Então acendeu um símbolo ou luz amarela no painel do Onix, certo? O que significa? Como resolver esse problema no seu carro? É normal se preocupar, pois nem todos esses símbolos são autoexplicativos ou óbvios. Alguns são simplesmente números, como acontece em 90 por cento das indicações no painel do Onix. 

Neste post vamos explicar o que é uma luz amarela no painel do Onix. Não é um numero, e sim um símbolo como o da imagem abaixo, uma luz de exclamação amarela.

Continua após a publicidade..

VEJA AQUI O QUE É UMA LUZ AMARELA EM PAINEL DE OUTROS CARROS

Luz amarela no painel do Onix

O que significa TPMS? E o ponto de exclamação amarelo no painel do Onix?

TPMS significa: “Sistema de monitoramento de pressão dos pneus”. (Tire Pressure Monitoring System). Sim, essa luz indica se o pneu está calibrado corretamente ou se está vazio além do aceitável. Sua finalidade é avisar sobre cada pneu. Tradicionalmente, é um símbolo que lembra uma ferradura com uma exclamação dentro.

Continua após a publicidade..

LEIA TAMBÉM: QUAL O MELHOR SEGURO PARA SUA MOTO?

A verdade é que esse sistema é uma necessidade. E poderia ter evitado muitos acidentes no passado. Pneus vazios ou com calibragem errada podem ser um perigo, principalmente em estradas ou em altas velocidades. Por isso, se essa luz amarela acender, verifique o “ar” dos pneus, calibrando conforme a fábrica recomenda; seja do carro ou do pneu.Luz amarela no painel do Onix

Como funciona o sistema de monitoramento de pressão dos pneus do Onix?

São duas formas de funcionamento. Uma é chamada de indireta e não mede a pressão de ar dos pneus, mas a rotação dos pneus, que pode variar por causa de calibragem errada. Nesse caso, a luz amarela acende no painel do Onix.

Continua após a publicidade..

Já o sistema direto usa sensores de pressão dentro de cada pneu que enviam um sinal para a central avaliar se está dentro dos padrões já programados de pressão. É mais preciso, mas caro, principalmente na manutenção inadequada. Trabalha com peças e serviços originais de fábrica.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA MAIS SOBRE O SEGURO BRADESCO PARA SEU CARRO

Esse tipo de sistema é um avanço tecnológico que visa aumentar a segurança dos nossos veículos. Mas, uma manutenção de qualquer sistema automotivo não deve ser imposta, e sim educada. Não deve ser um “peso” para os motoristas e proprietários e sim um alívio na consciência para uma boa direção. Toda boa tecnologia é bem-vinda para o setor automotivo.