De repente seu pneu furou e você encontra no porta-malas certos equipamentos desconhecidos, a não ser o estepe, se não o roubaram. Temos lá o triângulo sinalizador, chaves sextavadas para retirar algumas calotas e a protagonista desta matéria: a chave de rodas.

a111

A evidência do nome significa que ela será usada diretamente na roda do seu carro, a do pneu furado. Mas não será como um martelo ou um alicate, mas para realmente retirar a roda do lugar. Note que a boca da chave é exatamente do tamanho do parafuso da roda. Ou seja, a chave deverá encaixar no parafuso com perfeição.

Depois de tomar as medidas de seguranças já descritas em outra matéria (como trocar seu pneu do seu carro, passo a passo), lembre-se que o parafuso da roda está extremamente bem apertado. E se você tem o costume de levar seu carro a um borracheiro, o aperto dado no parafuso será além do normal.

Mesmo que o borracheiro seja um homem franzino, é o modo como se usa a chave de roda que define o aperto dado. A maioria dos borracheiros e mecânicos costuma “gangorrar” em cima da chave, usando o próprio peso para fazer o movimento de aperto, ou aperto final, como eles mesmo dizem. No seu caso, com um pneu furado, você deverá desfazer o tal aperto final e depois da troca “criar o seu aperto final”.

Todo parafuso tem um sentido para apertar e outro para desapertar. Aperta-se girando em sentido horário, acompanhando os ponteiros do relógio. Já para desapertar, o sentido (ou a direção que se vai rodar a chave) é o anti-horário.

Simplificando mais ainda: com a roda de frente para você, o aperto é para direita e o desaperto é para esquerda.

Como gangorrar na chave de roda

Coloque a chave no parafuso com o seu cabo à esquerda da roda e em posição horizontal. Pise na chave com seu pé “bom”, aumentando a força aos poucos até ouvir um estalo. Repita a operação nos outros parafusos. Faça isso com a roda ainda no chão, sem levantar o carro, mas não os solte totalmente.

esta é a melhor posição para desapertar o para fuso.

 Esta é a melhor posição para desapertar o parafuso

Para apertar, inverta a posição do cabo (para direita) e pise nele depois de um aperto inicial (até você sentir ele encostar) com a mão. Nesse caso não será necessário ouvir o “estalo” , basta ter noção do aperto correto, suficiente.

Esta é a melhor posição para apertar o parafuso.

 Esta é a melhor posição para apertar o parafuso

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.

Please follow and like us: