MERCADO AUTOMOTIVO E O MARKETING DIGITAL

 

O marketing digital é uma ferramenta que pode ser utilizada para diversos fins e promoção de qualquer produto que se possa imaginar, sendo um instrumento vital para a venda, especialmente quando temos em vista os hábitos do mercado consumidor atual. O mesmo serve para o setor automotivo.

Quando foi a última vez que você foi de loja em loja para procurar informações sobre produtos para carros, por exemplo? Apesar das diversas concessionárias que temos hoje em dia, somente aquela imponente loja física não é mais o suficiente para atrair o público alvo, é necessário investir em marketing digital para carros.
Nesse sentido, separamos algumas estratégias de marketing para que você saiba o primeiro passo que deve tomar para divulgação da sua marca nos meios digitais.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O SEGMENTO AUTOMOTIVO

Desenvolvimento de relacionamento
Não é segredo algum que o público consumidor do Século XXI demanda a criação de um relacionamento a fim de estabelecer uma relação de longo período. É o famoso cliente amigo. Contudo, se tem algo que não é  executado no ramo automotivo é essa relação direta e “informal” com o cliente.
Além disso, é exatamente essa geração que está revendo a necessidade de ter um automóvel! Então, como convencê-lo do contrário? O que podemos fazer para sermos bons vendedores, agradando a todos? Podemos começar falando com públicos específicos.

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Marketing de influência

MARKETING AUTOMOTIVO
O boca a boca mudou e o nome agora é marketing de influência. Essas são ações focadas em alguns indivíduos que exercem influência sobre um grupo de pessoas, se essas pessoas forem o seu público, por que não investir nesse tipo de estratégia?
Já podemos ver isso acontecendo com grandes fabricantes nos Estados Unidos, a Tesla mantém um relacionamento bem próximo com um youtuber de tecnologia, o Marques Brownlee 
(Ele tem quase 7 milhões de inscritos em seu canal). Em troca, ele faz diversos vídeos a respeito dos modelos de carros elétricos da fabricante, apelando diretamente para o público alvo: pessoas com interesse em tecnologia e sustentabilidade.

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Foco nos dispositivos móveis
Quando decidem comprar um carro, grande parte dos indivíduos não tem ideia alguma sobre marca ou modelo. Sendo assim, eles irão pesquisar sobre o que há disponível no mercado e uma certeza é que utilizarão o smartphone para realizar parte dessa busca.
Cada vez menos os indivíduos se direcionam a computadores ou laptops para fazer pesquisas. Afinal, é muito mais simples e rápido digitar na barra de pesquisa do celular, sendo algo possível praticamente em todos os lugares. Dessa forma, tenha certeza que todas as páginas da sua empresa estão otimizadas para dispositivos mobile.
Aposte no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias que simplesmente não pode ser esquecida, sendo responsável por captura de leads e também por gerar engajamento através de conteúdo rico e relevante.
O ponto aqui é trazer um conteúdo de valor para o visitante, ou mesmo para o seu cliente. Um exemplo de blog automotivo é o Mãos ao Auto que responde dúvidas e traz novidades sobre o segmento em questão, esse é o tipo de conteúdo que o público consumidor quer ver e não textos publicitários convencionais.
Quando criar conteúdo com foco em vendas, pense em responder os seguintes questionamentos: Qual o melhor carro? Esse carro serve para mim? Conseguirei pagar? Onde encontro esse carro?. São todas as informações básicas para a decisão de compra, mas claro que a criação de conteúdo não para por aí.

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