Sim, existe um filtro no ar-condicionado do seu carro. Embora fique quase sempre escondido, esse filtro é muito importante para todos que estão em um carro com ar-condicionado ligado. Por que? Quando devemos trocá-lo? É um serviço caro? Conheça um pouco desse filtro de ar nesse post.

Filtro de cabine – O que é isso?

Continua após a publicidade..

No Brasil foi introduzido mais tarde. Até hoje ainda encontramos modelos com ar-condicionado sem um filtro instalado de fábrica. Alguns sequer tem o local para instalação, o que pode ser considerado um absurdo. Outros tem o local que exige uma adaptação bem tosca para aplicar um filtro assim.

Também conhecido como filtro de cabine, ele é o último acessório entre os passageiros e o ar- condicionado, ou frio,  que entra na cabine. Seu nome já explica tudo: filtro, ou filtro de ar. É uma indispensável proteção contra sujeiras e até bactérias. Já pensou ficar doente por causa do seu carro? É possível.

Continua após a publicidade..

VEJA AQUI OUTROS FILTROS QUE PODEM EQUIPAR O SEU CARRO!

Feito de papel fino, o filtro de ar-condicionado é um acessório muito barato. Mas quando é trocado depois de um período de tempo ele pode sair duro e muito sujo. Chega a impressionar o dono do carro, pois era isso que estavam respirando dentro do seu veículo. Muitas vezes um cheiro desagradável vindo do ar ligado é por causa do filtro de cabine em péssimas condições.

ar-condicionado

Crédito:Getty Images/iStockphoto

Continua após a publicidade..

Filtro de ar-condicionado – manutenção e custo

Não é uma manutenção cara. Custa em média 90 reais dependendo do modelo do carro e principalmente da dificuldade de realizar a troca do filtro. Existem locais bem difíceis e outros que são trocados em segundos. Envolve, obviamente a troca do filtro de cabine e a limpeza com equipamento de ozônio ou higienização com spray apropriado. Nesse caso o carro também ganha um cheiro novo. Os dutos ou canos internos do ar-condicionado, também devem ser higienizados.  As montadoras recomendam que o serviço seja repetido a cada seis meses, com o que concordamos.

É costume algumas  lojas de acessórios ou oficinas de ar-condicionado oferecerem essa troca como cortesia ou brinde por causa de outro serviço feito. O mesmo acontece quando trocamos uma lâmpada de farol e ganhamos a regulagem dos dois faróis.Vale pesquisar essa possibilidade.