Farol alto e sua importância

Um farol alto queimado pode ser uma baita dor de cabeça para o dono ou motorista de um carro. Muitas vezes não levamos em conta a importância desse acessório por causa do pouco uso. Como quase sempre usamos o baixo, o alto queima pouco ou quase nunca queima.

Mas se você desconfia que um desses ou dois queimou, o que fazer para confirmar? Como checar uma lâmpada queimada? Quais são as consequências de rodar com uma lâmpada queimada?

Continua após a publicidade..

Esse acessório do seu carro é de suma importância. É ele que “ajuda” o farol baixo quando queremos ver algo além, mais distante.

Ao dirigir a noite, um farol alto queimado, pode causar acidentes. Caso contrário ele nem existiria no seu carro. Ele pode iluminar um buraco, acidentes a frente, e outros obstáculos – dando ao motorista tempo para frear. Além disso, gera multa e pontos na carteira.

Continua após a publicidade..

farol alto

Farol Alto – Defeitos e soluções

Estamos nos referindo aquele farol que – quando acionado no comando – acende uma luz azul no painel. Também é aquele que quase sempre incomoda outro motorista que vem em sentido contrário. Por isso muitas vezes seu uso é proibido em determinados locais de uma estrada. Já o farol baixo é de uso obrigatório dia e noite em estradas.

Continua após a publicidade..

Os defeitos principais são

  • Fusível queimado. Nesse caso pode haver um curto no circuito. Se trocamos o fusível e ele queima novamente, está comprovado o curto. Tem que reparar. Não insista com fusíveis mais fortes.
  • Tomada com defeito. Também é comum de acontecer. Quase sempre é o negativo que esquenta e torra. Basta reparar trocando a tomada.
  • Lâmpada simplesmente queimada. Esse é o primeiro teste que tem que ser feito. Muitas vezes um teste visual pode enganar. Retire a lâmpada e observe bem os filamentos.
  • Chicote com defeito. Muitos faróis tem uma tomada única para todas as lâmpadas dentro dele. Mexa na tomada e repare se a lâmpada acende.
  • Comando de farol queimado. Nesse caso o comando (de seta) fica duro, não convertendo. Quase sempre a solução é a troca do comando inteiro.

Respeite o tipo de lâmpada de farol permitido por lei. Muitas são ilegais e podem danificar tanto o conjunto ótico – que é muito caro – como o comando dele. Em carros modernos até o computador de bordo pode ser danificado.