Partida no carro com ar-condicionado ligado

Pode isso Arnaldo? Pode. Mas somente quando o ar-condicionado for original de fábrica, instalado na fábrica. Por que? Simples: nos originais de fábrica existe um “chefe”, sim um gerenciamento eletrônico que atua no funcionamento do compressor. Já os carros com ar adaptados não possuem esse conforto eletrônico. Tudo tem a ver com a potência do motor do seu carro. Falamos das cilindradas desses. Mas não é algo referente a grande potência e sim a cilindrada mais baixa. É exatamente nesse caso – potência menor – que existe uma interferência maior do ar no motor, ou do compressor dele no motor. Alguns modelos, mais modernos, possuem este dispositivo eletrônico de fábrica que desligam automaticamente o ar para melhorar o desempenho do motor, no caso do momento da partida.

Alguns itens do carro são preservados por esse sistema eletrônico, como a bateria, o arranque, fiação em geral, e até evita a possibilidade de simplesmente o carro não girar, caso já esteja com bateria ruim e/ou arranque fraco. E sabemos que um desgaste da carga da bateria pode ocorrer a qualquer momento, seja por defeito nela ou por mau uso de algum equipamento elétrico. O uso do rádio por horas é um exemplo disso. Quando damos partida depois de horas escutando música (em festas e reuniões de família é muito comum) o correto é desligar todos os acessórios, dar um tempo para recuperação da bateria, e então acionar a partida. No caso do ar-condicionado moderno isso é automático para o motorista.

É um conforto acrescentado aos veículos mais modernos, de fábrica, porque também é comum deixarmos o ar-condicionado ligado quando desligamos o carro. Para que isso não interfira em carros sem esse equipamento, é necessário desligar o ar antes de sairmos do carro. E os carros mais antigos possuíam motores mais fortes, com bem mais cilindradas. Além disso, um veículo do passado vinha equipado com motor de partida bem mais robusto e resistente do que os de hoje. A fiação também suportava mais calorias. É evidente que o conjunto de modernização trouxe mais benefícios do que problemas. Mas alguns detalhes foram ajustados para compensar outros do passado, como no caso da eletrônica embarcada. E é exatamente ela que interfere no ar-condicionado no momento da partida. Isso faz parte da evolução tecnológica.

Partida no carro com ar-condicionado ligado

Foto: http://www.bairrovilaolimpia.com.br/

Mas isso não significa que simplesmente devemos “esquecer” o carro e deixá-lo funcionar sozinho. Ele ainda não é um robô avançado, com capacidade própria. Embora seja esse o objetivo das montadoras e seus engenheiros, um acompanhamento de todo o funcionamento do carro pelo motorista é essencial. O grande avanço tecnológico é avisar com mais precisão sobre o estado geral do carro. Alguns até se desligam quando há um perigo elétrico eminente. Esse processo é repetido no caso de partida no carro com o ar-condicionado ligado. Algumas desvantagens do uso do ar-condicionado ainda permanecem, como o aumento do consumo de combustível. Mas também já foi bem pior exatamente pela potência bem maior dos carros mais antigos (o ar-condicionado é uma invenção bem antiga, quase dos primórdios da indústria automotiva).

Outra curiosidade, onde a atenção do condutor é essencial, e a possibilidade de ficar com sono ao volante, quando usamos o ar-condicionado. Mas isso é outro assunto encontrado nesse link: Ar-condicionado pode causar sono.

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