Setas do Uno. Como trocar o comando?

Setas do Uno. Como trocar o comando?

Este post é para Uno Fire e similares sem Airbag.

Quando alguma função do comando de setas estraga, a melhor solução é trocar a peça inteira. Ou seja: se o farol não acende mais ou a chave “agarra”, custando para desligar, o benefício de trocar o comando inteiro vale o custo da peça. O mesmo motivo serve para defeitos na chave de limpadores e pisca alerta. Apenas o reparo da buzina compensa ser trocado individualmente, mesmo assim em alguns casos. Algumas oficinas até conseguem reparar determinados defeitos. Mas é bom lembrar que a causa continua na peça, e que, obviamente, será um benefício temporário. Pagar um pouco mais e ter todas as peças renovadas em um comando novo  é vantajoso.

O primeiro passo para realizar o serviço é sacar o volante do seu Uno. (Veja como fazer neste link) Feito isso, a capa de proteção também deve ser retirada. Ela é presa por baixo por 3 parafusos de chave Philips, conforme mostra a foto abaixo.

relé-de-seta-fiat

Note que  capa de cima  também está presa ao comando por dois parafusos (um está bem acima do fio vermelho) que devem ser retirados. Feito esse serviço, resta retirar de vez o comando da coluna de direção. Ele está fixado em seu lugar por uma braçadeira com parafuso tipo Allen número 6, conforme mostra a foto abaixo.

chave-de-seta-uno

A foto mostra o comando já na bancada, visto por trás. A braçadeira está no centro com o parafuso a direita. No carro ela fica escondida. Basta se abaixar para vê-la e tudo começa a ficar óbvio para quem está realizando a troca. Adquira uma chave tipo Allen número 6, antes de começar o serviço. Ainda na foto acima, vemos os encaixes das tomadas que alimentam de energia todas as funções do comando. Elas estão nas laterais e em cima, no total de quatro tomadas. Não é difícil soltá-las e depois ligar na chave nova, pois os encaixes são simples e cada tomada tem o seu lugar, não encaixando em outro. Não tem como ligar errado.

comando-de-seta-do-uno

Observe a foto acima. A peça azul (também pode ser preta) é o relé de seta original e deve ser retirado da peça antiga e transferida para o comado novo, pois ele é vendido sem este relé de seta. E também observamos novamente o parafuso tipo Allen, mas por outro ângulo. Feito o dito acima, basta seguir os passos inversamente  para montar o comando novo na coluna. Os comandos da Fiat são muito parecidos. Talvez exista uma ou outra diferença, como a ausência ou não do alerta no conjunto; alguns também tem a tecla do alerta quadrada e outros mais arredondada. Mas tudo segue uma lógica de desmontagem e montagem fácil de perceber. Lembre-se de trabalhar sempre em segurança, e, na dúvida, leve até um profissional. (este post não serve para veículos com Airbag)

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This article has 10 Comments

  1. Minha esposa estava em viagem com o uno vivace 2012, e a seta para ambos os lados parou de funcionar, pedi para que ela fosse ate um eletricista para resolver o problema. Ao final da avaliação do mecânico o mesmo informou que teria que substituir a chave de seta completa, nao senti segurança no diagnóstico e pedi que ela seguisse viagem. Antes de sair o mecânico disse que para ela não ir sem seta iria deixar o funcionamento das setas pelo botao de alerta, más quando fui analisar o que ele teria feito não visualizei emendas ou soldas nem troca de peças, porém o botão de alerta está com um calço na posição de pressionado, onde as setas funcionam. Gostaria de informações sobre o esquema elétrico para testar a alimentação e os comandos de saída da chave de setas deste carro. Desde jà meus agradecimentos. Excelentes postagens neste site estão de parabéns.

    1. Olá Wilson. O eletricista está certo. Os carros da Fiat tem este problema crônico : a tecla do alerta quebra por dentro e anula a seta. O calço é a única solução de emergência.Embora alguns consigam trocar apenas a tecla, é algo bem temporário, pois o que quebra a tecla continua no comando. Este é único, e quando algo nele estraga (farol,alerta,limpadores) a solução final é trocar o comando todo. Somente na última semana eu troquei três, com resultado cem por cento.

      1. Fernando obrigado por responder. De fato não encontro só o botão em minha cidade recife e área metropolitana. Temporariamente retirei as molas, e voltamos a utilizar o carro com o acionamento do botão de alerta manualmente, mas vou providenciar a chave completa, é um absurdo que a FIAT não se interesse em resolver o problema. Suas informações foram de grande ajuda para resolver o problema do meu carro, um forte abraço. Que você continue postando informações que tanto contribuem para o conhecimento sobre mecânica.

  2. De repente as setas do meu Uno pararam de funcionar, não piscam no painel. Se eu der seta para direita ou esq tenho que acionar o pisca alerta e desliga-lo para que a seta funcione. De vez em quando ela funciona normal e quando esta parando de funcionar ela comeca a fazer um barulho como se estivesse arranhando e para de funcionar, ai tenho que fazer essa jogada com o pisca alerta. Porem tudo continua normal, farol, buzina, limpadores, etc. Será que mesmo assim tenho q fazer troca da chave de seta completa ?

    1. Olá André. Faça o teste do alerta. Ligue a chave do carro, dê seta para um lado, e mexa levemente na tecla do alerta. Se a seta piscar ou ameaçar piscar, a tecla está com defeito. Se quando você aciona o alerta e ele pisca normalmente, sem fazer o tal barulho, então não é defeito em relé de seta. Se o alerta for na coluna de direção, atrás do volante, então, ou você mandar troca o comando inteiro, ou pede para retirarem as molas da tecla.

  3. Olá Fernando.
    Tenho um vivace 2012. Troquei as lampadas do pisca, ré e freio por lampadas de led. Acionei o alerta pra ver todas piscando e tudo funcionou normal. Saí com o carro normalmente e tudo bem.
    No dia seguinte fui mostrar a minha esposa como ficou, liguei o alerta e tudo estava normal. Desliguei o alerta mas as setas direita/esquerda pararam de funcionar e o alerta piscava sem parar. Mesmo apertando a tecla do alerta pra baixo, as setas nao funcionam. TEntei e descobri que em determinado ponto, a seta pisca somente uma vez e pára. Isso acontece tanto no pisca da direita como da esquerda. Minha duvida é:
    Esse defeito na tecla do alerta, pode fazer o pisca direita/esquerda parar de funcionar mesmo apertando a tecla para baixo? Preciso trocar essa tecla por uma nova ou apenas tirando as molas vai ficar bom?

    obs: essa tecla nao vende em auto peças, mas encontrei no mercado livre!

    1. Olá Gleyson. Grato por participar. O teste é simples.Basta mexer na tecla com a seta ligada. Se ela piscar, então o defeito é na tecla. E sim, pode-se retirar molas do alerta. O que vai acontecer é que em vez de “aperta e desaperta” ela vai fica “empurra e puxa”.Isto se a tecla do alerta for atrás do volante. Você também pode comprar o alerta (uma peça branca com a tecla em cima) e pedir para trocar.

  4. Olaa Fernando gostaria se saber se a chave de seta tem influência no arbegue do uno vivace
    Pois aa setas nao param de piscar e falaram q se nao souber mexer pode acionar o air beg

    1. Olá Gerson. Deve ser porque para trocar o comando de seta tem que tirar o volante e pode acionar o Airbag. Neste caso um eletricista tem que fazer a troca. Mas verifique se a tecla do alerta está influenciando as setas. Mexa nela e repare se as setas param.

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