Um defeito muito comum é simplesmente o carro não pegar. Estava tudo bem, o motor ligou várias vezes durante o dia, e de repente não pega mais, como se faltasse gasolina. Já aconteceu isso com você? Talvez até um reboque foi usado para levar o carro até uma oficina. O que pode ocasionar esse defeito? É algo caro ou demorado? Nesse post damos algumas dicas.

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Na maioria da vezes é um defeito mais simples, como um fusível queimado. Mas se ele for trocado e queimar novamente, então o problema é mais complexo. Muito provavelmente é o fusível da bomba de combustível que queima e ela  pode estar em curto, queimando o fusível sucessivamente. Em um caso de pane assim, alguns acessórios da carro logo ficam suspeitos. Mas isso é fácil de descartar, conforme a lista abaixo.

  • Bateria. É muito simples descobrir se o defeito é na bateria. Se o motor girar solto, como se realmente faltasse gasolina, então não é a bateria. Seu defeito principal é arriar e o motor não gira ou gira bem pesado.
  • Motor de partida. Vale a mesma conclusão da bateria. Se o motor gira solto, então não é arranque ou motor de partida. Ele é o responsável por girar o motor. Seus defeitos mais comuns são: girar pesado ou simplesmente não girar, ficar mudo.

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Outros defeitos podem ser a causa de uma pane súbita do seu carro se o dito acima prevalecer. Descartado o arranque e a bateria como defeito, temos as seguintes opções:

  • Falta de combustível. Sim, isso pode acontecer de diversas maneiras. Uma delas é simplesmente tanque vazio. Outra é a bomba queimada, o que deixa o motor sem combustível. Também defeito no filtro de gasolina, ou nos bicos injetores podem causar falta de combustível no motor. A solução é teste elétrico com um eletricista de autos ou a troca do filtro de combustível.
  • Velas. Nesse caso o motor falharia antes de parar, a não ser que todas as velas estraguem ao mesmo tempo, o que é muito raro de acontecer. Não se troca as velas simplesmente porque o motor não pega. Provavelmente o carro vai continuar com o defeito.
  • Bobina (as). Elas podem parar o motor. Mas nesse caso um Scanner de injeção avalia e descobre se elas estão com defeito. Os carros modernos quase sempre tem mais de uma bobina. Quando uma apresenta defeito, a luz da injeção acende e o carro falha. Por isso tem que testar antes de trocar.
  • Sensor de rotação. É uma peça simples que trabalha em cima da polia do carro. Se ela apresentar defeito o carro simplesmente não pega. É um serviço relativamente fácil de fazer.
  • Correia dentada. É mais difícil de acontecer, mas é por causa de um possível defeito nela que não devemos dar tranco em um carro. Aliás, tranco no carro não deve ser feito nunca. Pode inclusive arrebentar essa correia e o motor vai ter que ser retificado.