Água na descarga

Água na descarga

É um sintoma que todo motorista deve ficar atento em seu carro: água na descarga. Obviamente que nos referimos a muita água saindo do escapamento e não o que pode ser chamado de “condensação” vinda do combustível como o álcool, por exemplo. Nesse caso será como uma pequena névoa na descarga sem maior importância. Quem já teve um carro antigo movido a álcool identifica isso facilmente.

Mas e quando aceleramos o motor do carro já aquecido e uma “quase tsunami” sai pela descarga? O que seria isso? É certo que exageramos na definição, mas o susto é muito, pois onde deveria sair uma fumaça quase invisível passa a sair água, o que indica que algo pode piorar e danificar seriamente o motor do seu carro.

escapamento

Tenha em mente o seguinte: tal água pode ser um perigo quando o carro é muito rodado, antigo, ou, o mais importante, quando as manutenções rotineiras não são feitas. Será que verificamos o nível de água do radiador apenas quando percebemos água na descarga?

Pois a falta de água no radiador pode simplesmente queimar a junta do cabeçote. Mas este seria o menor dos defeitos. Como o motor precisa da água circulando e sendo refrigerada no radiador, a falta dela vai fazer o carro “ferver” e quase sempre resulta em uma trinca no cabeçote do carro. Se ele for antigo o problema pode se espalhar e todo o motor vai precisar de uma retífica. Além disso, tal trinca também pode deixar passar o óleo do motor, que se mistura a água e a gasolina. O carro custa a pegar, falha e simplesmente não funciona mais. Tudo isso pode resultar em um prejuízo que vai de quinhentos a dois mil reais (motores mais antigos)  sendo a segunda opção mais frequente.

agua-no-escapamento

Como evitar?

Como dito antes, fazer a manutenção do carro é essencial. Mas algumas ações podem ser feitas pelo motorista, como conferir os níveis do carro. Isso inclui: nível de óleo e o nível de água no reservatório do radiador. Faça disso uma rotina. De preferência pela manhã, quando o carro está completamente frio e as medidas serão mais precisas, além de ser seguro, sem perigo de queimaduras. Se o nível de água estiver baixo, leve em conta todas as possibilidades como: vazamentos ou defeitos em bomba de água, mangueiras do radiador soltas ou ressecadas, e vazamentos no bloco do motor. Mas nesse último caso significa que o carro já deve ter fervido, e um mecânico deve ser consultado para avaliar possíveis danos que podem levar a prejuízos ainda maiores. Também, o acúmulo de água no bojo do escapamento com certeza vai estragá-lo com o tempo. Ele é feito de material que se corrói com a ferrugem, o resultado óbvio do contato do metal com a água.

Please follow and like us:

This article has 21 Comments

  1. Muito boa sua página adorei me deixou ligado e muitos problemas que podem acontecer tiraram várias dúvidas Parabéns continue postando esses artigos.

    Agora estou precisando de uma ajuda tenho um Space Fox já troquei a bomba de água fiz o cabeçote troquei todo líquido do radiador e o carro continua esquentando rápido fervendo e jogando a água pelo suspiro do reservatório e o sinal de alerta vermelho acende no painel o que pode está acontecendo agradeceria se respondesse no meu e-mail bom dia e obrigado

    1. Olá Valluz. Peça que verifiquem a ventoinha do radiador se ela está acionando. SE ela não estiver acionando, pode ser motor dela ruim ou fraco, fusível ou relé de ventoinha estragados, ou a central não arma a ventoinha. Verifique com cuidado se o radiador esquenta bem ou fica frio. Neste caso (o radiador frio e o motor quente) pode ser válvula termostática presa ou ar no sistema. Mas se ela estiver armando forte com radiador esquentando, então o motor vai ter que ser verificado novamente.

      1. Obrigado amigo pela atenção.. o motor está acionando sim, pois escuto sempre o barulho do motor, será que ele pode fazer o barulho e e não rodar a ventoinha? porque isso eu não verifiquei ainda… estou achando que deve ter ar no sistema… pois depois que foi feito o cabeçote, eu senti que com dois dias o carro sem ser ligado, eu abria a tampa do reservatório e tinha um pressão enorme, hoje já diminuiu a pressão, mas quando esquenta joga muita água, em torno de um litro fora… pois quando vou completar ela pega de 500ml a 1 litro.

        1. Quando existe ar no sistema, o radiador fica frio. SE ele estiver girando forte e produzindo vento, o problema é outro e voce deve levar ao mecânico de novo, pois pode queimar junta e trincar o cabeçote.

          1. Amigo constatei aqui que os dois ventiladores do radiador disparam normalmente, mas quando eu ligo o ar-condicionado um o ventilador que era pra ficar ligado não dispara… ou seja.. só vai disparar quando o termostático aciona, e é quando já está passado de quente. Será esse o problema? ou isso não deveria ocasionar o super aquecimento do motor como aconteceu?

          2. Me parece bem lógico por tudo que você narrou. Comece inspecionando o sistema de arrefecimento acionado pelo ar condicionado. Mas se o motor super aquece mesmo com os dois ligados, então problema ainda é outro.

          3. Obrigado amigo.. estarei indo ao Mecânico agora com muito mais segurança já tento uma idéia do que seja. Obrigado pela dica.

    2. Comprei um Palio 1.0 ano 96, sem funcionar o mostrador de gasolina e o de temperatura. O mecanico trocou as referidas peças. O tanque de gasolina estava muito sujo mas foi limpado de forma incompleta. Agora o motor do carro está acelerando sozinho, está fumaçando quando liga e saindo um pouco de água suja.

      QUE FAÇO ?

  2. Olá Ary, rapaz eu ia comentar justamente hoje que encontramos o problema é receci aqui o seu comentário. Realmente era o retorno entupido. Não ba Mangueira, mas no próprio reservatório. Resolvi mandar lavar porque estava escuro e descobrimos que tava entupido. O meu problema graças a Deus foi resolvido. Já andei esse final de semana 800 km e a água está no nível e não esquentou mais. Obrigado e abraço a todos.

  3. Infelizmente aconteceu comigo uma situação um tanto pitoresca. Eu tinha um caminhão Volks. Ferveu e empenou cabeçote. Gastei um monte em concessionárias e mecânicos.
    Numa dessas entrei com o caminhão fervendo numa concessionária Caminhões Volks em Joinville.
    Depois de muitas considerações e análises de “técnicos”, onde eu tinha um orçamento assustador, o lavador de caminhões, por incrível que pareça, o “faxineiro”, sem que ninguém visse, me chamou num canto. “Olha seu, não aceite pagar nada sem antes olhar a mangueira de retorno, deve estar entupida e o Sr. pode fazer o motor 10 vezes, que vai continuar fervendo. Arranque a mangueira fora e veja se não está entupida”.
    Bingo! Arranquei a mangueira e estava cheia de sujeira. Limpei a mangueira e tudo voltou ao normal.
    Resumindo: O faxineiro da concessionária salvou o motor do caminhão e eu não gastei nada.

  4. bom dia bom meu carro tem 50mil km, um celta 2012 ele tem dado umas “engasgadas” no ponto morto e nessas “engasgadas” ele acaba soltando agua no escapamento porem não tem agua no óleo e não baixa o radiador tinha abastecido em um posto que não é de costume e no outro dia isso começou porem esperei chegar na reserva e coloquei aditivada no posto da shell mesmo assim ele continua porem com menos frequência pode ser o álcool que coloquei no posto sem bandeira que estava com muita agua ?

    1. Olá Junior. Grato pela participação. Sim, pode ser combustível ruim. O álcool causa uma vaporização na descarga e parte se transforma em água. Tive este problema também no meu carro. Se ele não ferveu, então não vejo preocupação maior. Lembrando que a gasolina aditivada é idêntica a comum na octanagem e no acréscimo de álcool. O “aditivada” significa que foram acrescentados aditivos que deveriam limpar o motor por dentro. A gasolina mais pura do mercado brasileiro são as chamadas “especiais”, como a Premium, por exemplo. Abraços.

  5. Boi dia pessoal tenho um ford ka 2007 modelo barata tem três meses que comprei realmente rodo muito pouco ele baixa um copo de água por mês já tive carro que baixava um balde mês o óleo ta perfeito mais sai uma água enferrujada do escape sempre com um mal cheiro de gases não é de gasolina nem de óleo e quando passa alguns dias e eu piso forte no acelerador a água cospe a mais ou menos 8 metros ninguém conseguio descobrir esse fenômeno conheço carros que rodam menos que eu e nada disso acontece o que poderia ser essa loucura tuo com vontade de joga o carro no lixo

    1. Olá Gerson. Se a a água baixa no reservatório, e a que sai na descarga não para de sair, então é a mesma água acumulando na descarga. Muitas vezes a água passa pela junta do cabeçote sem se misturar com o óleo ou combustível. É um possibilidade que já presenciei.A não ser que esteja entrando água na descarga sem você perceber, como chuva ou combustível batizado com água,

  6. Boa noite meu uno 2007 esta andado numa rodovia e sentia um cheiro de agua evaporando e percebia pelas lanternas diantriras uma certa neblina. Quando estava perto de casa o poteiro subiu quase no vermelho ao desse do carro abri o capo e percebi que o radiador estava sem nehum pingo pagua. Logo de imediato coloquei agua no moto ainda quente fez muito barulho. Agora pecebo agua saindo pelo escapamento cor amarelada. To preocupado alguem tem uma dica si?????

  7. Andei com meu carro por muitos quilômetros com radiador sem uma gota dgua quando cheguei em casa logo de imediato coloquei agua no motor ainda quente vez muito barulho agora pecebo uma agua com tom amarelado saindo pelo escapamento. Mas o óleo não tem sinal de agua. Alguem pode me ajuda???,

    1. Olá Rafael. repare se a água do reservatório também está baixando. se estiver, então um mecânico vai ter que verificar a possibilidade de passagem de água pelo cabeçote. existem situações que a água passa e não se mistura com óleo e combustível. Mas para acontecer isso o carro deveria ferver antes de tudo. Também pode ser água acumulada na descarga de outra origem ou por um defeito momentâneo.

  8. Olá Sr. Fernando Ivanenko, tenho um Palio 1.0, e já faz mais de 2 anos que venho utilizando
    o aditivo no radiador. Apenas completo ou faço a total troca deste na troca de óleo ( de 5.000 a 7.500 Km ). Mas nesses últimos dias venho percebendo que o reservatório do radiador vem baixando muito o nível, se deixar ele chega a esgotar. Fiquei observando se houvera algum vazamento, deste modo não foi encontrado. Levei no mecânico, o próprio olhou a vareta de óleo e o escapamento, procurando vestígio de água e também não encontrou. Uma explicação dele seria alguma coisa com o cabeçote ou junta. Oque mais eu poderia fazer para achar esse defeito ? Aguardo resposta. Obrigado.

    1. Olá Paulo. Outras situações seriam: vazamento na bomba somente com o veículo rodando (mas nesse caso haveriam marcas); e no caso do cabeçote, ou junta, algumas vezes a água passa por ela sem se encontrar com o óleo e o combustível, indo direto para a descarga. Nesse caso a descarga teria sinais evidentes de ferrugem e água saindo quando se acelera o motor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *