Ar-condicionado e 6 defeitos mais comuns

Primeiro precisamos entender o que realmente faz parte do ar-condicionado do nosso carro e depois podemos fazer um check list com do ar-condicionado e 6 defeitos mais comuns.

O ventinho frio e bom, em dias de calor extremo, é apenas o resultado de um conjunto bem harmonizado. Aliás, muitos não consideram o vento, ou o ventilador do carro, como parte do sistema de ar-condicionado. Por que? Porque podem ser circuitos separados, cada um com seu fusível, o que também separa os possíveis defeitos. Imagine você indo a uma oficina de reparo de ar-condicionado porque o vento parou? Pode ser apenas um fusível.

Muitos casos assim já aconteceram em nossa oficina. Basta lembrar que uma manutenção completa no sistema de ar-condicionado do seu carro não vai ser barato. Assim é o mercado. Então, se o problema é falta de vento, verifique primeiro os fusíveis. Mas podemos ter em mente alguns defeitos que também são mais comuns. 

Componentes do ar-condicionado.

Ar-condicionado e 6 defeitos mais comuns

Foto: http://www.bairrovilaolimpia.com.br

Veja abaixo as peças acima, seus nomes, e o circuito montado.

Ar-condicionado e 6 defeitos mais comuns

 

Compressor, condessador, evaporador, significam basicamente que eles fazem algo circular, condensar, esfriar e depois ser distribuído dentro do carro. Este algo é o gás.

6 defeitos mais comuns do ar-condicionado.

1 – Defeito na ventoinha do condensador.

2 – Defeito no compressor.

3 – Vazamento de gás refrigerante.

4 – Fusível do compressor queimado. (do ar-condicionado)

5- Defeito em relé. (menos comum, mas acontece)

6 – Correia do compressor com defeito, ou até a falta dela por algum fator externo.

O mais comum deles é a falta de gás que quase sempre ocorre por vazamento. Alguns são lentos, demoram meses ou anos. Esses acontecem nas válvulas de entrada e saída de gás e são bem simples de consertar. Já outros vazamentos são repentinos, de uma hora para outra. Temos aí uma lista de possibilidades: canos furados, mangueiras rasgadas, etc. Pequenos acidentes no trânsito também podem provocar vazamentos. Para não ter problemas com seu ar-condicionado faça manutenção periódicas em oficinas especializadas. Assim ele nunca vai te deixar na mão e seu dia vai ser mais fresco.

Veja AQUI dicas sobre vazamento de gás do ar-condicionado e como descobrir.