Bobina do Fusca esquentando

Todo dono de Fusca ou similares já passou por esta situação: depois de rodar alguns quilômetros o carro para. Quase sempre isso acontece quando temos bobina do Fusca esquentando. O que fazer nessa situação? A primeira medida é colocar um pano molhado em cima da bobina para acelerar o processo de esfriamento.

Solução – Ligar uma pré-resistência na bobina

Fica óbvio que essa não é a solução adequada. Mas não se preocupe. Isso é muito mais fácil de resolver do que parece. Veja abaixo algumas possibilidades de defeitos e como resolver o problema.

Continua após a publicidade..

Bobina do Fusca esquentando

O que fazer?

1- É defeito quando o motor para e a bobina está quente a ponto de quase queimar a mão. Bobina morna é normal.

Continua após a publicidade..

2- Esfrie a bobina com um pano molhado. Aguarde um pouco e experimente ligar o carro.

3- Se o carro pegar, verifique se a bobina é antiga. Se for, troque por uma nova.

4- Compre junto com a bobina uma pré-resistência própria para a bobina de Fusca. Ela é facilmente encontrada em lojas de peças e na internet

Continua após a publicidade..

Ligar uma pré-resistência em linha com o positivo da bobina é muito fácil, típico para o “faça você mesmo”. Um alicate de corte,  dois terminais redondos e pequenos, e um de encaixe (conforme é na bobina) são as peças para ligar essa pré-resistência.  Essa resistência também ajuda outros modelos, como o Opala.

O Fusca pode ser chamado de um carro “bruto” por ser antigo, de uma época onde a durabilidade era lei entre os fabricantes de automóveis. Mas ele exige um cuidado especial e a vantagem é que todo dono de Fusca tem esse instinto. Talvez a dificuldade maior de encontrar determinadas peças seja um estímulo para manutenções periódicas. No Mãos ao Auto temos várias dicas para donos de Fuscas e outros carros na nossa categoria de “carros antigos”.