Pane em Peugeot 206 Modo Eco

Pane em Peugeot 206 Modo Eco

A grande maioria dos carros não apresenta problemas quando desligamos ou trocamos a bateria. Basta ligar a chave, deixando o painel aceso por alguns minutos, e tudo se normaliza. Se o rádio pedir um código devemos usar de prudência procurando por ele no manual, ou trocando a bateria energizando os terminais com outra. Mas muitas vezes uma bateria defeituosa surpreende o dono que acaba tendo que fazer o serviço por sua conta, sem nada saber dos problemas acima. Ele tem as ferramentas e a situação de emergência o faz agir para ir embora com seu carro. É preciso lembrar que, se você tem um seguro que cobre uma emergência assim, use-o. Não se arrisque pelo o que você já pagou.

Alguns modelos exigem uma atenção maior. Muitas vezes a troca de bateria faz o carro ter uma morte súbita e simplesmente não “pega” mais. São sintomas claros que não aconteciam antes da troca da bateria. Muitos afirmam que basta a bateria ficar fraca para isso acontecer. Mas isso não é uma verdade. A central da injeção se mantém ativa mesmo com a bateria fraca. O que interfere de fato, nesse caso, é desconectar totalmente a bateria do carro. E para isso acontecer basta desligar um dos pólos da bateria por alguns segundos.

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Pane em Peugeot 206

Um dos modelos em questão nesse post é o Peugeot 206. Este carro francês costuma assustar os instaladores de bateria mais desacostumados com detalhes do projeto eletrônico instalado nele. Mas algo simples pode ser feito por você mesmo. Quando aparecer a frase no painel “Modo Eco” siga os procedimentos abaixo.

  • Solte o cabo POSITIVO da bateria. Mas tome cuidado para não encostar a chave que vai usar no pólo positivo em partes metálicas do carro. Pode ocorrer um curto. Então haja com muita atenção neste caso, tanto para desligar como para religar.
  • Aguarde por um minuto ou dois e religue o positivo da bateria (com os cuidados acima).
  • Ligue a chave do carro, apenas para acender o painel, e espere assim por cerca de 60 segundos.
  • Desligue a chave e aguarde alguns segundos.
  • Repita o item 3 por mais 2 vezes.
  • Por fim, ligue o motor e veja se tudo se normalizou.

Esta seria uma situação de emergência. Mas é bom saber que oficinas especializadas fazem este procedimento com um equipamento eletrônico conhecido como “chupa cabras”. Ele é ligado ao sistema de injeção do seu carro e normaliza o travamento automático da injeção que acontece quando desligamos a bateria deste modelo. Por incrível que pareça, isso é algo que acontece para proteger o carro de um possível roubo. Então, se a dica acima não funcionar, não insista, e procure uma ajuda  especializada. 

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