Farol alto e sua importância

Um farol alto queimado pode ser uma baita dor de cabeça para o dono ou motorista de um carro. Muitas vezes não levamos em conta a importância desse acessório por causa do pouco uso. Como quase sempre usamos o baixo, o alto queima pouco ou quase nunca queima.

Mas se você desconfia que um desses ou dois queimou, o que fazer para confirmar? Como checar uma lâmpada queimada? Quais são as consequências de rodar com uma lâmpada queimada?

Esse acessório do seu carro é de suma importância. É ele que “ajuda” o farol baixo quando queremos ver algo além, mais distante.

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Ao dirigir a noite, um farol alto queimado, pode causar acidentes. Caso contrário ele nem existiria no seu carro. Ele pode iluminar um buraco, acidentes a frente, e outros obstáculos – dando ao motorista tempo para frear. Além disso, gera multa e pontos na carteira.

farol alto

Farol Alto – Defeitos e soluções

Estamos nos referindo aquele farol que – quando acionado no comando – acende uma luz azul no painel. Também é aquele que quase sempre incomoda outro motorista que vem em sentido contrário. Por isso muitas vezes seu uso é proibido em determinados locais de uma estrada. Já o farol baixo é de uso obrigatório dia e noite em estradas.

Os defeitos principais são

  • Fusível queimado. Nesse caso pode haver um curto no circuito. Se trocamos o fusível e ele queima novamente, está comprovado o curto. Tem que reparar. Não insista com fusíveis mais fortes.
  • Tomada com defeito. Também é comum de acontecer. Quase sempre é o negativo que esquenta e torra. Basta reparar trocando a tomada.
  • Lâmpada simplesmente queimada. Esse é o primeiro teste que tem que ser feito. Muitas vezes um teste visual pode enganar. Retire a lâmpada e observe bem os filamentos.
  • Chicote com defeito. Muitos faróis tem uma tomada única para todas as lâmpadas dentro dele. Mexa na tomada e repare se a lâmpada acende.
  • Comando de farol queimado. Nesse caso o comando (de seta) fica duro, não convertendo. Quase sempre a solução é a troca do comando inteiro.

Respeite o tipo de lâmpada de farol permitido por lei. Muitas são ilegais e podem danificar tanto o conjunto ótico – que é muito caro – como o comando dele. Em carros modernos até o computador de bordo pode ser danificado.

Defeito na tomada do farol

Muitas vezes uma lâmpada de farol apagada pode ter defeito na tomada dela. Quando isso acontece pode até estragar a lâmpada, principalmente por causa da demora em descobrir o defeito na tomada do farol.

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Por isso é importante fazer uma revisão elétrica em seu carro, assim como revisamos a mecânica. Fios, tomadas, plugs, bateria e aterramentos devem ser revisados pelo menos uma vez por ano. Mas isso é tão incomum que até um profissional de elétrica pode estranhar o pedido de uma revisão assim.

A diferença é que hoje em dia usamos muito mais a parte elétrica de um carro. No caso dos faróis é bem evidente esse aumento de uso, pois se tornou obrigatório acender os faróis durante o dia nas estradas. Não demora será lei também nas cidades. 

A partir disso, tudo que se liga junto com os faróis também é forçado. A vida útil de todas as peças envolvidas diminui. Por exemplo: os faroletes e luz de placa, iluminação do painel, lâmpadas do farol baixo, fiação envolvida e outros. O defeito na tomada de farol também tem aumentado por conta disso.

defeito na tomada de farol

Causas de defeito nesta tomada

Temos uma explicação bem óbvia e visual. Todo sistema de iluminação tem um positivo para cada lâmpada. Porém, quase sempre existe apenas um negativo para todo o conjunto. Isso acontece nas lanternas traseiras e também na tomada do farol.

Ao observarmos a tomada do farol, o negativo dela pode estar queimado, inclusive derretendo o local (imagem acima). A tomada se quebra e derrete, apagando a lâmpada. Como isso acontece por uso e caloria, é muito comum a lâmpada queimar, soltando o terminal negativo dela.

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Trocar os terminais na ponta dos fios é uma boa ideia

A solução é simples: trocar a tomada. Quase sempre os fios são cortados, a tomada velha retirada e a nova instalada através de emendas com solda. Qualquer tipo de adaptação pode ser perigoso ou sem durabilidade. Existe a a opção de “montar” uma tomada nas pontas dos fios (imagem acima). É um serviço mais melindroso, mas evita emendas no circuito.

Trocando a tomada de farol

Como trocar uma tomada de farol de carro? Ou melhor: por que fazermos um serviço assim pode ser um bom negócio? Simplesmente porque o custo é baixíssimo e o serviço relativamente fácil. Em outros post explicamos como acontece esse defeito nas tomadas, o que é bem comum. Nesse vamos ensinar como substituir essa tomada.

Como trocar uma tomada de farol de carro

Típica tomada de reposição de lâmpada H4

 

Como trocar uma  tomada de farol de carro

  • Trabalhe com o farol desligado.
  • Retire a tomada da lâmpada e observe o estado dela. Uma tomada com defeito fica torrada, quase desmanchando. Isso acontece no terminal negativo dela.
  • Identificado o defeito, compre uma tomada igual, mas não corte a antiga  do chicote. Vamos precisar da sequência dos fios para ser uma troca bem mais fácil. As tomadas quase sempre são de dois (h7) ou de três terminais (h4).
  • Com a tomada nova em mãos, corte e emende fio a fio, sempre ligando o fio correspondente. Basta observar o fio que você vai cortar e procurar o fio que está na mesma posição na tomada nova. Não siga as cores. Elas podem ser iguais, mas variar na posição. Também use um alicate de corte para descascar os fios.
  • De preferência solde os fios. Mas uma boa emenda trançada dá bons resultados.
  • Isole o fio assim que fizer a emenda. Use uma boa fita isolante e espalhe ela sobre a emenda. Não deixe do tamanho exato da emenda, pois pode ficar alguma parte dela sem isolação. Isso pode causar curtos.

Dicas para trocar essa tomada

Todo esquema elétrico tem uma lógica. Prestar atenção antes de iniciar o serviço é muito importante. Fique atento aos fios e suas posições. Tire uma foto antes de fazer o serviço. Isso vai ajudar muito se aparecer alguma dúvida na ligação da tomada. Mas a maior dificuldade pode ser a posição que fica a tomada no farol. Algumas são dentro do bojo (no caso das H7). Nesse caso basta corta o fio bem rente ao terminal para obter mais espaço ao descascar o fio e fazer a emenda. No caso de tomadas de lâmpadas H4, quase sempre o serviço é bem mais fácil.