Capacete de motos e novas tecnologias
Já pensou ter informações digitais na viseira do seu capacete? Endereços, orientações de GPS, e até avisos reais do que está acontecendo atrás de você, tudo ao vivo, possibilitando maior atenção no trânsito a sua frente? Ficção científica? Não, guardada as devidas proporções, essa nova tecnologia já está sendo projetada. Todo essa tecnologia visa aumentar a segurança e está bem perto de ser uma realidade.
Usar capacete é obrigatório ao pilotar uma moto por ser um equipamento essencial de segurança, diminuindo muito os acidentes fatais.

Mas estudos indicam que essas novas tecnologias podem ajudar ainda mais a salvar vidas. São os chamados “Capacetes inteligentes”.Neste post trataremos de alguns avanços tecnológicos bem promissores, que podem até influenciar em mudanças da legislação de trânsito do nosso país. A obrigatoriedade do uso de capacetes assim, com certeza, é uma mudança que virá com o tempo.

Continua após a publicidade..

Motos - Capacetes e novas tecnologias
Capacetes inteligentes
Aplicativos para áudio. Sim podemos ter aplicativos personalizados que usam os métodos de transferência de informações (como bluetooth). Podemos receber chamadas através do capacete já conectado ao telefone. Também pode haver comunicação com o carona sem a necessidade de gritar ou se distrair com a conversa. Também existem aplicativos que podem reduzir o barulho da rua, do motor da sua moto. Isso pode diminuir o cansaço, principalmente em estradas e viagens longas.

Continua após a publicidade..

Motos - Capacetes e novas tecnologias
Viseira com informações
Não é algo futurista. Já existem capacetes chegando no mercado com um sistema chamado de “Built-in ar”. Sensores serão colocados dentro do capacete com a capacidade de avaliar o comportamento do piloto, como excesso de velocidade, o número de freadas e até o número de freadas bruscas, além de curvas fechadas feitas pelo piloto. Direto na viseira o piloto vai saber até as condições do tráfego e qual melhor atitude ele pode tomar. Tudo isso também é chamado de realidade aumentada.

Câmeras de segurança
Será possível ter uma visão em tempo real de 360 graus através de câmeras que transformarão a viseira em um acessório de ampla visão. Isso vai simplesmente eliminar pontos cegos que são grandes causadores de acidentes. Ainda como item de segurança, alguns capacetes podem ser equipados com uma terceira luz de freio sem fio e usando leds.

Continua após a publicidade..

Outra novidade será um sistema que entrará em contato com alguém via internet ou telefone em caso de acidente. Isso é muito importante quando é uma viagem solitária, por exemplo. Sem contar que as imagens serão gravadas para uma análise posterior.
Muitos sonham com o lançamento de um capacete assim. Mas não é algo muito longe de acontecer. Tecnologia existe, basta um investimento das fábricas e um preço razoável para o consumidor final. Sim, o preço no Brasil vai ser essencial.