Defeitos no desembaçador traseiro.

desembaçador traseiroEstas listras que ficam no vidro traseiro do seu carro compõe o sistema elétrico do desembaçador deste local.

desembaçandor-traseiro

Sua função é exatamente corrigir o que mostra a foto acima, permitindo uma boa visibilidade pelo retrovisor em dias de chuva e vidros fechados. Não se trata de tecnologia nova, mas ela pouco mudou nas últimas décadas.

Basicamente temos um interruptor (vai e vem) que aciona um relé auxiliar que por sua vez energiza uma longa resistência (os fios da foto acima) que tem sua outra ponta ligada a um aterramento do carro.  Defeitos no desembaçador traseiro podem ser:

– Fusível queimado.

– Relé auxiliar queimado.

– Fios ligados a resistência (no vidro) soltos.

– Resistência interrompida.

De todos os possíveis defeitos os mais fáceis de consertar são a troca do fusível e/ou do relé auxiliar. Ambos podem ser localizados consultando o manual do carro. Normalmente ficam na caixa de fusíveis, mas o lugar pode variar de montadora por montadora. O fio solto no vidro pode acontecer em alguns modelos ou por simples desencaixe ou por solda quebrada. Tente reparar apenas no primeiro caso. Já resistência interrompida deve ser confirmada por um profissional, assim como sua troca.

Please follow and like us:

This article has 2 Comments

    1. Olá Claudio. São fitas térmicas fabricadas por máquinas apropriadas. Em alguns casos tem como consertar com uma cola especial, um polímero, de cortes da trilha até cinco centímetro por corte feito. Procure na net por esta cola condutora e siga as instruções. Mas em outros casos (como quando retiram a película que escurece o vidro) somente trocando o vidro do carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *