O que é uma “bateria com polo invertido”?

Você fica sem bateria e em uma loja descobre que ela é invertida. Esse é um momento que você acha que descobriu mais um termo que pode lembrar a tal da “repimboca da parafuseta”e assim sentimos uma sensação de  “estou sendo enganado”.  Mas o que é uma “bateria com polo invertido”? Aqui em nossa loja nunca vimos um cliente que soubesse explicar o que é uma bateria assim. E quando o pedido é feito por telefone, aí é que tudo fica mais complicado.

Mas vamos explicar o porque da desinformação e a confusão que podemos fazer com a tal bateria. No mercado existem dois modelos, ou tipos de baterias com polos diferenciados. A diferença está na posição que fica o positivo, ou a direita (mais comum) ou a esquerda (menos comum e portanto chamada de invertida).

E como saber se a bateria do seu carro é a esquerda ou a direita? A maioria dos clientes entende essa pergunta como se fosse o lado que a bateria está instalada no carro, como se fosse, por exemplo, uma lâmpada de seta, da direita ou da esquerda. Mas não bem é assim. A primeiro coisa que você deve procurar quando te fazem essa pergunta é pelo polo positivo. Em seguida olhe para a bateria conforme a foto abaixo.

bateria a direita

Com os polos da bateria voltados para você, como na foto, ou melhor descrevendo: “posicionada de frente para você”, verifique onde está o positivo. Se ele estiver a sua direita, a bateria é de pólo à direita (positivo), se ele estiver a esquerda ela é de pólo à esquerda (positivo) ou, no caso, de pólo invertido. A dificuldade é que muitas vezes a gente tem que imaginar a bateria de frente para nossa barriga, como eu costumo explicar, porque a posição dela dentro do carro varia de modelo para modelo. Pois então use de sua imaginação para “enxergar”a bateria de frente para você como a foto acima.

Mas existe outro modo.

bateria GD

As fábricas de baterias são obrigadas a dar todas as referências técnicas de seus produtos que devem estar bem visíveis para o consumidor. Então procure nos rótulos uma referência com o número da amperagem da bateria e observe a última letra que o segue, como a foto acima (M60GD) que significa ser uma bateria de 60 amperes pólo positivo a direita. Se fosse M60GE, seria pólo a esquerda, ou invertido. Simplificando, o que vale é a última letra, se ela é “E” de esquerda, ou “D” de direita.

Alguma dúvida? Então participe do Mãos ao Auto deixando sua pergunta na seção de comentários deste post.

Please follow and like us:

This article has 24 Comments

  1. Olá, parabéns pelo site! Tenho uma dúvida: tenho um tempra ano 1997, e ele usa polo invertido, se eu tiver uma bateria com polo “normal”, posso usá-lo somente invertendo o lado da bateria? Há algum risco fazendo isso?

    Obrigado!

    1. Olá Kaio. Se possível use a bateria de polo invertido pois a fiação foi dimensionada para ela. Mas já instalamos várias baterias com polo normal sem problemas evidentes. Uma boa sugestão seria instalar junto uma “orelha” grande de proteção no positivo da bateria normal. Uma como as originais do Corsa. Mas seria apenas para desencargo de consciência, pois até hj não percebemos algum tipo de problema com o Tempra ou o Tipo ( que é muito parecido e já saiu de fábrica com a bateria de polo normal) Abraços.

    1. Olá Adriano. O seu maior problema vai ser espaço para esta bateria. Mas se for situação especial, como um som, por exemplo, o uso equlibrado ajuda a carga da bateria. Se seu carro tem ar condicionado, então ele está equipado com a alternador mais forte da linha. Lembrando que o alternador é dimensionado para o consumo de energia do carro que vem de fábrica. Ele, ou qualquer outro alternador, não é um carregador de bateria e sim um repositor da carga gasta pelo sistema elétrico existente.

    1. Olá Paulo.Acontece um baita curto com muitas faíscas. O primeiro a sofrer com isso é o alternador que está ligado direto na bateria. Se ele não tiver um fusível de segurança seus diodos internos queimam quase na hora.

  2. O lado dos polos não muda em nada no fornecimento da energia? Pode trocar sem problema, já que o cabeamento pra bateria do meu carro já não é mais o original?

    1. Olá Luiz. O positivo do carro tem que ser ligado no positivo da bateria e o negativo do carro no negativo da bateria. Esta condição não pode mudar nunca.O pólo invertido é apenas sua localização (do polo) na bateria para facilitar a instalação em alguns modelos como o fusca. Mas a ordem acima tem que ser respeitada. Jamais troque esta ligação.

    1. Olá Fabio. O ano do seu carro (o mesmo do meu) é o de transição de bateria. Mas ele acaba aceitando as duas, desde que o serviço seja confirmado e feito por um profissional. Veja qual está instalada no seu carro e repita o modelo.

  3. Boa noite! Fernando, comprei um Tiida SL 2012/2013 usado e a bateria que veio nele é da BRM modelo MXW35D. Creio que ela deve ter 35 amperes, estou achando muito pouco p/ um carro c/ tantas partes eletro/eletrônica! O que Você acha? Se for pouca qual a quantidade e marca(s) e (se não for pedir demais) modelo recomenda? Muito obrigado e um excelente dia!

    1. Olá Milton. Grato por participar. Esta referência pode ser de outro país. Segundo o aplicativo da Moura a bateria de reposição do seu carro é uma 60 AD, caixa alta. Mas tem que confirmar na loja comparando uma com a outra.

  4. Boa tarde….
    Preciso de uma bateria para um Fiat Novo Palio 1.4 2012/2013 nas pesquisas dizem que e positivo direita ..mas de frente para as letras (em posicao correta de leitura ….. nao tem o adesivo grande) o polo positivo fica a esquerda
    esta correto…onde fica sua loja
    Agradeco a ajuda

    1. Olá Raimundo. Minha loja é em Bh. Mas o Palio não usa bateria de pólo invertido. Para você saber se ela é invertida faça o seguinte: ela tem que ficar de frente para você o que significa que os dois pólos dela tem que ficar virados para você, ou para sua barriga. Se o pólo da direita for o positivo (tiver um + gravado) então ela é normal ou pólo a direita. Lembrando que a frente da bateria é o lado que os pólos ficam mais perto de um lado. A baterias do seu carro pode ser uma 48 AD, 50 D ou 60A D, dependendo do tamanho da capa.

      1. Boa noite Fernando
        Aqui em Cotia -Sp este problema deu discussao entre 3 Prof. de Auto eletricos e 2 Revendedores Moura e Heliar que visitei para testar o altenador e tirar duvida sobre a bateria. A minha esta do lado do motorista na posicao em que esta esta do artigo ” Como trocar uma bateria de carro” com o positivo para o fundo do Capo entao se virarmos ela e ficarmos na posicao de leitura o Positivo fica a esquerda , ia trocar na concessionaria mas teria que “morrer” em 530 telmer .
        Agradeço pela informaçao vou copiar e repassar para o pessoal que visitei, conheci seu site ontem vou continuar “ligado…..Um abraço e boa noite

  5. Fui comprar uma Bateria Heliar 100AP e o polo positivo situa-se à minha direita (olhando de frente), e na Hylu 4 x 4, ano 2011, 2.5, CD, o cabo positivo fica a esquerda, sendo necessário que se faça adaptação para instalação. Pergunto se existe Bateria Heliar 100 AP com polo invertido, ou seja, o positivo na minha esquerda e consequentemente o negativo à direita?
    Obrigado.

    1. Olá Antônio. Sim, existe desta bateria de pólo invertido ou positivo a esquerda. A numeração dela sempre vem acompanhada da letra “E” no final ou no meio. Mas lembre-se que “estar de frente” significa que os pólos estão virados para a pessoa ou para sua barriga, como costumo dizer, É nesta posição que se sabe em qual lado está o positivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *