Acidente com carro e algumas dicas

Em caso de acidente de carro é sempre importante manter a calma. E um acidente pode acontecer com qualquer motorista, principalmente devido ao aumento do número carros no mercado, o que também aumenta a possibilidade de acontecer um acidente.

Se você não estiver diretamente envolvido no acidente – este post é sobre uma situação de ser observador de um acidente – pare seu carro a uma distância de pelo menos 15 metros do acidente. Mas se for acidente em rodovia, tenha certeza de parar em lugar seguro.

Continua após a publicidade..

Em seguida desligue o motor e acenda o pisca alerta do seu carro. Aja com prudência evitando o risco de ser atropelado. Se for a noite tente iluminar o local do acidente com os faróis do seu carro (se for possível).

acidente de carros

Primeiro passo em caso de acidente de carro

Assinale o local com um triângulo obedecendo as normas da lei (no mínimo 30 metros de distância do acidente). Uma dica é igualar a distância a velocidade máxima permitida na via que ocorreu o acidente.

Se for permitido 40 Km por hora coloque o triângulo a 40 metros – se for 80 Km por hora coloque a 80 metros e assim por diante. Nessa situação devemos chamar  por socorro profissional e fornecer informações bem precisas da situação.  

Continua após a publicidade..

Se você sentir cheiro de combustível apague qualquer fonte que possa provocar um incêndio, como um cigarro, por exemplo. Também desligue a chave do carro acidentado, e se houver dificuldades deixe isso para os profissionais, avisando-dos da chave na ignição.

 Mas se o acidente for em rodovia de grande circulação de carros, um engavetamento pode ocorrer, com um veículo batendo na traseira do outro. O procedimento é ter certeza da segurança para sair do veículo e procurar um lugar seguro. Nesse caso devemos ter atenção redobrada. Tenha em mente a possível pouca visibilidade do local.

Se houver feridos em um acidente de carro

Continua após a publicidade..

Jamais se deve abandonar  feridos de um acidentes. Isso vale também para quem não está envolvido no acidente. Evite aglomeração em volta do acidentado e faça tudo para tranquilizá-lo com relação a chegada do socorro e evitar uma possível crise de pânico. Se não houver perigo de incêndio, não retire o ferido. 

acidentes-em-estradas

Você pode tentar destravar ou cortar o cinto de segurança. Mas também não dê água ao ferido. Lembre-se que retirar o ferido do local pode deslocar membros vitais do seu corpo. Também não dobre a cabeça dele. 

Somente em caso de perigo de morte, como o incêndio citado, se deve tentar retirar o ferido do local.  Fora isso, chame e aguarde ajuda profissional tentando manter a vítima mais tranquila com conversa otimista e também calma. É bom ter em mente que o número de acidentes com vítimas tem aumentado a cada ano.