Se você já ouviu alguém gritando a frase do título deste post com certeza foi por distração sua, algo que acontece  no dia a dia. Ou melhor: “no noite a noite”, pois é quando anoitece que nos lembramos de acender os faróis do nosso carro. Alguns modelos modernos possuem um acessório que acende os faróis de acordo com a diminuição da luminosidade. Isso acontece em túneis ou mesmo no pôr do Sol. Fazer uso dos faróis durante a noite é obviamente necessário, e obrigatório por lei. Mas não seria também mais seguro rodar com os faróis acesos durante o dia?

Foto: www.flatout.com.br

Foto: www.flatout.com.br

Continua após a publicidade..

Já é resultado de pesquisas o fato do uso de faróis durante o dia diminuir o risco de acidentes entre automóveis. Incluí-se aí, também, os atropelamentos em nossas estradas e ruas.

Foto: diariogaucho.clicrbs.com.br

Foto: diariogaucho.clicrbs.com.br

Continua após a publicidade..

Todos já perceberam que com as motocicletas a lei já vigora. Inclusive elas saem de fábrica com um mecanismo automático de farol ligado quando o motor é acionado. Mas no caso das motos a lei é para estradas e ruas.

Acenda o seu farol

Continua após a publicidade..

Com relação a outros veículos, a lei atual obriga a ônibus e caminhões quando transitam em rodovias. Mas o projeto de lei 5070/13 torna obrigatório que automóveis também transitem de faróis ligados em nossas estradas, a partir de 2016. Uma boa notícia. Mas como tudo por aqui é demorado, como uma lei para ser aprovada, talvez o projeto 5070/13 já esteja defasado. Mas antes tarde do que nunca, pois assim caminha a “brasilidade”.