Todo carro tem bomba de combustível. Os mais antigos usam uma bomba mecânica, tocada pelo motor do carro e presas no motor. Com o surgimento da injeção eletrônica as bombas passaram a ser elétricas e são instaladas quase sempre dentro do tanque de combustível. Se o seu carro é moderno ou tem injeção, então a bomba dele é elétrica e está sujeita a alguns defeitos. Esse post é sobre elas, as bombas de combustíveis elétricas. De fato, temos um conjunto de peças onde a bomba de combustível trabalha, imersa na gasolina. Ela foi feita especialmente para trabalhar assim, mesmo sendo uma peça elétrica. Uma troca, ou reparo, deve ser feito por técnico experiente e com o tanque de combustível sempre na reserva.

 

Problemas na bomba de combustível do seu carro

Este é o conjunto completo com boia (sensor de nível de combustível) filtro primário e a bomba de combustível que fica do lado de  dentro.

Problemas na bomba de combustível do seu carro

Podem ser

  • Bomba simplesmente queimada por uso ou mangueiras dobradas ou esmagadas também causam a queima de uma bomba de combustível. Mesmo sendo nova.
  • Fusível queimado. Isso é um defeito muito comum. Ele pode queimar por vários motivos. No caso do fusível da bomba pode ser fio esmagado debaixo do banco traseiro, relé de bomba em curto, e até mesmo curto na bomba. Isso acontece mais quando costumamos rodar com o tanque vazio.
  • Filtro principal de combustível entupido. Esse filtro fica depois da bomba e filtra a gasolina que sai do tanque. Se ele estiver entupido por sujeira, a bomba trabalha forçada e queima. A troca desse filtro deve ser periódica. Sempre que trocamos um a bomba queimada o filtro também te que ser trocado.
  • Por fim, um defeito interessante que pode enganar na hora de um diagnóstico: a tomada ou plug que energiza o sistema. Ela pode ficar com seus pinos bambos, ou até torrar alguns fios dela. Se for algo muito evidente, fica fácil de descobrir. Mas muitas vezes é algo pequeno. É nesse caso que parecer ser um  defeito que  não ter solução, onde muitas peças são trocadas e ele volta  acontecer logo em seguida. Seria um simples mau contato que com um simples teste se descobre: mexendo na tomada e observando se o carro normaliza. Nesse caso devemos trocar a tomada e averiguar o local onde ela fica ligada.

Esse é um tipo de bomba de combustível

Além de testes elétricos, a bomba elétrica do seu caso tem que ser medida com um teste de pressão final e de retenção de combustível no sistema. Isso é feito um manômetro próprio e deve ser feito antes da troca da bomba e depois do serviço realizado.

Problemas na bomba de combustível do seu carro

Manômetro para medir pressão de bomba de combustível

 

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.