Calibragem de pneus

A calibragem de pneus significa maior segurança para dirigir e a melhora do consumo de combustível. A cada 20 dias você deve conferir e corrigir, se necessário a pressão dos pneus. Como quase todos os postos de gasolina oferecem esse serviço, escolha aquele em que o serviço é cobrado.

Por quê? Porque são equipamentos normalmente terceirizados e sofrem constante manutenção. Lembrando que o custo é de no máximo um real para os quatro pneus, mais estepe.

O que é de fato uma calibragem de pneus?

É a quantidade de ar que seu pneu deve ter para uma rodagem correta. Temos então um número. Consulte o manual do seu carro. No índice sobre pneus você encontrará esse número. Ou então procure por pequenas placas presas ao seu carro, como na porta ou perto do radiador.

Alguns modelos têm a calibragem impressa nessas placas. A calibragem também pode variar conforme o peso que será transportado ou mesmo pela estrada ou rua que o motorista tem costume de transitar.

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Ou seja, calibrar os pneus do seu carro também faz parte, por exemplo, de um planejamento de viagem. Quanto ao peso, os pneus traseiros devem receber até 3 libras a mais que o normal. Nos carros mais modernos existem sinais no painel que acusam pressão pneu baixa

Pneus frios

Não é bom calibrar com os pneu quentes. Como assim? Significa que deve estar pouco rodado. Então, o melhor horário para se calibrar o pneu é pela manhã, com uma passagem pelo posto antes de seguir sua rotina diária.

Números

Caso não encontre informações no manual do seu carro, confira o aro de sua roda (normalmente vem gravado no pneu) e confira as libras na lista abaixo.

pressão pneus

Calibragem de pneus em condições normais

  • Pneus aro 13 – de 26 a 27 libras.
  • Pneus aro 14 – de 28 a 30 libras.
  • Pneus aro 15 – de 29 a 30 libras.

 A tecnologia também está chegando para facilitar a calibragem de pneus. Existem equipamentos, ainda em testes, que usam um aplicativo para informar o motorista em tempo real o estado do ar dos pneus!

Pressão de pneus – O que é isso?

Como verificar a pressão dos meus pneus?
Saber como medir a pressão de pneu é algo importante para quem tem um carro. A manutenção da pressão correta dos pneus proporciona uma condução mais suave e até ajudará a reduzir o consumo de combustível do seu veículo. Veja nesse post como verificar a pressão dos pneus e encher (ou murchar) se for necessário.

Pegue um calibrador de pneus
Primeiro, você precisará de acesso a um medidor de pressão de ar. Você pode encontrá-los na maioria dos postos de gasolina, onde eles são geralmente ligados ao compressor de ar (que você vai usar para adicionar ar ao pneu, se necessário). Alternativamente, você também pode comprar seu próprio medidor numa loja de autopeças, é um investimento baixo e que vale a pena.
Existem medidores de vários formatos e tipos, incluindo analógico e digital. Medidores analógicos, mais comuns, são baratos e pequenos, embora às vezes possam ser difíceis de ler. Medidores digitais empregam um display eletrônico, que são muito fáceis de usar. Por outro lado, os medidores digitais são mais suscetíveis a danos causados ​​por impacto, sujeira ou poeira e utilizam baterias que devem ser substituídas de vez em quando.

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pressão dos pneus

Confira a pressão de pneus indicada para o seu carro

Antes de fazer a medição, procure as especificações da montadora para a pressão dos pneus, pois elas variam de veículo para veículo. Procure por um adesivo na porta do lado do motorista, indicando o PSI (sigla em inglês que significa libras por polegada quadrada). Se você não encontrar, essa informação também pode estar no porta-luvas ou no manual do proprietário do veículo. Você também pode encontrar uma leitura de pressão no pneu. Seja cauteloso porque esta é a pressão máxima suportada pelo pneu, e não necessariamente a pressão recomendada.

Enchendo os pneus
Antes de medir a pressão e encher ou murchar seus pneus, deixe seus pneus esfriarem por alguns minutos. Se você fizer a leitura enquanto os pneus ainda estiverem quentes, os resultados podem ser imprecisos. Três a cinco minutos de espera são suficientes.
Remova a tampa da válvula de ar do pneu e coloque-a no bolso para não a perder. Empurre o manômetro firmemente sobre a válvula até o aparelho fazer a leitura.
Se a leitura mostrar que o seu pneu precisa de ar, confira se ele não está com algum vazamento na válvula ou com algum furo na estrutura. Se você não encontrar nenhum problema, empurre o bocal do compressor de ar sobre a válvula e adicione ar usando rajadas curtas. A menos que o compressor permita pré-definir a quantidade de ar a adicionar, verifique a pressão novamente (com o medidor) após cada rajada.

 

Certifique-se de parar o compressor quando não ouvir mais o ar sendo liberado no pneu, para não encher demais os pneus. Quando tiver terminado, recoloque a tampa da válvula, girando-a até que ela caiba perfeitamente na válvula. Como regra geral, verifique a pressão dos pneus uma vez por mês. Pneus muito inflados podem piorar as condições de dirigibilidade e frenagem do carro, além de gerar maior desgaste. Já pneus murchos aumentam o consumo de combustível e pioram o tempo de aceleração do carro.

Perigos potenciais de pneus superinflados
Pneus muito inflados não geram o devido atrito com o asfalto, o que resulta em menos tração e direção mais difícil. Isso é ampliado em condições de chuva, tornando a direção mais perigosa. A calibragem inadequada também aumenta o risco de explosão do pneu.

presssão dos pneus

Típico calibrador moderno de pneus

Efeito do calor na pressão dos pneus

Para cada aumento de 10º C na temperatura, a pressão dos pneus mudará cerca de um a dois PSI. Quando a pressão dos pneus recomendada é tipicamente entre 30 a 35 PSI (libras por polegada quadrada), o calor do verão pode certamente diminuir a pressão interna do pneu!

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O estado deles é de máxima importância para uma direção responsável e defensiva. É nos pneus  que a força final do motor atua. Todos eles são exigidos mais do que qualquer outra componente do seu carro. O motor tem óleo para preservar suas peças internas do atrito. O mesmo pode se afirmar da caixa de marcha.

A suspensão é o conjunto de peças que mais se aproxima da carga suportada por um pneu: possui borrachas nas suas pontas e articulações. É um conjunto que se ajuda a “suspender” o carro e suportar as condições de nossas vias. Mas um pneu conta apenas com a qualidade e o estado de seus componentes. E também conta com a vistoria do motorista.

O que pode danificar os pneus?

Um pneu é a peça do seu carro que roda, suporta o peso do carro e passageiros, faz curvas, suporta o atrito de freadas e outras condições do dia a dia. Tudo isso em contato direto com o solo, asfalto ou terra, e muitas vezes: pedras. Ele é capaz de levar sua própria carga e fardos além do imaginado por engenheiros. E o que controla isso?  Borracha, ar, algum poliéster, e aço. Um verdadeiro super-homem do seu carro. Não é um conjunto de suma importância?

Nesse post também daremos algumas dicas sobre como ficar atento ao estado do pneu do seu carro e como ter um produto de qualidade e confiança

Conheça mais sete dicas sobre pneu de carro

  • Procure usar o pneu recomendado pelo fabricante. A diferença de preço pode ser pouca se comparada com o fato que eles foram recomendados, testados em várias situações. Se houver um recall da marca não deixe de cumprir as recomendações do fabricante.
  • Nunca instale câmaras de ar em pneus que saíram de fábrica sem elas e fique atento a calibragem deles.

Pneus de carro - 7 dicas que podem ajudar!

  • Procure por oficinas especializadas em pneus, com as ferramentas corretas para avaliar e trocar os pneus. Essas oficinas tem até como encaminhar pneus trocados para a reciclagem adequada. Borracharias foram feitas para emergências de furos e não de troca e compra. Eles precisam de calibragem, alinhamento e balanceamento.
  • Não troque apenas um pneu. Opte por trocar pelo menos os do mesmo eixo, aos pares (dianteiros ou traseiros).
  • Fique atento a posição de cada um deles, principalmente em borracharias. Sim, um pneu tem lado correto de instalação. Encontramos isso quase sempre gravado nos pneus –  normalmente em inglês – qual o lado que deve ficar para dentro ou para fora.
  • Fique atento a essa dica: no caso de instalação de um pneu novo, ele começa a ter uma aderência melhor a partir dos 150 quilômetros rodados. Seria como amaciar os pneus. 
  • Jamais circule com pneus em mau estado. Bolhas, furos e desgastes exagerado (pneu careca) são sinais que eles já deveriam estar há bastante tempo na reciclagem. 

É bom lembrar que pneus também têm prazo de validade. Mesmo sem rodar muito, eles podem rachar e perder suas características de fábrica. Cinco anos é a média desse prazo e também está gravado (em código) nas laterais do pneu. Outra dica extra é lembrar que o carro tem cinco pneus. O estepe também merece cuidados.

O que devo saber antes de comprar pneus?

  • Não escolha pneus  de perfil baixo. Pode ficar bonito, mas vai durar pouco. Além disso pode ser bem mais caro
  • Compre opneu de acordo com o lugar que voce mora, se é uma região com muita chuva compre com banda de rodagem que ajudam na dirgibilidade, evitando aquaplanagens , por exemplo
  • Aprenda sobre as referências do pneus. Elas vem gravadas nele e tem muitas informações, como qual a carga que ele suporta, qual velocidade é compatível, tamanho e para qual carro ele serve
  • Consulte o manual do seu carro para saber qual é o pneu que seu carro usa
  • Não compre pneus usados ou reformados. Não são seguros

Resumo
Faça a calibragem correta dos pneus periodicamente e principalmente antes de pegar a estrada. Além de garantir segurança e economia de combustível, pneus bem calibrados duram mais e precisam ser substituídos mais tarde. Como trocar os pneus é uma das manutenções mais caras a serem feitas num carro, pneus calibrados te ajudam a economizar um bom dinheiro.

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