Setas do Palio. Como trocar o comando?

Esse post é apenas para Palio sem Airbag.

Leia toda esta matéria, e o primeiro link anexo, antes de iniciar o serviço.

O comando de setas do Palio é um conjunto que também aciona: faróis, buzina, limpadores dianteiros e traseiro, e, os mais modernos, o pisca-alerta. Evidentemente que não é uma peça barata, mas também pode custar menos do uma bateria de marca. O que importa é o tempo de duração de uma peça como essa.

E por que ela estraga tanto? Por ser uma peça de apertar e rodar feita de plástico e metais, o que faz o mais forte vencer o mais fraco pelo atrito, estragando o conjunto. Além disso, por ali passa a energia que alimenta os faróis, que exigem muito e produzem calor. Isso derrete os componentes de plástico e metal no interior do comando. Também existem as “agressões” dos motoristas que socam a buzina e ainda dão joelhadas na haste da seta. Alguns também gostam de usar a seta como se fosse o câmbio do carro.

mulher com medo

Mas não estamos exagerando. Temos uma coleção de centenas de comandos de Palio nas condições que explicamos antes da foto acima. Será que tem conserto? Não. Não que valha o preço pedido pelo eletricista. O serviço com certeza não ficará bom. Já tentamos isso em nossa oficina e realmente não venderíamos uma peça dessa reformada. Melhor trocar por uma nova. E é isso que vamos ensinar agora para o leitor.

Basicamente é um serviço fácil.

comando de seta original

Eis o comando como vem da loja. E esta marca é boa, a única chave que recomendamos pela qualidade. A peça pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. Talvez pareça com algo extraterrestre. Também não é, mas as crianças gostam de brincar com uma dessas.

Para começar o serviço você precisa retirar o volante do carro. Já ensinamos isso em outro link. Siga as instruções descritas nele até retirar as duas capas do comando que ficará bem a mostra, quase como na foto acima. Embaixo do comando, no centro, você encontrará um pequeno parafuso Allen e você deverá ter em mãos uma chave do mesmo nome de número 6.

chave allen 6Uma chave como esta da foto se encaixará facilmente no parafuso que fixa o comando em seu lugar. A partir desse momento você estará percebendo a lógica do serviço. Afrouxando o parafuso, o comando ficará bambo. Para que ele saia com facilidade desligue a fiação que vai atrás do comando do limpador de para-brisa. Em seguida desligue os outros. Note que cada tomada tem o seu lugar certo, sendo quase impossível trocá-las de lugar. Também retire o relé de setas, normalmente de cor azul como visto no outro link, pois o comando novo não vem com este relé. Para instalar o comando novo é só fazer o contrário da desmontagem. O segredo é prestar atenção e trabalhar com cuidado. Bom trabalho!

Please follow and like us:

This article has 11 Comments

    1. Olá Delnicio. Obrigado por participar. Tente o teste da tecla. Ligue a chave do carro e dê seta para um lado qualquer. em seguida mexa na tecla do alerta sem aciona-lo. Se a seta piscar ou ameaçar piscar, então o defeito é na tecla do alerta. relé está descartado, pois é um para os dois (alerta e seta). Se for fusível significa que o comando está em curto, senão queimaria também o do alerta, Espero ter ajudado .Abraços.

  1. Achei muito boas as informações! Estou com a ponteira do limpador do palio 99 soltando e não sei como fazer o reparo. Você poderia me informar como faço esse reparo? Obrigado!

    1. Olá Ricardo. Esta ponteira é muito difícil de consertar,assim como a da seta. Muitas vezes ela fica na posição errada e pode até dar curto e sair uma fumacinha por ali. Eu sugiro a troca do comando todo. A única função que se consegue um bom conserto e a do pisca alerta e sua tecla se ela também for no comando. Custo médio do conserto em Bh : 250 reais coma mão de obra incluída. Este comando, sendo o mais simples, custa entre 140 e 170 reais. A marca que recomendo é a Kostal, a mesma que produz para a fiat. Abraços

  2. ola amigos,

    Minhas setas nao estão piscando, apenas acendem, seja no pista alerta, seja nas setas normais. Fiz o teste da seta, colocando a seta para qualquer lado e apertei o botao d alerta levemente, apos apertar ele fez o barulho d piscar uma vez.
    Isso significa que o problema é onde? no botao do pisca alerta ou no comando todo do pisca??
    agradeco se puder me ajudar
    muito bom seu site.
    obrigada

    1. Olá Mauro. Insista no teste da tecal mexendo mais nela. Se ate piscar, mesmo que por um curto tempo, então o defeito é na tecla. Caso contrário é relé de seta ou mau contato em sua base.. Se a tecla do alerta for atrás do volante, existe a possibilidade de conserto dela.

  3. Bacana! Bom dia! Parabéns Fernando Ivanenco! Instrutivo e de grande valia. Ajuda-nos ao menos ir ao eletricista com informações adequadas para resolver um problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *