Como trocar a bateria do Peugeot 307

Como trocar a bateria do Peugeot 307

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual. O imobilizador de motor também pode ser acionado e o carro não pega mais, sendo necessários alguns procedimentos.

NA DÚVIDA NÃO TROQUE A BATERIA E CHAME UM PROFISSIONAL.

O Peugeot 307 é considerado uma carro família devido ao tamanho e os acessórios que o equipam. Além de chamar a atenção por seu design, seu interior mereceu especial atenção dos projetistas, principalmente por seu amplo espaço interno. Possui um motor que inspira confiança no motorista devido sua força e ao mesmo tempo espanta pelo silêncio. Embora receba muitos elogios, ele peca por uma ação da própria fábrica, através de suas concessionárias: elas não valorizam o valor de revenda, depreciando o seu próprio produto. Convenhamos que isso pode afastar possíveis compradores. Mas nesse post iremos ensinar como trocar a bateria do modelo 307 da Peugeot e deixaremos uma possível  “disputa” com  carros da mesma categoria para outra matéria.

Ferramentas necessárias

Por mais incrível que pareça você vai precisar apenas de uma ferramenta: um canhão de 10 milímetros (alguns modelos da Peugeot também podem precisar do canhão de 8).

Localização da bateria

bateria peugeut 307

Reparem a bateria em sua posição, a direita, de cor cinza. Alguns modelos escondem a bateria com uma capa de plástico ou pano que são fáceis de remover. Apenas preste atenção para poder recolocá-los no lugar da maneira correta.

Suporte da bateria

bateria 307 4 suporte

O suporte vai ser a única peça que vai precisar de uma ferramenta para soltar. É ele quem fixa a bateria no seu lugar. Ele fica a esquerda da bateria quando você se posiciona de frente para o carro. Ele é facilmente encontrado como mostra a foto acima. Retire-o totalmente tomando o cuidado para que não caia e suma dentro do compartimento do motor. É algo que acontece com certa frequência.

Como desligar a bateria

bateria 307 2

Como sempre, solte primeiro o negativo. Ele fica mais escondido dentro do compartimento. Repare na foto que o terminal negativo está preso por um sistema de “alavanca”, de cor verde. Basta puxá-lo ou movimentá-lo para cima. Em seguida retire o terminal da bateria. Faça o mesmo com o positivo que estará mais evidente com uma alavanca vermelha como a foto abaixo. Mas talvez seja necessário troca esta bateria com os pólos energizados por outra. O imobilizador de motor pode ser acionado.

bateria 307 1

Para instalar a bateria nova basta seguir os passos ao contrário, terminando sempre no polo negativo por uma questão de segurança. Mas lembre-se que uma bateria não causa choques. Tome cuidado para ligar os pólos de maneira correta, ou seja: o terminal vermelho no pólo com o símbolo de +, ou positivo, e o terminal verde no negativo (com sinal matemático de -). Trabalhe sempre em segurança e no caso de ter alguma dúvida chame um profissional.

Please follow and like us:

This article has 21 Comments

  1. Boa Noite Fernando, tenho um onix 2013 e recentemente o relógio começou a zerar, e uma vez quando dei partida o rádio desligou, é hora de trocar a bateria? é seguro trocar a bateria fora de uma autorizada? haveria risco com relação a alguma configuração do carro que só pode ser feita na autorizada? Agradeço a resposta.

    1. Ola Sílvio.Os sintomas são típicos de bateria com vida útil no fim. A troca em si não tem muito problema e a maioria é feita fora da autorizada. Mas se vc tem algum receio peça ao instalador que troque a bateria energizando os cabos dela com outra. Isto é um procedimento muito comum pra evitar alguma possível dor de cabeça por algo oculto na parte elétrica do carro, como um imobilizador automático, ou um radio com código. Abraços e obrigado pela participação.

  2. Boa noite, tenho Peugeot 307 presence e ele parou na rua não quis ligar, achei que era bateria e troquei, porém agora no painel acendeu várias luzes, (abs,injeção, air bag,bateria) o Mecanico disse que era alternador mas não confiei, será que o carro desconfigurou o computador de bordo?

    1. Olá Felipe. Pode ter desconfigurado algumas luzes. Alguns modelos precisam de uma bateria auxiliar durante a troca.Mas se o carro funciona normal, então um scanner pode apagar estas luzes.Mas a da bateria não pode acender com o carro ligado. Neste caso o alternador deve ser medido.

  3. Troque a bateria do peugeot 207 e deu pane no ar condicionado e o km aumentou de 80 para 212 km ,levei no cara do ar ele disse que nao estava passando corrente para o compressor eo restante tava bom issoacontece?

    1. Olá Anderson. Sim pode acontecer. mas seria bom um eletricista avaliar outras possibilidades como resetar o painel do carro. Mas tem ser um especialista no 207. Pode ser algo mais simples de resolver visto que a bateria foi desligada na troca.

    1. Olá July. Grato por participar. Não é recomendável desligar a bateria do seu carro. Isso pode desprogramar o imobilizador e somente com um técnico para voltar a funcionar. Não é regra, mas acontece. O correto seria pedir para alguém ligar o seu carro durante a viagem e manter a bateria carregada.

  4. Olá Fernando, tudo bem? Estou com um problemão, meu peugeot 206 1.4 8v 2005 estava funcionando normalmente, estacionei ele na garagem de casa e desliguei. No dia seguinte, o carro não quis ligar de jeito nenhum e apareceu no CB ” anomalia anti-furto eletrônico” dai eu fuçei nele, tirei o polo positivo da bateria e ele foi pro modo econômico. Agora mandei ele para uma oficina e o mecânico me disse que minha centralina está queimada! Isso pode acontecer assim do nada? O que poderá ter ocorrido?

    1. Olá Kathlenn. Antes de trocar a central existem duas coisas que você pode fazer: uma é fechar o carro pela chave na porta e entrar nele usando a chave novamente na porta e não pelo alarme (abre e depois fecha e por fim entre normalmente no carro). Este é o princípio de todo anti-furto. Mas não use chave reserva ou cópia de chaveiro e sim a principal. Quando entra no modo econômico existe um processo de resetar a central. Não sei se já o fez. (veja no link abaixo). A segunda opção seria pedir uma outra opinião em outra oficina sem mencionar a questão da central. Isso pode ser uma surpresa.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/01/pane-em-peugeot-206-modo-eco/

  5. Bom dia Fernando, primeiramente parabens pelo site, sempre bom encontrar alguem disposto a compartilhar os conhecimentos.Tenho um Peugeot 307 2007, precisei desligar a bateria para executar alguns servicos, ao religar notei um problema, a luz de cortesia parou de funcionar, nao acende nem quando abre a porta nem ligando manual pelo botao on/off, o que pode ter ocorrido ?

    1. Olá Danilo. Grato por participar com a gente. Veja se o acendedor de cigarros ou tomada de 12V está funcionando. Se não estiver é provável que seja fusível queimado. É muito comum os dois circuitos usar o mesmo fusível.

      1. Na verdade foi a primeira coisa que verifiquei, o fusivel esta bom, o estranho é que ele possui 3 lampadas, uma no meio que acende com a porta aberta ou manualmente e as outras duas, uma de cada lado(as luzes de leitura como dizem) e estas acendem normalmente, somente a do meio que parou e a outra luz de cortesia dos bancos de tras tambem nao acendem.

        1. Pois então. É desse que desconfio do fusível da tomada 12V. Experimente trocar o fusível mesmo que no visual pareça ok. Caso contrário vamos ter que medir a chegada de corrente e negativo nos soquetes. Mas com certeza as duas lâmpadas que não acendem são do mesmos circuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *