Baterias de carro e suas diferenças

Todo veículo exige o uso de pelo menos uma bateria. Seja carro, ônibus, caminhão ou motocicleta. É assim porque toda a mecânica exige uma fonte de energia elétrica que deve estar armazenada em algum lugar.

Esse lugar chama-se bateria, ou acumulador de energia. Como já dito em outro post, podemos comparar uma bateria com a caixa d’água de nossa casa.

Mas mesmo em nosso país, certas normas tem que ser obedecidas pelas indústrias para que haja o máximo possível de semelhança entre os mesmo produtos fabricados por fábricas diferentes. Basta ver quantas marcas de baterias nós temos no mercado.

Continua após a publicidade..

Também os modelos de veículos citados no início tem suas diferenças básicas e poderiam ter baterias bem diferentes uma das outras. Um carro poderia exigir bateria de 38 volts, outro de 24 e assim por diante.

Sistema elétricos

Antigamente as regras giravam em torno dos veículos, principalmente de passeio, com sistemas elétricos de 6 volts. Evidentemente que o avanço exigiu que se aumentasse essa capacidade de energia e então rapidamente as fábricas adotaram o sistema de 12 volts, que é usado até os dias de hoje no Brasil.

Então qual é a diferença entre elas? O tamanho e o uso. Alguns ônibus e caminhões usam duas baterias de 12 volts ligadas em série criando um sistema de carga de 24 volts. O resultado é bom para veículos grandes, como esses, que necessitam de mais voltagem e tem mais espaço para armazenar duas baterias de 12 volts e 150 amperes hora.

Baterias de carro e suas diferenças

Repare o tamanho de uma bateria de caminhão ou ônibus.

Baterias de carro e suas diferenças básicas

É verdade que em alguns veículos mais restritos, como empilhadeiras e outros, se usam baterias de 24 volts. Mas são um número insignificante perto do tamanho da frota brasileira.

O tamanho de uma bateria é proporcional a sua capacidade de armazenar energia, assim como uma caixa d’água que comporta 500 ou 1000 litros também varia de tamanho. No caso da bateria de caminhão temos uma capacidade de 150 AH (Ampére/hora) ou mais.

Já no caso das baterias de automóveis  a força varia de 40 A a 90 A (utilitários de luxo) , mas são de tamanhos bem inferiores.

Continua após a publicidade..
Baterias de carro e suas diferenças

Repare as diferenças de tamanhos e as diversas amperagens nos rótulos.

No caso das motocicletas o tamanho é minúsculo se comparado com as dimensões das baterias automotivas. Nesse caso elas também são 12 volts, mas variam na capacidade/hora de 5 a 12 amperes. É como se fosse um balde perto de uma caixa d’água.

Baterias de carro e suas diferenças

Baterias de moto

Mas podemos colocar uma bateria maior ou mais forte em nosso carro? É sempre bom obedecer o manual de fábrica. Além disso, depende do espaço disponível. Quanto a voltagem, ela não varia nos carros brasileiros. (sempre 12 volts)  

Também é bom pensar no avanço tecnológico dos alternadores. Basta lembrar dos caminhões  mais antigos que usavam baterias de 150 A e seus alternadores eram de baixa potência. Mesmo assim,  os cuidados com uma bateria continuam os mesmos.

Mas no caso de troca do modelo da bateria, sempre devemos levar em conta o custo. Quanto mais forte a bateria, mais cara vai ser. É assim por implicar em mais energia, e consequentemente mais chumbo, que é o material mais caro na fabricação de uma bateria. Pelo menos aqui no Brasil.

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?

Continua após a publicidade..

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.