Esta é uma pergunta que escutamos com frequência em nossa oficina: carregar uma bateria descarregada pode causar defeito? Muitos motoristas acreditam que uma bateria de carro deve armazenar energia eternamente, principalmente se ela for nova. Não é bem assim a realidade deste equipamento do seu carro.

Conheça sua bateria

Primeiro, o que é uma bateria? Podemos começar explicando que é um equipamento essencial  e que fica bem longe das vistas do motorista. Algumas ficam até escondidas debaixo de tampas de plástico. Sua função é armazenar energia para o bom funcionamento do sistema elétrico do seu carro. Mas como ela funciona?

Se abrirmos uma bateria, iremos encontrar placas de chumbo misturado com outros metais e ácido ou uma solução apropriada. Algumas fábricas guardam a sua fórmula da solução como um segredo industrial (nunca tente abrir uma bateria, pois seus componentes são tóxicos).

Continua após a publicidade..

Bateria descarregada tem que ser retirada do veículo para ser carregada. Jamais fação isto com a bateria conectada no carro

Bateria descarregada e a eletricidade

Mas também existe um terceiro componente que não é visível: a eletricidade. Por isso que chamamos esse fenômeno de criação de energia de reação eletroquímica. Junta-se ao chumbo e a solução, a eletricidade, e assim ela é armazenada no sistema ou na bateria. Armazenar significa que sempre terá energia em sua bateria. O porém de tudo é um quarto componente muito importante que pode deixar uma bateria completamente descarregada: o motorista.

O que devo saber antes de comprar uma bateria de carro?

bateria descarregada

Continua após a publicidade..

 Foto: logística hospitalar.blogspot

Imagine que por um motivo qualquer, esquecimento ou necessidade, você desligue o registro de entrada de água da sua casa. O que vai ocorrer? Sua casa terá água até que a caixa d’água fique vazia porque não está entrando nada nela, apenas há consumo. O mesmo acontece com a bateria do seu carro. Se você não tem o costume de ligar o carro, ou faz uma viagem de dias, é como fechar o registro, desta feita de energia que é produzida pelo motor do veículo. O que vai acontecer? Não vai acontecer a reação eletroquímica e sua bateria com certeza vai descarregar.

Então, respondendo a pergunta: –

  • Não, a bateria não estraga por ser recarregada várias vezes.
  • De fato isso já acontece no dia do funcionamento de um carro.
  • Evidentemente que uma bateria totalmente descarregada precisa de uma carga lenta para recuperar a densidade, o que demora algumas horas em um carregador profissional. Mas fique tranquilo. Ela ficará como nova, se não estiver defeituosa por outro motivo.

Veja também: Livro com centenas de dicas para economizar (muito) na troca do carro

Até mesmo os estoques de lojas de baterias são revisados periodicamente, e algumas peças são retiradas, levadas até a fabrica, e retornam para o mercado. É por isso que a garantia de fábrica não cobre uma bateria simplesmente descarregada. Nesse caso não há defeito.

Continua após a publicidade..

cll

A carga de baterias em estoque também é revisada

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook