Caixa de fusíveis do Etios

Existe um padrão usado por quase todas as montadoras de carros para o local onde fica a caixa de fusíveis. Ou ficam no compartimento do motor ou dentro do carro do lado esquerdo do motorista. Mas não é o caso da caixa de fusíveis do Etios da Toyota, pelo menos no caso da caixa dentro do carro. Nesse post vamos temos fotos do local e de como ter acesso a ela

Veja as fotos abaixo

Continua após a publicidade..

Caixa de fusíveis do Etios

Observe em cima do painel do seu Etios (sim, o painel de instrumentos). Ali existe uma tampa, um “casco” da cor do painel. Ele é removível usando uma espátula de plástico, conforme a foto. Sai com certa facilidade, mas não use de força, pois a tampa pode estar ressecada e quebrar. É encaixada e existe uma lógica nisto. Observe bem o serviço.

Onde fica a caixa de Fusíveis do Etios?

Retire totalmente a tampa do painel. Se possível, solte o painel do seu lugar. Observe atrás desse painel conforme a foto abaixo.

Continua após a publicidade..

Caixa de fusíveis do Etios

Aí está a caixa de Fusível do Etios. São fusíveis pequenos de lâmina e facilmente encontrados no mercado. Jamais troque a cor ou o número (amperagem) gravado no fusível. Isso pode provocar sérios danos no sistema elétrico do carro. Se o fusível trocado voltar a queimar, não insista com outro. Procure um eletricista pois existe um curto nesse circuito.

Já a caixa de fusíveis do compartimento do motor fica a direita da bateria e protege um menor número de acessórios. Para soltar a tampa basta pressionar as duas travas dela.

Continua após a publicidade..

Ao retirar essa tampa preta observe dentro dela. Ali está uma lista com desenhos e numeração dos fusíveis dessa caixa. Também tem quais são os acessórios protegidos por eles. Repare isso na foto abaixo. Para recolocar a tampa, basta encaixar novamente. Ela deve ficar bem fixa.