Hb20 Brasil

Esse modelo da Hyundai foi lançado no Brasil no segundo semestre de 2012. Seu nome significa literalmente “Hyundai Brasil”. Criado por Casey Hyun, designer da montadora, virou rapidamente um sucesso de vendas no Brasil. É um carro desenvolvido exclusivamente para nós brasileiros, onde nossas tradições e festas foram estudados para bolar esse modelo (VEJA MAIS AQUI). Esse foi o primeiro modelo popular da Hyundai no Brasil. É um modelo sedam,compacto, de 4 portas. Mas nesse post vamos abordar a parte elétrica, ou melhor, os fusíveis do Hb20.

fusíveis do Hb20

Fusíveis mais usados.

Escolhemos o modelo 2012 por ser o primeiro, e portanto tem mais chances do dono perder o manual do carro. Aliás é muito comum do brasileiro não dar a devida importância ao manual do proprietário que fica escondido em algum lugar. Ele deve estar sempre dentro do veículo e não em casa ou outro lugar. Nele encontramos informações úteis para casos de emergência, como a troca de um pneu, localizar estepe e macaco, ou mesmo se algum fusível queimar. Por isso publicamos nesse post uma lista desses fusíveis. Veja abaixo.

Fusíveis do Hb20 2012

Os fusíveis do Hb20 (cabine) ficam a esquerda do painel, lado motorista. Sua tampa vem com as especificações, mas muitas vezes não entendemos os símbolos ou determinado fusível protege mais de um acessório. Na lista abaixo temos os símbolos, a amperagem do fusível, e as especificações. Jamais troque a amperagem ou a cor do fusível. Tampouco faça adaptações como usar fios, por exemplo. Se o fusível novo queimar, não insista com outro. Isso é sinal que existe um curto no carro e ele deve ser reparado.

Continua após a publicidade..

Trocar um fusível é relativamente fácil. Isso está ao alcance do motorista. O manual do carro dá informações completas de como trocar. Como dito mais acima, devemos levar o carro ao profissional se o fusível insistir em queimar, mesmo que demore acontecer.

 

fusíveis do hb20

 

Aprenda como preservar a bateria do seu HB20

Por ser moderno em tudo, os fusíveis do Hb20 são de suma importância para o bom funcionamento do sistema elétrico/eletrônico que equipa o carro. Mas, além dos fusíveis normais de acessórios como os faróis e outros, seu HB20 vem equipado com um fusível de memória. Ele serve para situações onde o carro vai ficar parado por um tempo mais longo, preservando funções básicas e desligando aquelas que não vão afetar o funcionamento do veículo. A central da injeção seria um exemplo.

FUSÍVEL DE MEMÓRIA

VEJA AQUI PARA QUE SERVE UM FUSÍVEL DE CARRO

Fusível de memória do HB20

Como dito acima, seu HB20 vem equipado de fábrica com um fusível de memória. Sua função é prevenir a descarga da bateria
caso seu veículo fique parado e sem funcionar por um longo período. Isso é uma grande ideia da montadora. Mas para usar adequadamente o fusível de memória é necessário seguir alguns passos. Veja abaixo algumas dicas de como acionar esse sistema.

Continua após a publicidade..
  • Primeiro desligue o motor.
  • Desligue os faróis e luzes traseiras.
  • Puxe a tampa da caixa de fusíveis a esquerda do motorista e “Puxe” o fusível de memória para a posição “Off” (desligado).
  • Enquanto estiver dirigindo deu carro, coloque o interruptor do fusível de memória sempre na posição “on” (ligado).
  • Não mude o fusível de posição de maneira repetida. Isso pode queimá-lo.
  • Desligue esse fusível se for deixar o carro parado por mais de 20 dias.
  • Ao desligar esse fusível, algumas funções como: aviso sonoro, luzes internas, faroletes e outros, pode, parar de funcionar. Nesse caso se faz necessário uma reprogramação.

Esse tipo de fusível é útil? Sim, melhor que desligar a bateria para depois ter problemas com a central do carro. Mas mesmo assim se alguém entrar no carro e ligar os faróis, por exemplo, e esquecer de desligar, a bateria vai descarregar. O mesmo pode valer para luz de cortesia.

Qual é a bateria do HB20

Com um sistema elétrico e eletrônico robusto, a bateria do HB20 requer qualidade. O número de acessórios instalados, além da potência do motor, interferem na potência e tipo de bateria do HB20. Mas é um modelo encontrado com facilidade no mercado, inclusive em lojas de baterias, grandes ou pequenas. É uma bateria que também é usada em vários outros modelos de automóveis nacionais.

O preço é relativamente bom, dentro do esperado pela qualidade. Fuja das baterias muito baratas, sem marca ou desconhecida. Se informe com seu eletricista de confiança. O barato quase sempre sai caro. No caso das baterias pode simplesmente te deixar na mão e quase sempre acontece em lugares estranhos, sem acesso a uma solução rápida.

Acessórios e a bateria do HB20

O recomendado é usar na reposição a marca original de fábrica. O motivo é óbvio: ela foi testada em todos os sentidos: da capacidade elétrica ao melhor custo de produção. Com o aumento do desejo do consumidor em relação a acessórios elétricos (alguns querem todo o conforto de casa em seu automóvel) houve  bom desenvolvimento desses acessórios, tanto no consumo como na qualidade. Isso resultou na diminuição do tamanho da bateria, preservando seu limite de capacidade.

a bateria do onix

Bateria de 50ah caixa alta

Portanto, no caso do HB20, temos um resultado perto do dito acima: boa bateria para um bom sistema elétrico em geral. A durabilidade vai depender do uso. Em média pode durar dois anos. Acima disso, pode implicar em pane elétrica inesperada. Em uma manhã qualquer o carro liga e pouco tempo depois a bateria fica totalmente arriada, surpreendendo o motorista.

Veja abaixo qual é a bateria do seu HB20

 

HYUNDAI HB20 1.0 Hatch (modelo X, S sedan, X 1.6) (Todos os modelos) 2012-2019

Continua após a publicidade..

• BATERIA – 50ah caixa alta

• PESO – 12.74 kg

• COMPRIMENTO – 210 mm

 ALTURA – 190 mm

• CCA – 340 A

• LARGURA – 175 mm

Obs – Alguns modelos podem usar uma bateria de 60ah caixa alta. Se houver dúvida com determinado ano, devemos sempre seguir a orientação da fábrica consultando o manual do carro.

VEJA AQUI O QUE PODE DESCARREGAR UMA BATERIA

Fazer revisão em uma bateria envolve: aparência dia pólos (presença de zinabre), quilometragem do carro, principalmente se tem ar-condicionado, uso diário, e data de fabricação. Embora a garantia da bateria envolva a data da compra, a durabilidade está ligada diretamente a data de fabricação. Quase todos os modelos de bateria tem essa data gravada na tampa dela. É bem evidente.