Pane em Peugeot 206 Modo Eco

A grande maioria dos carros não apresenta problemas quando desligamos ou trocamos a bateria. Basta ligar a chave, deixando o painel aceso por alguns minutos, e tudo se normaliza. Se o rádio pedir um código devemos usar de prudência procurando por ele no manual, ou trocando a bateria energizando os terminais com outra. Mas muitas vezes uma bateria defeituosa surpreende o dono que acaba tendo que fazer o serviço por sua conta, sem nada saber dos problemas acima. Ele tem as ferramentas e a situação de emergência o faz agir para ir embora com seu carro. É preciso lembrar que, se você tem um seguro que cobre uma emergência assim, use-o. Não se arrisque pelo o que você já pagou.

Alguns modelos exigem uma atenção maior. Muitas vezes a troca de bateria faz o carro ter uma morte súbita e simplesmente não “pega” mais. São sintomas claros que não aconteciam antes da troca da bateria. Muitos afirmam que basta a bateria ficar fraca para isso acontecer. Mas isso não é uma verdade. A central da injeção se mantém ativa mesmo com a bateria fraca. O que interfere de fato, nesse caso, é desconectar totalmente a bateria do carro. E para isso acontecer basta desligar um dos pólos da bateria por alguns segundos.

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Pane em Peugeot 206

Um dos modelos em questão nesse post é o Peugeot 206. Este carro francês costuma assustar os instaladores de bateria mais desacostumados com detalhes do projeto eletrônico instalado nele. O modo ECO, que aparece no painel, significa também “modo de economia elétrica”, que pode acontecer quando escutamos o rádio fica ligado por muito tempo como o motor desligado, ou mesmo um farol esquecido ligado a noite. Isso também pode acionar o modo ECO e paralisar o carro. Mas algo simples pode ser feito por você mesmo. Quando aparecer a frase no painel “Modo Eco” siga os procedimentos abaixo.

  • Solte o cabo POSITIVO da bateria. Mas tome cuidado para não encostar a chave que vai usar no pólo positivo em partes metálicas do carro. Pode ocorrer um curto. Então haja com muita atenção neste caso, tanto para desligar como para religar.
  • Aguarde por um minuto ou dois e religue o positivo da bateria (com os cuidados acima).
  • Ligue a chave do carro, apenas para acender o painel, e espere assim por cerca de 60 segundos.
  • Desligue a chave e aguarde alguns segundos.
  • Repita o item 3 por mais 2 vezes.
  • Por fim, ligue o motor e veja se tudo se normalizou.

Se não funcionar o processo, desligue o plug da bobina e velas (de cor cinza em cima/meio do motor) e repita os procedimentos acima.

Esta seria uma situação de emergência. Mas é bom saber que oficinas especializadas fazem este procedimento com um equipamento eletrônico conhecido como “chupa cabras”. Ele é ligado ao sistema de injeção do seu carro e normaliza o travamento automático da injeção que acontece quando desligamos a bateria deste modelo. Por incrível que pareça, isso é algo que acontece para proteger o carro de um possível roubo. Então, se a dica acima não funcionar, não insista, e procure uma ajuda  especializada. 

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