Como trocar a lâmpada de farol do Palio

Este post é para Palio que usa a lâmpada H7 no farol baixo e H1 no farol alto. Alguns modelos de automóveis são equipados com faróis que somente em uma oficina se consegue trocar pelo menos uma das suas lâmpadas. Mas no caso do Palio, até o motorista mais inexperiente consegue trocar a lâmpada do farol desde que siga alguns passos básicos.

Então, faça isto: com o farol desligado, e depois de ter certeza de qual lâmpada está queimada, abra o compartimento do motor do seu Palio. Neste caso, os dois lados (faróis) são bem acessíveis, sem necessidade de retirar algo no caminho. Procure por uma capa que fica fixa em seu lugar por uma trava de metal bem evidente (modelos mais antigo do Palio). Com um simples movimento se consegue soltar a capa. Mas preste atenção em como ela saiu para que a recolocação seja sem mais dificuldades. Repare na foto abaixo as duas travas que ficam atrás do farol. Alguns modelos possuem apenas uma trava, mas basicamente é muito semelhante e de fácil manuseio.

farol do Palio antigo

O acesso a lâmpada é sempre algo meio chato. Mas existe uma lógica no sistema de encaixe dela. A questão é fazer os movimentos corretos na presilha da lâmpada com o farol literalmente “de costas” para nós. Repare na foto acima o que citamos antes: que existem duas lâmpadas para cada fase, uma para o baixo e outra para o alto. A lâmpada do farol baixo (a direita e maior) é a que mais queima. Ela é fixada dentro do farol por uma trava que pode ter apenas uma garra ou duas. Para soltar a lâmpada H7 faça um movimento apertando e ao mesmo tempo uma “laçada” ou para a direita ou esquerda, dependendo do ano do carro. Repita isso na outra garra.

lamapada h7

A lâmpada ficará nitidamente solta. Repare como ela saiu para que a nova fique na mesma posição. Errar esta posição vai deixar seu farol desregulado e pode até queimar (derreter) algum material plástico dentro dele.

Observe a foto ao lado uma lâmpada típica do Palio. Ela tem dois terminais, ao contrário da H1 que tem apenas um e o aterramento é feita na carcaça da lâmpada. Observe na parte de trás um metal reto que interrompe o círculo da base. Ele é a referência de encaixe e quase sempre fica virado para cima (do farol) quando encaixamos a lâmpada no local. Para ter certeza que ela ficou em sua posição correta repare na frente do farol se a lâmpada esta reta, sem nada de esquisito em sua posição. O bulbo dela (vidro) deve ficar em linha reta com o farol. Ele jamais pode ficar torto ou meio torto.

É bom ter em mente que o conjunto de farol é uma peça sensível a gestos bruscos. Se algo estiver exigindo força além do normal (aquela que faz o bojo do farol mexer) então o processo está errado. Neste caso tente mudar o movimento dos dedos, a principal ferramenta pra retirar e colocar uma lâmpada de farol automotivo. Também faça o serviço sempre com o farol desligado para evitar possíveis queimas de fusível. Abraços a todos e fiquem a vontade para esclarecer dúvidas nos comentários.

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