O conceituado Instituto Nacional de Metrologia (também de Qualidade e Tecnologia), o INMETRO, divulgou uma lista com vários testes feitos em muitos veículos ano 17/18. Entre esses testes temos o de consumo de combustível, o grande e sempre vilão econômico dos carros no Brasil. Trata-se de uma avaliação para veículos leves e relata outros testes como o de emissão de poluentes, tipo de combustível, consumo energético, todos relacionados e comparados com acessórios instalados ou não. Esse último teste, o de consumo energético, parece ser a meta principal da qualificação aplicada ao carros testados.

Para quem gosta de carros e que pretende trocar o seu ou adquirir esse primeiro veículo, essa lista é uma ajuda, uma respeitada referência. Por exemplo: qual seria o consumo de um carro com todos seus acessórios, como ar-condicionado, direção elétrica ou hidráulica, ou mesmo com caixa automática ou manual? Qual consome mais? Gasolina, álcool, ou Flex? Tudo em medida dupla: consumo na cidade e na estrada. Também temos o consumo de veículos a diesel, mas sempre da linha considerada leve para o consumidor. Sentimos falta do veículo movido por GNV.

Continua após a publicidade..

Qual carro consome mais combustível?

Alguns resultados

A lista é extensa e o PDF (veja no final da matéria ou aqui) tem 47 páginas. A data é bem recente – 07/2017 – e a última atualização da matéria é de junho de 2017. Temos aí informações fresquinhas para o consumidor.

Continua após a publicidade..

O Up (Volks) a gasolina faz 14,1 km/l na cidade e impressionantes 16 km/l na estrada, equipado com direção elétrica e ar-condicionado. Já com etanol ele consome entre 9,5 e 10,4, cidade e estrada respectivamente. Temos um veículo moderno e econômico e um boa comparação para compra ou uso. Sua classificação de eficiência energética recebeu nota “A”, e ganhou o selo do INMETRO.

Já o Toyota Prius surpreende. Também recebeu nota A e apresentou um consumo excelente e bem diferente: seu consumo na cidade foi melhor que na estrada. Foram 18,9 km/l na cidade contra 17 km/l na estrada. O teste foi com gasolina e o modelo também tinha direção elétrica e ar. Mas esse é um carro médio e o Up é considerado um compacto. Resta comparar o preço dos dois.

A lista é enorme, mas vale a pena comparar o modelo de sua preferência com outros possíveis candidatos a entrar para a família. Também encontramos no site do INMETRO outras pesquisas de consumo de combustível em modelos mais antigos. De fato é uma lista de grande ajuda. 

Continua após a publicidade..

Abra o PDF abaixo e pesquise mais!

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2017.pdf