Vazamento de óleo no Fusca

É algo bem comum encontrarmos vazamento de óleo no Fusca, principalmente no seu motor. Mas isso serve para todos os modelos da Volks que usam o motor igual ao do Fusca. Nessa lista temos a Kombi antiga, Variant, Puma, Tl, Brasília, entre outros menos conhecidos. Pode ser um grande vazamento, o que deixa o defeito bem evidente, ou pequenos vazamentos que vão marcando o piso da garagem com o tempo.

Continua após a publicidade..

Um pequeno vazamento de óleo no Fusca pode ser confundido com algo sério e uma retífica acaba acontecendo. Mas muitas vezes esse vazamento é algo simples, corrigido sem precisar retirar o motor do carro. Nesse post damos 6 dicas para evitar grandes gastos. Muitas vezes basta um pouco de conhecimento para resolver o problema.

Continua após a publicidade..

Vazamento de óleo no Fusca – Onde pode acontecer?

  • Vedações internas como nas varetas de válvulas. Nesse caso um mecânico tem que verificar. Mas não é caso de retífica de motor.
  • Juntas. Podem ser das tampas de válvulas. Basta retirar as tampas e trocar as juntas. Também pode vazar na junta do filtro de óleo. São serviços bem mais simples do que se pensa.
  • Anel de vedação do bujão de óleo. É onde sai o óleo do motor quando ele é trocado. O anel dele pode deixar merejando. Também é bem fácil de trocar. (Imagem abaixo)

vazamento de óleo no fusca

Continua após a publicidade..
  • Suspiro do cárter. Fica perto de onde colocamos óleo no motor. A vedação dele pode causar vazamentos.
  • Retentor do mancal. Nesse caso é troca. Mas se continuar a vazar é bom verificar o suspiro. Ele também pode estar entupido, o que causa pressão dentro do motor e aí vaza óleo pelo retentor do volante.
  • Vareta de óleo. Ela também possui anéis de vedação. Nesse caso o óleo acumula mais em cima do motor, caindo no chão. Também pode ter vazamento de óleo no Fusca pela cebolinha de óleo. Trocar ela e o anel é a solução.

Em algumas situações pode vazar na caixa de marcha. Os sinais de óleo ficam mais distantes do que do motor. O óleo da caixa também é diferente, mais viscoso e com cheiro bem mais forte que o óleo de motor. Não importa o serviço que você vá fazer no seu Fusca. Sempre trabalhe em segurança usando ferramentas adequadas. Em caso de dúvidas use esse post para ficar mais informado e leve o carro a um mecânico.