Esse post é uma dica sobre vazamento de gás do ar-condicionado do seu carro. O sistema de ar-condicionado do seu carro é complexo, com vários componentes e assim vários possíveis defeitos. Mas um é bem comum: o vazamento total ou parcial do gás refrigerante. Os sintomas podem ser: pouco ou nenhum esfriamento do ar; o resfriamento fica “dividido” dentro do veículo, ou seja: de um lado sai ar frio do outro normal. Também, pode simplesmente “ventar” e não esfriar nada.
Alguns vazamentos precisam de equipamento especial para a localização. Mas outros podem ser descobertos com uma simples inspeção visual. Abra o capô do motor e procure por uma válvula, ou um cano com uma tampa semelhante a da foto abaixo. Pode ter um ou dois deles. Normalmente eles são instalados em um local bem visível, acessível para o técnico reparador.
Quando existe vazamento nesse local, a tampa vai estar suja de óleo. Isso acontece porque essa mesma tampa está bamba, sem o aperto devido. O procedimento é um profissional medir a pressão do gás, normalizar ela, e rosquear novamente a tampa com o aperto adequado. O ar passa gelar quase imediatamente, como se fosse novo.
Se a pressão não se mantiver dentro dos parâmetros, então é provável que tenha outros vazamentos no sistema de ar-condicionado. Uma dica simples que pode baratear bastante o serviço, evitando a desmontagem desnecessária de muitas peças do ar-condicionado do seu carro.
Meu vectra 1998, quando vc liga a chave de contato (sem ligar o ar) a bobina da polia do ar fica acoplando e desacoplando, tec, tec, tec tec, isto sem ligar o ar. Se ligar funciona normalmente.
Porque isto ocorre?