Cebolão de radiador

O cebolão de radiador é uma peça automotiva antiga, usada desde as primeiras ventoinhas elétricas de radiadores. Embora os carros mais modernos usam a central eletrônica para ativar  a ventoinha, ainda existe no Brasil muitos modelos com esse tipo de cebolão no radiador. Ele funciona como um termostato e aciona a ventoinha através da temperatura do radiador. Obviamente, o cebolão é fabricado para funcionar a uma temperatura da água antes da ebulição. Desse modo o carro, ou motor, não vai ferver.

Cebolão de radiador

Continua após a publicidade..

Como funciona?

É bem simples. A bomba de água do motor faz a água dele circular no sistema de arrefecimento que é simplesmente um circuito de refrigeração da água. Caso contrário, o motor funde. O cebolão de radiador fica quase sempre preso nele e embaixo. Dois ou mais fios são ligados. Quase sempre é usado um fio negativo. O positivo vai direto na ventoinha do radiador. Quando o carro chega a uma determinada temperatura (veja figura acima) o cebolão “arma” fechando o circuito, armando a ventoinha. O processe de desligar a ventoinha é inverso. A ventoinha refrigera a água e assim que baixar até a temperatura mínima do cebolão, a ventoinha desarma.

VEJA TAMBÉM

CONHEÇA UM CURSO DE AUTO ELÉTRICA ONLINE!

Continua após a publicidade..

Também podemos ter um relé no meio do caminho. Mas os carros mais antigos não usam, sendo uma ligação literalmente “grossa”. Obviamente existe um fusível que corta o positivo da ventoinha em caso de curto. É um fusível de 30 A, de cor verde. É muito comum ele derreter na caixa e fusíveis com tempo de uso e, nesse caso, tem que trocar a posição desse fusível.

Como testar o Cebolão?

Continua após a publicidade..

Caso o carro ferva, e a ventoinha não arme. Espere tudo esfriar, desligue os fios ou a tomada do cebolão e faça uma ponte entre os dois fios. Ligue a chave do carro e repare se ela arma, Se armar, e o radiador esquentou antes junto com o motor, então é muito provável o cebolão estar com defeito. (veja aqui mais defeitos de carro fervendo)