Carro a gás 

No Brasil o carro bicombustível é conhecido como Flex. Este nome é mais correto ainda quando o gás natural é introduzido como combustível, ou seja, seria o carro “tri” (combustível). Mas não pense que isso é uma novidade, pois em outras partes do mundo temos automóveis com 4 ou até 5 tipos de combustíveis diferentes. Nesse post vamos mostrar como funciona o carro a gás.

Mas falemos do GNV, ou o gás natural veicular, combustível presente entre nós desde o ano 2000, e meio esquecido como outra opção além do álcool e da gasolina. Muitas pessoas são adeptas e até divulgadoras da conversão de carros para o uso de gás GNV. Mas tudo que é elogiado também é criticado, cada um tendo seu ponto de vista sobre este combustível. (Veja aqui vantagens e desvantagens do GNV)

LEIA TAMBÉM

SEGURO CONTRA ENCHENTES – COMO FUNCIONA?

Carro a gás - Como funciona?

 

Carro a gás – Como funciona

Como funciona o carro a gás? O motor de um carro movido a gás natural veicular trabalha com mais pressão. O carro a gás funciona através de uma forma onde existe uma alternância do sistema primário de combustão do motor ( aquele que o motorista optar como o combustível principal ). Como dito, o gás vem do cilindro, “seu tanque de combustível”, tem sua pressão controlada pelo kit e por fim chega ao motor.

Carro a gás e algumas de suas vantagens e desvantagens

 

Por ser um combustível “seco”, o gás não permite a lubrificação correta das válvulas do motor e pode travá-las. Por isso, é muito importante variar o uso do combustível. Mas é bom lembrar que, ao contrário do sistema flex, onde podemos misturar álcool e gasolina, o GNV é um combustível solitário. Portanto ele tem sistemas diferentes instalados à parte.

Novas tecnologias de GNV tem melhorado em muito este desempenho e as reclamações também tem diminuído. Porém é sempre prudente avaliar o motor do carro e outros componentes antes da instalação do Kit GNV. Um motor pode já estar com um ou mais defeito oculto e a culpa vai recair no uso do gás veicular. Também existem no mercado cilindros de vários tamanhos.

 

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

 

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.