Body Computer da Fiat com defeito

Body Computer da Fiat com defeito

Alguns dos defeitos em setas, principalmente da linha Fiat, são causados pelo Body Computer, ou computador de bordo. Algumas vezes a seta pisca para um lado, e para outro não, e o problema parece ser uma incógnita. Mas com uma investigação mais detalhada se descobre o defeito nesta central responsável por repassar várias informações para o motorista. Por isso, alguns destes circuítos, como luz de posição, luz de seta, etc, tem no caminho a interferência deste computador de bordo. Ou seja: algumas vezes ele acusa “seta lado esquerdo não funciona, ou verificar tal lado”, mas tudo está normal, sendo o próprio Body Computer que cria o defeito, impedindo a seta e outros de funcionar. Alguns eletricistas trocam esta central (caríssima), mas outros, com habilidade, conseguem consertá-la, diminuindo em muito o custo.

Foto meramente ilustrativa do texto Créditos: www.ecutuningperformance.com
Foto meramente ilustrativa do texto
Créditos: www.ecutuningperformance.com

Porque estraga?

É uma peça eletrônica, e portanto muito sensível. Vários podem ser os motivos para apresentar defeito. Um deles seria desligar um pólo da bateria com o motor ligado. Quando isso é feito, o alternador “enlouquece”, porque não encontra a bateria no circuito, e gera uma sobrecarga de 20 Volts ou mais. Isso é o suficiente para queimar até uma lâmpada de farol, que é basicamente um dos componentes elétricos  mais resistentes de um automóvel. Outra possibilidade de estragar o Body Computer do seu carro é durante uma lavagem, quando água acumula em um dos soquetes de lâmpadas que são vigiadas pelo computador de bordo, provocando um curto na peça. O grande problema é que alguns motoristas e até eletricistas substituem o fusível queimado por este curto por outro de maior potência. O resultado é óbvio: o fusível instalado resiste, mas o Body Computer queima.

toy-car-942351_1920

Uma outra situação que pode danificar esta peça é a instalação elétrica de um carretinha ou reboque. Como o Body Computer acusa defeitos por falta de resistência no circuito, (quando uma lâmpada queima, por exemplo), esta mesma resistência tem um limite. A ligação de uma carretinha é exatamente isso: aumento de lâmpadas no circuíto, aumento de watts no sistema, como acusa facilmente o Fiat Línea. Haverá uma saturação do sistema e o Body Computer pode anular algumas luzes para se proteger, ou simplesmente queimar, enlouquecendo o sistema de iluminação.

Vale a nossa dica de sempre: prevenção. E isto se consegue através de informação. A própria internet, que é um avanço tecnológico contemporâneo de um Body Computer, pode nos repassar estas informações e assim evitarmos danos ao nosso carro e economias. Abraços a todos.

Please follow and like us:

This article has 6 Comments

  1. Parabéns pelo excelente trabalho e explicações, eu também sou eletricista automotivo e conheço muitos profissionais que não repassam algum conhecimento e acabam se tornando verdadeiras bestas na área. Essa área é muito complexa e sem o companheirismo nos tornamos defasados e ultrapassados…

  2. Olá pessoal! Tenho uma Strada Adventure Tryon, que está apresentando o seguinte defeito: Quando aciono a seta para esquerda ou direita o relé bate rapidamente e não acende as lampadas da seta, mesmo quando aciono o pisca alerta. Notei também que o digital do painel fica piscando. Às vezes volta a funcionar do nada.
    Será que alguém pode me ajudar? Tenho uma assistência técnica, sou técnico eletrônico e tenho conhecimento de aparelhos de teste (multímetros, osciloscópio, etc.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *