Pneu furou

Seu pneu furou? Trocar o pneu (ou a roda com o pneu furado) de um carro não é uma tarefa muito fácil, mas também não se compara com outras que exigem uma oficina mecânica. Você mesmo pode fazer. Primeiramente, procure saber se existe uma borracharia por perto. Se não houver, faça o que se segue.

Medidas de segurança na hora de trocar o pneu do carro

1- Se seu pneu furar com o carro em movimento, sempre procure um lugar plano para parar. Também não estacione muito perto do meio-fio ou em viadutos e pontes.

2 – Caso você encontre o veículo com o pneu furado, então tente levá-lo, com cuidado, até um lugar mais plano. Sugerimos isso por questão de segurança, pois é sempre perigoso trocar um pneu de um carro parado em uma subida ou em uma decida.

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3 – Pegue todos as ferramentas para efetuar a troca do pneu: chave de roda, macaco, triângulo de segurança e o pneu reserva, o famoso estepe. Normalmente está tudo guardado junto no porta-malas.

4 – Preste atenção em como retirar a calota, se houver. Normalmente ela solta junto com o pneu. E não se preocupe em recolocá-la, pois é uma situação de emergência e o borracheiro a colocará de volta.

5 – Alguns pneus ficam no porta-malas, outros embaixo dele. E outros ficam presos na porta traseira de modo evidente.

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Quando trocar o óleo do motor do carro? 

trocar pneu

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 Pneu furou – Passo a passo para trocar

1– Coloque o triangulo para avisar outros motoristas, alguns metros antes do carro. 

2–  Afrouxe os parafusos da roda, mas apenas afrouxe ligeiramente (sempre para a esquerda).

3– Não os retire ainda. Se por acaso estiver muito apertado, ponha a chave em posição segura para pisar nela e faça um movimento forte contínuo com o pé em cada parafuso (também para a esquerda). Nesse caso, é comum acontecer um estalo forte sem maiores consequências.

4– Em seguida, instale o macaco na posição que o fabricante sugere. Normalmente existe uma seta indicando o lugar, que é sempre próximo do pneu a ser trocado. Engrene o carro e acione o freio de mão.

5– Levante o macaco conforme instruções, mas lembre-se que ele sempre funciona por um sistema óbvio, sem segredos. Levante o carro para a roda saia e o que o estepe entre com facilidade. Atenção: Jamais coloque as pernas debaixo do veículo.

pneu furou

6– Acabe de soltar os parafusos e retire a roda com o pneu furado.

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7– Para colocar o estepe com facilidade, procure um pino guia no cubo da roda (de onde ela saiu) e alinhe os furos da roda com os do carro.

8– Enrosque um por um e use a chave para apertar os parafusos. Em seguida abaixe o macaco e dê um aperto final nos mesmos parafusos. Procure imediatamente um borracheiro.

Qual o risco de andar com o pneu furado?

Primeiro é preciso saber que nunca devemos rodar com um pneu furado. Além da segurança, onde seu carro pode  perder a estabilidade, o freio não funcionar direito, o seu pneu vai ser destruído e dependendo do tempo que rodou furado até a roda pode quebrar.

Tem como recuperar um pneu furado?

Em quase todos os casos é possível recuperar o pneu furado e usá-lo na mesma hora. A maioria do furos são causados por pregos e outros objetos parecidos. Neste casos, sim, é fácil de consertar. Mas se perceber que o pneu está baixo procure logo um borrachero. Não é bom rodar com o pneu assim. Neste caso pode danificar seriamente o pneu.  Existem caso que pneu até rasga o significa fim de vida para ele.

É normal pneu novo furar?

Sim. Um pneu furar não depende dele ser novo ou usado. Depende das ruas, do que tem nelas, como pregos, parafusos ou outros objetos perfurantes. O que pode ajudar no caso de um pneu novo é que ele tem mais borracha que um usado, o que pode deixar ele mais resistente a uma perfuração.

O que fazer pro pneu não furar?

Até pouco tempo atrás não tinha muito o que fazer para um pneu ficar imune a furos. A não que ele fosse feito totalmente de borracha, como é em alguns tratores. Mas seria muito caro, praticamente inviável. Porém, eu descobri que existe no mercado uma fita antifuro que é instalada na parte de dentro do pneu. Ela é adesiva e pode ajudar muito, embora não seja 100 por cento infurável. Vale conferir, principalmente quem roda muito com o carro.