Existe um procedimento muito longe da aceitação dos motoristas brasileiros: a relevância que temos com relação a poluição, suas causas, e prevenções obrigatórias. Vivemos em um mundo que se destaca pelo desejo do avanço de civilidade pessoal. Mas é muito comum um cidadão se ofender quando confrontado com sua falta de civilidade, principalmente quando suas atitudes são contraditórias e rotineiras. Nesse pos apresentamos o assunto: O carro e a poluição – 6 dicas para diminuir
Uma das omissões que fazemos é com relação a poluição que nosso carro emite. Quem polui são outros, jamais o nosso. Como a poluição é algo invisível de dentro do carro, só a percebemos quando se transforma em um conjunto de gases poluidores afetando até o ar que respiramos.
É nesse momento que culpamos um conjunto de situações, fábricas, inseticidas, e até mesmo os automóveis do mundo. Mas nos esquecemos do nosso carro e da obrigação que temos em fazê-lo o menos poluidor possível.
A frota brasileira de automóveis teve um crescimento recorde nos últimos anos. Se antes nossos automóveis já poluíam bastante é obvio que hoje a situação é bem pior, mesmo que eles sejam mais modernos e menos poluentes. Esse crescimento absurdo atingiu nossa sociedade em vários sentidos, principalmente no bolso e assim reduzindo as manutenções obrigatórias que todo automóvel pede. O mesmo acontece mundialmente.
O carro e a poluição. O que podemos fazer?
No Brasil, apesar do baixo poder aquisitivo da população, algumas medidas práticas e não muito caras podem ser tomadas por nossos motoristas. Listamos abaixo algumas sugestões que no conjunto podem ajudar no combate a poluição.
1 – Escolha um bom posto de combustíveis sempre se informando com amigos e até com seu mecânico.
2 – Use com sabedoria o Álcool combustível seguindo as instruções do manual do seu carro. E sempre opte pelo combustível menos poluente.
3- Mantenha as manutenções básicas do seu automóvel em dia.
4- Cuide bem do seu carro mais antigo. (são muitos na frota brasileira)
5- Preserve o catalizador que é o maior retentor de poluentes do seu carro.
6 – Dirija bem o seu automóvel evitando acelerações excessivas e as famosas “esticadas” de marcha. Respeitando seu motor, a central de injeção vai sempre regular adequadamente a mistura de combustível. Pratique sempre a direção defensiva. Isso sempre emite menos poluentes. Comprar um veículo com novas tecnologias também é estar um passo a frente para poluir menos. O investimento pode surpreender. Também existe a direção ecológica. Sim, podemos aplicar táticas ecológicas ao dirigir que vão ajudar muito nessa questão. Nossa consciência ecológica agradece. E a natureza também agradece. Ela sempre retribui nossas ações, sejam de displicência, ou de bons cuidados.
Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.