Carregador de bateria – O que é isso?

Para que serve um carregador de bateria se o carro carrega ela? Muitos donos de carros tem a ideia errada que uma bateria de carro não pode descarregar. Se descarregou, logo pensamos que é defeito na bateria. Mas quase sempre não é assim, principalmente se for uma bateria nova e de marca boa.

Uma carregador de bateria é usado para repor a carga de uma bateria. Isso acontece em situações especiais – descritas abaixo – e não deve ser algo periódico, como uma manutenção programada. Ligado a bateria e a uma rede de 110 ou 220 volts, esse carregador aplica uma carga lenta na bateria que pode ser de horas. Existem vários tipos no mercado. Temos os transistorizados com recursos de informação para quem não sabe usar uma, ou os antigos, de oficinas ou de fábricas de baterias. Também podem ser usados como carregador de bateria de moto.

Continua após a publicidade..

Por que uma bateria precisa de um carregador?

Primeiro precisamos saber o que descarrega uma bateria. Veja na lista abaixo como isso pode acontecer.

  • Carro parado. Isso vale para alguns dias ou muitos dias. O que importa nesse caso é ser um fato repetitivo. Até uma bateria zero pode descarregar assim.
  • Algo ficou ligado, como luz interna, rádio, luz de porta-malas etc.
  • Alternador com defeito. Essa peça é o carregador da bateria do carro que funciona por uma correia e com o motor ligado. Por isso um carro parado, sem ligar o motor, pode comprometer a carga da bateria.

Mas nesse tipo de situação citado acima, um carga simples, feita por uma carregador de bateria, restabelece a sua carga. Ela fica normal, como se estivesse saído de fábrica. Uma carga bem aplicada jamais vai danificar uma bateria.

Continua após a publicidade..

 Qual é o melhor?

Os melhores são os que aplicam uma carga lenta. Isso ocorre de acordo com a amperagem da bateria. Por exemplo: uma bateria de 60ah leva cerca de  10 horas para ser carregada por um carregador de 5 ampéres. No caso de uma carregador de carga rápida podemos chegar a uma hora de carga sendo ele de 60A. Isso pode estragar a bateria e deve ser usado em casos de emergência e com acompanhamento  constante.

carregador de bateria

Escolha pela marca mais antiga. A Kita, por exemplo, é uma fábrica com diversos tipos de carregadores, além de bem antiga no mercado. Para leigos, a sugestão é comprar um carregador de 5 a 10 ampéres e com atuação chamada de inteligente. Ele desliga e avisa quando a carga está completa.

Continua após a publicidade..

Mas as marcas são diversas. A sugestão é consultar o nome da fábrica no site Reclame Aqui. Nele temos a reputação da empresa, principalmente para resolver problemas do produto. Existe um ranking de satisfação que serve como avaliação.

VEJA AQUI COMO FAZER UM CARREGADOR CASEIRO