O painel do seu carro é apenas o acabamento de muitas coisas importantes e sensíveis que se escondem atrás dele. Por ali encontramos fios que acionam eletricamente todos os interruptores que estão a disposição do motorista. Pois bem. Evidentemente que não devemos usar água, ou outro produto líquido para limpar o painel de nosso carro. Mas podemos aplicar soluções específicas com um pano umedecido por elas. Escrevemos produtos específicos, porque é comum o uso por proprietários de carros de produtos hidratantes para pele e até protetor solar. É claro que isso danificará o seu carro.

luzes-aviso-painel-instrumentos-carro

Continua após a publicidade..

Um pano úmido já ajuda em muito na manutenção do painel. Mas ocasionalmente você pode aplicar produtos com silicone para dar o brilho final desejado. Porém, vale lembrar que nesse caso existe a tendência de oleosidade que aumenta a aderência de poeira. O mais importante é  transformar esse tipo de manutenção em rotina, sempre mantendo o painel livre de poeiras e sujeiras do dia a dia.

Continua após a publicidade..

Algumas fábricas de produtos para limpeza automotiva lançaram no mercado soluções multiuso que prometem ao cliente tirar sujeiras mais difíceis como gordura em bancos, carpetes, e também painéis de automóveis. Alguns deles foram bem avaliados por especialistas no ramo, como funileiros e donos de lava-jatos que lidam diariamente com a limpeza interna de veículos, e também por profissionais que testam esse tipo de produto voltado para segmentos de reparo e limpeza de carros.

Pesquise sobre esses produtos. Escolha um oriundo de uma grande fábrica. Uma boa reputação é garantia de um bom produto que irá realmente limpar o painel do seu carro. Evite as soluções mágicas, caseiras, que são difundidas principalmente na internet. Lembre-se também que o painel de um carro está sempre sujeito ao sol, um dos seus maiores inimigos. Compre um protetor solar, nesse caso feito de papel especial, encontrado em qualquer boa loja de acessórios automotivos.

Continua após a publicidade..
Protetor de painel contra sol e calor.

Protetor de painel contra sol e calor.