Esse post serve também para alguns modelos do Gol e do Polo. A princípio pode parecer difícil trocar a bateria desses modelos da Volks. Mas com um pouco de atenção e paciência qualquer motorista consegue realizar a troca.

Como trocar a bateria do Fox

Continua após a publicidade..

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.

Ferramentas necessárias

  • Uma chave tipo L (da letra éle mesmo) ou, na falta dessa, uma chave de boca 13 milímetros.
  • Uma chave de boca de 10 milímetros, ou um canhão também de 10. (um alicate universal pode ser usado em último caso)
  • Uma chave de fenda média.

Repare que existe uma estrutura preta e de plástico que cobre a bateria do seu carro. Ela serve apenas de suporte para alguns fusíveis que ficam por ali, ligados ao positivo. Mas vai ser necessário retirá-la para trocar a bateria.

Continua após a publicidade..
bateria-fox

Repare a capa preta a esquerda da bateria (modelo mais novo)

No modelo da foto será necessário soltar o suporte dos fusíveis usando a chave de fenda para destravá-lo do corpo da bateria. Um pequeno movimento no lugar óbvio vai soltar a presilha. Aliás são duas ou três, dependendo do ano do carro. (existem outros modelos de suporte, mas todos seguem o mesmo padrão de fixação, variando apenas o local) Em seguida use a chave de 10 milímetros ou o canhão,e solte primeiro o polo negativo. Feito isso, solte o polo positivo que por estar conectado ao suporte ( é nesse momento que você deve destravar o suporte) vai precisar de uma força extra para soltar. Antes de retirar a bateria do local solte o seu suporte com o L 13 milímetros. Tal suporte fica localizado. em baixo, na frente, e no meio da bateria,

Continua após a publicidade..
bateria-fox-trocar

Este é o suporte com seu parafuso que fixa a bateria no Fox

Ali você vai encontrar um parafuso e uma chapa de metal (veja a foto ao lado). Na falta da chave L, use a chave de boca de 13. Vai dar mais trabalho, mas basta afrouxá-lo que o resto da rosca sai usando até os dedos. Retire a bateria com cuidado observando os polos e coloque a bateria nova também observando a posição dos polos. Devem ficar virados para dentro, em direção ao para-brisa, como na foto acima. Confira se o cabo mais curto – o negativo que está fixado na carroceria – vai ser ligado no polo com o símbolo matemático de – “menos”.  Jamais o ligue no polo com o símbolo de + . Tendo certeza de tudo isso, você deve ligar primeiro o positivo, (exatamente o contrário de quando desligamos a bateria) e ligar o negativo por último. Aperte bem os parafusos. Trave o o suporte de plástico preto. Você ouvirá um “click” quando ele se encaixar. Agora basta fixar a bateria no seu lugar  recolocando a chapa da foto ao lado, e apertar o parafuso até a bateria ficar praticamente imóvel.

O maior perigo nesse serviço é inverter os polos. Então, tenha certeza que está ligando o positivo do carro no positivo de bateria e o negativo do carro também no negativo da bateria. Para evitar erros sempre compre uma bateria idêntica a que está no carro. Vale lembrar que: bateria não dá choque!