Cebolão de radiador

O cebolão de radiador é uma peça automotiva antiga, usada desde as primeiras ventoinhas elétricas de radiadores. Embora os carros mais modernos usam a central eletrônica para ativar  a ventoinha, ainda existe no Brasil muitos modelos com esse tipo de cebolão no radiador.

Cebolão de radiador

Como funciona o cebolao do radiador?

Ele funciona como um termostato e aciona a ventoinha através da temperatura do radiador. Obviamente, o cebolão é fabricado para funcionar a uma temperatura da água antes da ebulição. Desse modo o carro, ou motor, não vai ferver.

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É bem simples. A bomba de água do motor faz a água dele circular no sistema de arrefecimento que é simplesmente um circuito de refrigeração da água. Caso contrário, o motor funde. O cebolão de radiador fica quase sempre preso nele e embaixo. Dois ou mais fios são ligados. Quase sempre é usado um fio negativo.

O positivo vai direto na ventoinha do radiador. Quando o carro chega a uma determinada temperatura (veja figura acima) o cebolão “arma” fechando o circuito, armando a ventoinha. O processe de desligar a ventoinha é inverso. A ventoinha refrigera a água e assim que baixar até a temperatura mínima do cebolão, a ventoinha desarma.

Também podemos ter um relé no meio do caminho. Mas os carros mais antigos não usam, sendo uma ligação literalmente “grossa”. Obviamente existe um fusível que corta o positivo da ventoinha em caso de curto. É um fusível de 30 A, de cor verde. É muito comum ele derreter na caixa e fusíveis com tempo de uso e, nesse caso, tem que trocar a posição desse fusível.

Como testar o Cebolão?

Caso o carro ferva, e a ventoinha não arme. Espere tudo esfriar, desligue os fios ou a tomada do cebolão e faça uma ponte entre os dois fios. Ligue a chave do carro e repare se ela arma, Se armar, e o radiador esquentou antes junto com o motor, então é muito provável o cebolão estar com defeito. (veja aqui mais defeitos de carro fervendo)

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Qual chave tira o cebolao do radiador?

Primeiramente o motor do carro tem que estar completamente frio para poder tirar o cebolão. Também tenha em mente que toda a água do radiador vai sair e se ela estiver quente pode provocar sérias queimaduras. O correto é fazer o seviço pela manhã, antes de ligar o motor. A chave usada vai depender do modelo do carro. Existem ferramentas próprias para isto. Mas na falta dela usamos uma chave combinada de 22 a 30 milímetros.

O que é que faz o Cebolão queimar?

Eu sempre percebo que é o tempo de uso o maior causador de queima do cebolão do radiador. Afinal é um peça que basicamente trabalha conduzindo eletricidade sempre esquentando ou esfriando. E falamos de altas temperaturas. A qualidade da peça tambem conta na durabilidade. 

O que acontece quando o Cebolão do radiador está ruim?

Hoje os carros tem uma central que recebe o sinal de um sensor de temperatura e liga a ventoinha. Mas a função desta central e do antigo cebolão de radiador é a mesma: impedir que o carro ferva. Se se o cebolão estiver ruim , a ventoinha não vai armar e a água que refrigera o motor vai ferver e pode danificar seriamente o motor do carro. No minha oficina já peguei até retífica de cabeçote por causa de cebolão de radiador ruim. Foi um grande prejuízo.

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