Zinabre. Como limpar os pólos de uma bateria.

Zinabre é o nome do pó esverdeado que acumula no pólo de uma bateria assustando o dono do carro. Também é conhecido como o resultado da oxidação em materiais como cobre e latão, muito comum nos terminais das baterias dos nossos automóveis. Não apenas assusta o dono do carro, mas o zinabre pode realmente causar problemas na parte elétrica, como uma pane total da bateria, e por consequência, do carro. Além disso, o zinabre costuma espalhar-se por toda fiação do carro, e é conhecido entre eletricistas mais experientes como “câncer de carro”. Eu, particularmente, já encontrei zinabre até em fiações de painéis, escondida dos olhos de todos. Mas a primeira consequência do zinabre é o mau contato entre a bateria e a parte elétrica do carro.

Estado normal de um terminal de bateria.
Estado normal de um terminal de bateria.

como-tirar-zinabre-da-bateria
Na foto acima vemos o zinabre se espalhando pelo terminal. Mas pode ficar pior…

Outra consequência pela demora da limpeza do zinabre é a perda do terminal da bateria. Nesse caso deve-se trocar o terminal e também a bateria, (se ela for mais antiga) além de uma limpeza completa do local onde ela está instalada. O zinabre também é altamente corrosivo, podendo atingir outras partes do seu carro e até a lataria.

Sua bateria pode ficar assim, contaminada pelo zinabre...
Sua bateria pode ficar assim, contaminada pelo zinabre…

Como limpar?

Sim. Esse é o primeiro passo: limpar o zinabre dos pólos de uma bateria. Listei abaixo o material necessário que é encontrado facilmente. Talvez você os tenha em sua cozinha. O resultado final será surpreendente.

Material:

Um pincel.

Um pouco de água.

Um pano.

Bicarbonato de sódio.

Todos esses produtos juntos vão limpar completamente o zinabre da bateria.

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de 200 ml de água. Em seguida use o pincel para aplicar a solução somente em cima do terminal com zinabre. Aplique até se produza uma espuma verde e abundante. Essa é a intenção do processo. Espere um pouco e limpe tudo com muita água. Em seguida seque o local com o pedaço de pano. Tome cuidado com os olhos e também com sua roupa. Uma simples gota disso pode abrir um buraco em poucos dias e você com certeza perderá a roupa.

O resultado final será um terminal limpo, com uma cor bem típica do latão ou cobre. Resta verificar os danos no terminal. Se ele estiver bem fixo e sem “buracos” ou faltando pedaços, o trabalho feito bastará. Para que o zinabre não volte ou demore a voltar, aplique nos dois terminais da bateria um pouco de graxa ou vaselina. Esse produtos retardam em muito outra oxidação no local.

 

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This article has 32 Comments

  1. prezado, troquei a bateria de meu carro, que já estava com 4 anos de uso, em 05 de setembro de 2015, em razão do aparecimento de zinabre nos conectores, pois segundo me informaram, a qualquer momento ela deixaria de funcionar. Agora em outubro, quando abrir o capo do carro, verifiquei que a bateria nova, com 1 mês de uso já apresentava zinabre nos conectores. A bateria comprada foi a Moura de 60 amperes. Essa nova bateria estaria com defeito? Agradeço se poder ajudar.

    1. Olá Luis. Veja bem, alguns carros tem isso como um problema crônico, principalmente depois que aparece pela primeira vez.( muito uso de ar-condicionado, por exemplo, colabora para o surgimento do zinabre) O que vc deve fazer é limpar os contatos com uma solução de água com bicarbonato com a bateria desligada. Mas vc deverá fazer sempre uma manutenção periódica nos terminais. Dificilmente será defeito da bateria,mas o zinabre pode isolar o terminal e o carro vai para. Abraços.

    2. Bom dia! Também estou com este problema. Além de fazer a limpeza indicada aqui no comentário, vou testar uma dica que recebi de um amigo, usar graxa patente, depois de limpar. Segundo ele, não se forma mais nada ali onde a graxa for aplicada. Abraço!

  2. Olá Fernando, muito obrigado pelas dicas. De fato utilizo muito o ar. Fiquei interessado na dica da graxa. Uma única dúvida: Qual seria a graxa indicada para eliminar o zinabre dos contatos? Agradeço pela atenção dos amigos.

  3. seguinte
    esse modo e otimo tambem
    voce troca os termiais que nao custam nem 6 reais cada
    e no polo da bateria (desligada) raspe o zinabre com uma faca mesmo e de uma lixada com uma lixa qualquer de preferencia fina depois joga uma agua com detergente esfrega e pronto ta novinha aaaa mais uma coisa passar um WHITELUB FICA OTIMO ESPERO TER AJUDADO na minha resolveu desta forma e de mes em mes faço uma limpeza mais leve

  4. Boa noite, acabei de fazer o procedimento, mas ao inves de passar o pincel com o bicarbonato, eu virei o copo em cima dos terminais com zinabre, deve ter virado uns 100 ml e escorreu um pouco pelo carro e espirrou um pouco pelo carro, tem mto problema? tentei limpar tudo depois que espirrou e joguei bastante agua no mesmo local pra tentar titar tudo q escorreu embaixo…

  5. Bom dia. Inalei um pouco da poeira do zinabre ao tentar limpar os polos da bateria soprando com a boca. Tem algum problema? Eu corro algum risco a longo prazo?

  6. eu usei super lub white, e limpei com um pano para que além de tirar a sujeira fique bem seco. Será que fiz algo prejudicial a bateria ?

  7. Gostaria de saber se tem que desconectar o cabo da bateria pra poder limpar é a primeira vsz que faço isso me de uma dica por favor

    1. Olá Orivaldo. Para uma limpeza completa é necessário retirar o cabo. Mas antes verifique no manual do seu carro se algo pode ser afetdo por desligar a bateria. Procure nele as explicações sobre a bateria do seu carro. Se houver algo, então um eletricista vai ter que limpar os pólos energizando o carro com uma fonte externa.

  8. Olá meu carro ficou com mt zinabre e agora mesmo com a limpeza, o carro nao pega de manhã, tenho que dar tranco, depois ele vira normalmente, oq pode ser?

  9. Ola meu carro parou duas Vezes por causa de zimbre a primeira foi uma limprza superficial e principalmente no polo positivo resolvel mas duas semanas depois ( hoje rsrss) parou novamente entao apliquei a limpeza e o carro funcionou de primeira ! Obrigado pela dica simples e pratica !!!

  10. Nunca fiz manutenção em bateria, nunca soube que precisava ver isso, mas a bateria do meu carro anterior durou 5 anos sem problema e sem esse tal zinabre. A atual está com 4 anos de uso, fui fazer manutenção dos bicos de injeção e ao abrir o capô vi um branquinho tipo corrosão de pilha na borda da tampa da bateria. Tirei uma foto e fui perguntar pra quem conhece. Mas não tem nada nos conectores da bateria, só na borda da tampa e bem pouco, achei que tinha vazado líquido por ali. Me recomendaram a limpeza e se fosse necessário troca. Minha dúvida é: o que pode ter provocado isso? É um vazamento mesmo de ácido ou reação química, poderia me dar essa informação? Agradeço antecipadamente o esclarecimento. Abraço

    1. Olá Izabel. O zinabre é uma reação química do material do terminal da bateria com o material do terminal do cabo do carro. Algumas baterias podem apresentar uma reação maior. Se o carro está virando normal na chave, peça um teste de bateria em loja de confiança. Se estiver tudo bem ,faça apenas a limpeza.

  11. Olá , troquei a bateria do meu carro faz uma semana, só que antes tinha bastante zinabre mais foi limpo antes de colocar a bateria nova , será que o alternador está carregando demais???? Ou o cabo que precisa ser trocado

    1. Olá Mario. Mande medir a carga do alternador. O zinabre também pode acontecer por outros motivos, como uso excessivo de ar-condicionado. Trocar o cabo não ajuda. A reação é entre os terminais, o da bateria e o que é ligado nela. Mas toda vez que trocamos a bateria o alternador tem que ser medido. É de praxe. Faça uma manutenção periódica nos terminais da bateria que o zinabre não causará mais problemas. Abraços.

    1. Olá Pedro. Se o terminal soltar da bateria então é até melhor pra limpar, pois a muito do zinabre fica nos terminais. Mas se não soltar jogue um pouco da mistura e espere para tentar soltar e fazer um serviço bem melhor. Assim é feito nas oficinas. Mas Leia no manual o que pode afetar no carro por desligar a bateria e comece sempre desligando o NEGATIVO.

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