Sim, ar-condicionado pode causar sono. E o pior: estamos nos referindo ao ar condicionado pelo seu carro. Existe o risco de causar sono ao ligarmos partes do sistema que aciona o ar-condicionado. E não será um sono imediato, mas da maneira mais perigosa quando se dirige: devagar. Aos poucos o sono vai derrubando o motorista e um grave acidente pode acontecer.

Porque o ar-condicionado me deixa com sono?

O problema é a produção de dióxido de  carbono que pode acontecer em qualquer ambiente fechado. E é esse o ambiente dentro de um carro, cheio de pessoas, vidros fechados, e a recirculação do ar-condicionado ligada.

Tanto o ar-condicionado produz uma pequena quantidade de CO2, como as pessoas dentro deste carro liberam CO2 ao respirar, sendo esta a parcela maior de dióxido de carbono liberado dentro de um ambiente assim. Tudo circulando dentro do carro. Esta condição pode causar cansaço, sono excessivo e acidentes.

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Ar-condicionado pode causar sono

O mais incrível desta situação é que o manual do seu carro pode avisar sobre este perigo. Alguns chegam a afirmar que a recirculação do ar pode causar sono. Outros apenas alertam que usar o ar-condicionado por períodos longos e com muitas pessoas no carro, pode causar mal a saúde.

Ar-condicionado pode causar sono, o que fazer?

Ar-condicionado de carro também exige manutenção, como a higienização dos seus dutos e a troca periódica do seu filtro de cabine. Esta seria uma primeira medida a ser tomada.

Mas o principal é criar o hábito de desligar o ar por alguns minutos e abrir as janelas do carro para arejar o interior. Isto principalmente em viagens longas.

Dirigir em trânsito intenso, medo pela falta de segurança, também são momentos que usamos o ar-condicionado por mais tempo. Então, lembremos que usar ou apertar o botão do carrinho (foto abaixo), pode causar sono nos ocupantes de um carro.

Ar-condicionado pode causar sono

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O que mais o ar-condicionado do carro pode causar?

O ar-condicionado do seu carro pode criar mofo através de poeira orgânica. E o mofo é fonte de alimentação de bactéria e até de ácaros., podendo causar alergias. Por a importância de sempre limpar os dutos e trocar o filtro de ar da cabine.

Partida no carro com ar-condicionado ligado

Pode isso Arnaldo? Pode. Mas somente quando o ar-condicionado for original de fábrica, instalado na fábrica. Por que? Simples: nos originais de fábrica existe um “chefe”, sim um gerenciamento eletrônico que atua no funcionamento do compressor. Já os carros com ar adaptados não possuem esse conforto eletrônico. Tudo tem a ver com a potência do motor do seu carro. Falamos das cilindradas desses.

Mas não é algo referente a grande potência e sim a cilindrada mais baixa. É exatamente nesse caso – potência menor – que existe uma interferência maior do ar no motor, ou do compressor dele no motor. Alguns modelos, mais modernos, possuem este dispositivo eletrônico de fábrica que desligam automaticamente o ar para melhorar o desempenho do motor, no caso do momento da partida.

Alguns itens do carro são preservados por esse sistema eletrônico, como a bateria, o arranque, fiação em geral, e até evita a possibilidade de simplesmente o carro não girar, caso já esteja com bateria ruim e/ou arranque fraco. E sabemos que um desgaste da carga da bateria pode ocorrer a qualquer momento, seja por defeito nela ou por mau uso de algum equipamento elétrico. O uso do rádio por horas é um exemplo disso. Quando damos partida depois de horas escutando música (em festas e reuniões de família é muito comum) o correto é desligar todos os acessórios, dar um tempo para recuperação da bateria, e então acionar a partida. No caso do ar-condicionado moderno isso é automático para o motorista.

É um conforto acrescentado aos veículos mais modernos, de fábrica, porque também é comum deixarmos o ar-condicionado ligado quando desligamos o carro. Para que isso não interfira em carros sem esse equipamento, é necessário desligar o ar antes de sairmos do carro. E os carros mais antigos possuíam motores mais fortes, com bem mais cilindradas.

Além disso, um veículo do passado vinha equipado com motor de partida bem mais robusto e resistente do que os de hoje. A fiação também suportava mais calorias. É evidente que o conjunto de modernização trouxe mais benefícios do que problemas.

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Mas alguns detalhes foram ajustados para compensar outros do passado, como no caso da eletrônica embarcada. E é exatamente ela que interfere no ar-condicionado no momento da partida. Isso faz parte da evolução tecnológica.

Partida no carro com ar-condicionado ligado

Foto: http://www.bairrovilaolimpia.com.br/

Mas isso não significa que simplesmente devemos “esquecer” o carro e deixá-lo funcionar sozinho. Ele ainda não é um robô avançado, com capacidade própria. Embora seja esse o objetivo das montadoras e seus engenheiros, um acompanhamento de todo o funcionamento do carro pelo motorista é essencial.

O grande avanço tecnológico é avisar com mais precisão sobre o estado geral do carro. Alguns até se desligam quando há um perigo elétrico eminente. Esse processo é repetido no caso de partida no carro com o ar-condicionado ligado.

Algumas desvantagens do uso do ar-condicionado ainda permanecem, como o aumento do consumo de combustível. Mas também já foi bem pior exatamente pela potência bem maior dos carros mais antigos (o ar-condicionado é uma invenção bem antiga, quase dos primórdios da indústria automotiva).

Outra curiosidade, onde a atenção do condutor é essencial, e a possibilidade de ficar com sono ao volante, quando usamos o ar-condicionado.