Então estamos em crise? Sim, e com uma sensação “térmica” de ser uma grande crise. Nestes tempos passamos a ter sempre pensamentos de economia. Nosso banho demora menos, nossas roupas são lavadas uma vez por semana, costumamos trocar todas as lâmpadas de nossa casa por outras mais econômicas. E muitas outras possibilidades de economia são pensadas.

Então, por que não voltarmos nossa atenção para o quanto podemos economizar diminuindo o consumo de combustível de nosso carro? Em tempos de crise o que encarece primeiro e atinge a todos é o preço dos combustíveis, e sem eles, tudo vai parar. Basta não chegar as bombas de combustíveis e um país inteiro vai parar. Uma greve pode causar isso. Temos aí uma oportunidade de aprender a economizar combustível para enfrentarmos situações de caos.

Como economizar combustível

Continua após a publicidade..

 Um motor de carro precisa estar afinado para apresentar uma economia de combustível. Isso significa manter as revisões em dia. Podemos ter vários tipos de revisões, como para férias, ou para chuva , e até mesmo uma revisão de chegada, principalmente quando o carro enfrentou estradas de terra. Mas existem alguns componentes no  motor que são diretamente responsáveis por gastar mais ou menos combustível e portanto sujeitos a uma revisão específica. São eles:

economizar-combustivel

  • Velas
  • Cabos de vela
  • Filtros

Todos eles devem ser trocados de acordo com o que diz o manual do seu carro. (veja mais detalhes aqui) Um bom profissional também vai saber verificar o estado dessas peças. Por isso é bom saber escolher um bom mecânico para que seu carro sempre vá a uma oficina de confiança. Mas não deixe de ser organizado, anotando a quilometragem de qualquer peça ou serviço que foi feito no seu carro. É através da rodagem que se sabe quando trocar os três itens acima.

como economizar combustível

Continua após a publicidade..

A aerodinâmica pode também pode interferir no aumento do consumo do seu carro. Um acessório de fábrica já vem dimensionado para reduzir esta interferência ao máximo. Mas o que dizer daqueles equipamentos que mandamos instalar no teto para levar bagagem? Alguns carregam no alto até suas bicicletas. É obvio que o carro vai ser mais exigido, pois o vento encontrará barreiras que não deveriam impedir sua passagem.

 

Pneus

Calibrar os pneus de um carro talvez seja o serviço mais fácil para um motorista. Pneus calibrados,  segundo a fábrica, irão ajudar na economia de combustível. Quanto mais baixo o pneu, mais o carro vai gastar combustível por questões óbvias: o atrito e o arrasto serão maiores, exigindo mais do motor. Então, se informe sobre seu pneu e procure um posto com uma boa máquina de calibragem. Aliás, até uma bicicleta com pneus baixos exige mais esforço e energia do ciclista.

cyclist-394274_640

Continua após a publicidade..

Peso morto

Sim. Muitas vezes levamos no carro artefatos diversos que não tem necessidade de estar ali. Grande  quantidades de ferramentas e outras bugigangas podem aumentar o consumo do carro como se fossem “peso morto”. Afinal o nome do porta-malas já explica o que se deve levar dentro no caso de percorrer grandes distâncias como, por exemplo,  uma viagem.

Escolher bem o combustível

Talvez este seja o fator mais importante para se obter uma economia maior de combustível: a escolha. Como assim? Primeiro deve-se escolher o posto. Muitos adulteram a gasolina e o álcool para conseguir lucro ilícito e o resultado vai pesar no seu bolso, podendo até ser maior se danificar componentes dentro do motor. E cada vez mais tem ocorrido fatos assim. (O que é carro a gás?)

Escolher um bom posto não é uma tarefa difícil. Boas referências de amigos e até o seu dia a dia podem te indicar um de confiança. E sempre desconfie de gasolina e álcool com preços muito baixos. Mas se você confia em algum lugar, e seu carro for Flex, seria bom por no papel qual dos dois é mais vantajoso na circunstância que estiver a economia. Sempre vai existir uma maneira de saber qual é o melhor combustível. Pesquisar sobre o assunto também é uma boa ideia. Na internet sempre encontramos dicas para melhorar o consumo do nosso carro.