Caixa de fusíveis de carro

Não existe um carro sem caixa de fusíveis, alguns tem até mais de uma. Mesmo os carros antigos, as relíquias, possuem uma caixa de fusíveis. O motivo disso é simples: proteção elétrica contra possíveis curtos. Cada circuito elétrico, ou acessórios, tem que ter um fusível de proteção em linha com o positivo desse mesmo circuito. Por que o positivo e não o negativo? Uma explicação seria que um fio negativo pode ser terra de vários circuitos diferentes. Um exemplo disso são as lanternas traseiras, entre outros.

caixa de fusíveis

Até carros mais antigos tem uma caixa de fusíveis como vemos no esquema acima. (imagem: http://www.how-to-build-hotrods.com/fuse-panel.html)

Continua após a publicidade..

Caixa de fusíveis e acessórios

Na lanterna traseira temos o positivo dos faroletes (luz de posição), outro para a luz de freios, luz de ré, e um positivo para as setas. Todos separados, cada um em um fio específico que chega na tomada. Mas temos apenas um negativo para todas as lâmpadas. Então, cada um desses fios com corrente positiva passa antes pela caixa de fusíveis (energizada com positivo) e pelo fusível, é óbvio. Sua função é proteger como uma ponte elétrica. Um curto acontece e o fusível queima, a ponte cai, interrompendo  a corrente e protegendo o circuito. (Um fusível pode proteger um ou mais circuitos)

Continua após a publicidade..

VEJA AQUI POSSÍVEIS DEFEITOS DA LUZ DE FREIOS

Defeitos de uma caixa de fusíveis

Dessa maneira um acessório valioso é preservado. Um curto pode danificar seriamente qualquer componente elétrico do seu carro. Hoje em dia até o alternador tem um fusível de proteção contra curtos e sobrecarga, o que diminui em muito a possibilidade de danos elétricos internos dessa peça. Os principais defeitos de uma caixa de fusíveis são de manutenção. Não devemos substituir um fusível queimado (ou não) por um mais forte. Isso pode gerar caloria e danificar a base do fusível. As instruções do fabricante devem ser respeitadas, pois os fusíveis foram dimensionados para cada acessório sob proteção. Muitas vezes encontramos locais vazios, sem fusíveis. Isso não significa defeito e sim que um determinado acessório não existe no seu carro.

Continua após a publicidade..

VEJA AQUI COMO TESTAR UM FUSÍVEL DO SEU CARRO!