Pneu furou

Se pneu furou? Trocar o pneu (ou a roda com o pneu furado) de um carro não é uma tarefa muito fácil, mas também não se compara com outras que exigem uma oficina mecânica. Você mesmo pode fazer. Primeiramente, procure saber se existe uma borracharia por perto. Se não houver, faça o que se segue.

Medidas de segurança na hora de trocar o pneu do carro

1- Se seu pneu furar com o carro em movimento, sempre procure um lugar plano para parar. Também não estacione muito perto do meio-fio ou em viadutos e pontes.

2 – Caso você encontre o veículo com o pneu furado, então tente levá-lo, com cuidado, até um lugar mais plano. Sugerimos isso por questão de segurança, pois é sempre perigoso trocar um pneu de um carro parado em uma subida ou em uma decida.

Continua após a publicidade..

3 – Pegue todos as ferramentas para efetuar a troca do pneu: chave de roda, macaco, triângulo de segurança e o pneu reserva, o famoso estepe. Normalmente está tudo guardado junto no porta-malas.

4 – Preste atenção em como retirar a calota, se houver. Normalmente ela solta junto com o pneu. E não se preocupe em recolocá-la, pois é uma situação de emergência e o borracheiro a colocará de volta.

5 – Alguns pneus ficam no porta-malas, outros embaixo dele. E outros ficam presos na porta traseira de modo evidente.

Veja também: Posso lavar o motor do meu carro? 

Quando trocar o óleo do motor do carro? 

Continua após a publicidade..

trocar pneu

 Pneu furou – Passo a passo para trocar

1– Coloque o triangulo para avisar outros motoristas, alguns metros antes do carro. 

2–  Afrouxe os parafusos da roda, mas apenas afrouxe ligeiramente (sempre para a esquerda).

3– Não os retire ainda. Se por acaso estiver muito apertado, ponha a chave em posição segura para pisar nela e faça um movimento forte contínuo com o pé em cada parafuso (também para a esquerda). Nesse caso, é comum acontecer um estalo forte sem maiores consequências.

4– Em seguida, instale o macaco na posição que o fabricante sugere. Normalmente existe uma seta indicando o lugar, que é sempre próximo do pneu a ser trocado. Engrene o carro e acione o freio de mão.

Continua após a publicidade..

5– Levante o macaco conforme instruções, mas lembre-se que ele sempre funciona por um sistema óbvio, sem segredos. Levante o carro para a roda saia e o que o estepe entre com facilidade. Atenção: Jamais coloque as pernas debaixo do veículo.

pneu furou

6– Acabe de soltar os parafusos e retire a roda com o pneu furado.

7– Para colocar o estepe com facilidade, procure um pino guia no cubo da roda (de onde ela saiu) e alinhe os furos da roda com os do carro.

8– Enrosque um por um e use a chave para apertar os parafusos. Em seguida abaixe o macaco e dê um aperto final nos mesmos parafusos. Procure imediatamente um borracheiro.