fábrica.

 Comprar uma moto em venda particular tem a vantagem do preço, mas exigência de atenção é maior nesse caso. É bom ter em mente que autorizadas também vendem motos usadas, porém revisadas e com garantia. Nesse post damos dicas de: Motos – O que devemos saber antes de comprar

Continua após a publicidade..

Motos - O que devemos saber antes de comprar

O que devemos saber antes de comprar uma moto? (dicas para motos usadas)

 

Continua após a publicidade..
  • Inspeção da moto. Isso podemos fazer sem a presença de um especialista ou mecânico. Procure por sinais que ele passou por mecânico. Quase sempre acontece uma desmontagem considerável nesse casos. Porcas diferentes apertando a mesma peça, sinais de ferramenta em parafusos e porcas também são indicações de conserto. Se for esse o caso, peça explicações ao vendedor qual serviço fizeram recentemente na moto.
  • Vistorie os componentes mais usados por um motociclista. Manetes de freio e pedaleira, por exemplo. Uma pedaleira amassada pode ser sinal de tombo da maquina.
  • Observe todos os acessórios da moto. Muitos itens podem ser evidentes, como banco rasgado ou velho. Mas peças muito novas, pintura bonita que não condiz com o ano da moto, podem ser parte de uma maquiagem.
  • No caso de pouca informação do comprador, é sempre bom levar um mecânico de motos ou um amigo que já passou por essa experiência e se deu bem. Eles também podem dar referências sobre vendedores de motos. Mas insista em perguntar ao vedendor. (Veja abaixo)

E se a moto for maior?

Muitas vezes escolhemos trocar nossa moto por um modelo mais robusto ou maior. O que deve ser  considerado nesse caso? Além das sugestões acima, temos que levar em conta a vontade de trocar um modelo de cidade por um mais potente.

Também devemos pensar no investimento, ou no custo de fazer uma troca assim. A moto que queremos está ao nosso alcance? Decisões bem elaboradas podem evitar decepções.

O que perguntar na compra de uma moto usada?

Nunca fique receoso em perguntar sobre a moto. Isto pode evitar problemas futuros. Eu também trabalho com parte elétrica de motos e já muita gambiarra que até destroem o chicote da moto, principalmente as mais antigas. Veja sugetões de perguntas que podemos fazer:

Continua após a publicidade..
  • Como está a documentação dela? isso é muito importante, não importa o lugar que é feita a compra. Tudo deve estar em dia. Um nada consta junto ao Detran local tem que ser feito na hora da compra.
  • Mecânica
  • Últimas revisões feitas. Tem as notas dos serviços feitos?
  • Sobre o tipo de óleo. Foi trocado recentemente?
  • Quantos donos ela teve?
  • Já sofreu algum acidente?

Quantos km é bom para comprar moto usada?

No caso de motos a quilometragem é mais importante do as dos carros devido aomotor ser menor e mais frágil. Mas se o dono faz manutenções periódicas a quilometragem pode não influenciar . Rodar 5 mil a 9 mil quilômetros por ano é o mais comum. Mas eu recomendo uma quilometragem no máximo de 40 mil quilômetros.

Qual a vida útil de um motor de moto?

Pergunta muito comum que me fazem. Também é bem diferente dos carros. Vai depender da marca do motor, de como o dono, ou os donos, cuidaram dela em termos de manutenção. Se ela sofreu ou não acidentes (por isso a importância de perguntar ou se informar sobre tudo). Se for uma moto de grande marca o motor pode durar anos, mais de dez anos eu já vi circulando em perfeitas condições.

Quando uma moto é considerada velha?

Trinta anos. Com este tempo de fabricação já é uma moto antiga. Dependendo do modelo e do estado pode valer muito ou quase nada. Modelos com vinte anos são consideradas boas de mercado, ou são as mais vendidas, dependendo da finalidade que ela vai ter.

O que estraga o motor de uma moto?

Principalmente o modo como ela é pilotada. Basta ver os motoqueiros circulando na rua para entender o porquê de tanta moto com problemas mecânicos. Um dos grandes riscos para o motor da sua moto é trocar de marcha fora da hora certa. É o famoso esticar demais a marcha. Mas também pode dar problemas em baixa rotação. Isto é consequência de aprendizado errado ou é de propósito mesmo.