Buzina do Fusca


Já explicamos em outro post quais são os possíveis defeitos da buzina do Fusca. Nesse post vamos explicar onde ela pode estar instalada. O Fusca é um carro que foi muito produzido, por décadas. Mas sua parte elétrica e acessórios pouco mudou até o final de sua produção, como fusíveis, faróis, bateria etc. O mesmo acontece com a buzina do Fusquinha.

Acionada no volante, quase sempre a localização dessa buzina é próxima do setor de direção do Fusca, principalmente nos modelos mais antigos, as famosas buzinas Bibi. Conheça duas possibilidades de locais de instalação:

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  • O primeiro local é embaixo do paralama dianteiro do lado motorista. Ela fica presa por um parafuso no suporte do para-choque, ou um uma rosca própria.
  • Outro local é na frente, no lugar onde fica o sobressalente.

Buzina do fusca

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Como trocar a buzina do Fusca

Na imagem acima temos uma típica buzina “Bibi” do da Volks, a paquerinha. Repare a porca presa na haste. Para soltar temos que retirar um parafuso que vai nesse porca. Usamos uma chave de 13 milímetros para isso. É um serviço relativamente fácil, onde quase sempre não há necessidade de usar um macaco. Mas é necessário desligar o negativo da bateria sempre que trocamos um acessório elétrico de um carro.

É muito comum encontrarmos adaptações na instalação dessa buzina. Isso acontece pelo fato do Fusca ser um carro antigo, de muito uso. Então, a porca ou o parafuso e até mesmo o tipo de buzina podem mudar. Nesse último caso seria a buzina fon-fon, que podem ser até duas presas no mesmo lugar. O local também pode ficar  “a gosto” do dono do carro ou do instalador. Nesse caso seria por algum motivo elétrico, como defeito no isolamento do cano ou barra de direção, o que faz a buzina disparar.

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Buzina de corneta (fon-fon)