Esse post é apenas para Palio sem Airbag.

Como trocar o comando de setas do Palio

O comando de setas do Palio é um conjunto que também aciona: faróis, buzina, limpadores dianteiros e traseiro, e, os mais modernos, o pisca-alerta. Evidentemente que não é uma peça barata, mas também pode custar menos do uma bateria de marca. O que importa é o tempo de duração de uma peça como essa.

E por que ela estraga tanto? Por ser uma peça de apertar e rodar feita de plástico e metais, o que faz o mais forte vencer o mais fraco pelo atrito, estragando o conjunto. Além disso, por ali passa a energia que alimenta os faróis, que exigem muito e produzem calor. Isso derrete os componentes de plástico e metal no interior do comando. Também existem as “agressões” dos motoristas que socam a buzina e ainda dão joelhadas na haste da seta. Alguns também gostam de usar a seta como se fosse o câmbio do carro.

mulher com medo

Mas não estamos exagerando. Temos uma coleção de centenas de comandos de Palio nas condições que explicamos antes da foto acima. Será que tem conserto? Não. Não que valha o preço pedido pelo eletricista. O serviço com certeza não ficará bom. Já tentamos isso em nossa oficina e realmente não venderíamos uma peça dessa reformada. Melhor trocar por uma nova. E é isso que vamos ensinar agora para o leitor.

Basicamente é um serviço fácil.

comando de seta original

Como trocar o comando de setas do Palio

Eis o comando como vem da loja. E esta marca é boa, a única chave que recomendamos pela qualidade. A peça pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. Talvez pareça com algo extraterrestre. Também não é, mas as crianças gostam de brincar com uma dessas.

Para começar o serviço você precisa retirar o volante do carro. Já ensinamos isso em outro link. Siga as instruções descritas nele até retirar as duas capas do comando que ficará bem a mostra, quase como na foto acima. Embaixo do comando, no centro, você encontrará um pequeno parafuso Allen e você deverá ter em mãos uma chave do mesmo nome de número 6.

 Como trocar o comando de setas do PalioUma chave como esta da foto se encaixará facilmente no parafuso que fixa o comando em seu lugar. A partir desse momento você estará percebendo a lógica do serviço. Afrouxando o parafuso, o comando ficará bambo. Para que ele saia com facilidade desligue a fiação que vai atrás do comando do limpador de para-brisa. Em seguida desligue os outros. Note que cada tomada tem o seu lugar certo, sendo quase impossível trocá-las de lugar. Também retire o relé de setas, normalmente de cor azul como visto no outro link, pois o comando novo não vem com este relé. Para instalar o comando novo é só fazer o contrário da desmontagem. O segredo é prestar atenção e trabalhar com cuidado. Bom trabalho!

NÃO FAÇA ESSE SERVIÇO EM VEÍCULOS EQUIPADOS COM AIRBAG

Please follow and like us: