Um motor, seja de automóvel ou outro qualquer, esquenta. Isso faz parte do processo de funcionamento dele e do projeto de fábrica. Mas quando devemos nos preocupar com essa temperatura?

Um motor de carro foi projetado para ter uma temperatura ideal de trabalho. Isso significa ter um limite dessa temperatura. Mas, como ela se aproxima da temperatura de ebulição da água, seu motor sempre vai estar quente a ponto de provocar queimaduras.

O que importa é a temperatura interna do motor ficar sempre abaixo do ponto de ebulição da água. Ou seja: a água que circula no motor não pode ferver. E o responsável por isso é o sistema de arrefecimento ou resfriamento dessa água.

Como funciona esse sistema de resfriamento?

É muito antigo. Basta ver imagens de carros antigos e a peça que mais se destaca é o radiador. É por ele que a água passa para ser resfriada. Ou seja: ela entra quente e volta para motor bem mais fria, mantendo a temperatura interna dele dentro de condições satisfatórias de trabalho. Sem isso, esse tipo de motor não existiria, seria um fracasso.

Motor quente - Quando devo me preocupar?

Repare o radiador entre os faróis desse belo Opel 1931

Como dito acima, a água circula dentro do radiador e uma hélice que fica entre o radiador e o motor resfria a água usando a força do motor através de polias e uma correia. O problema era quando o carro ficava muito parado com o motor ligado em marcha lenta. Eles costumavam ferver. Mas como não existia trânsito pesado naqueles tempos, isso era algo raro e aceitável. Era assim nos modelos mais antigos, como o da foto acima. Isso durou até a época dos Opalas, quando foi introduzida a ventoinha elétrica que independe de uma correia ligada ao motor. Com o tempo esse sistema de resfriamento foi se modernizando. Hoje ele é comandado pela central eletrônica do carro.

Motor quente - Quando devo me preocupar?

Quando devo me preocupar

Um motor não pode ferver, embora trabalhe bem quente. Existem acessórios que ajudam o motorista a controlar essa temperatura. Isso acontece com a luz de temperatura (imagem acima) , que acende quando o carro começa a ferver, ou um medidor com ponteiro, o que facilita muito mais. Tudo isso fica no painel do carro e serve de  alerta ao motorista. A tal luz é vermelha, sinal claro de PARE o carro. Se o ponteiro for além do normal na escala, também é um alerta de preocupação (o motorista tem saber qual que é esse normal acompanhando com frequência esse ponteiro). Uma dica é verificar sempre o nível de água do reservatório de água do radiador. Aditivos podem ser usados.

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