Quanto tempo dura uma bateria?

Eis uma pergunta interessante e constante da parte de nossos clientes. As baterias de hoje são bem diferentes das produzidas há 20 ou mais anos atrás, quando existiam fábricas de baterias caseiras, ou com pouco recursos tecnológicos. Essa mudança começou com a “falecida” Delco Freedom , que introduziu a primeira bateria selada no mercado brasileiro. Pelo menos a primeira que funcionou. Mesmo assim, os “protótipos” costumavam explodir nos carro. Mas foi a insistência na nova tecnologia que resultou na mais duradoura bateria já produzida no Brasil. Durante anos essa marca pioneira dominou o mercado de baterias, até que veio a separação da ACDelco da fábrica Delphi e começou a decadência comercial. A título de comparação, imagine o efeito se o Google fosse obrigado a trocar de nome. Ou seja, trocaram o nome da marca que estava vencendo.

Propaganda da bateria que revolucionou o mercado brasileiro.
Propaganda da bateria que revolucionou o mercado brasileiro.

O grande problema foi o aumento do preço das baterias. Pois muitas fábricas seguiram o modelo acima  e criaram suas próprias baterias seladas. Restou aos pequenos fabricantes a produção do que chamamos em nossa oficina de sub-bateria, um produto que valia o que custava: quase nada.

Muitos ainda acreditam que as baterias de manutenção duram mais do que as seladas exatamente por permitir um cuidado maior, como colocar água e manter a solução interna solta das placas. A bateria selada exige muito menos manutenção, pois sua água dura por toda vida útil da peça.   A introdução da bateria selada no Brasil foi uma necessidade urgente devido as mudanças que começavam a ocorrer com a parte elétrica dos nosso automóveis e o acesso restrito a essa nova tecnologia de energia. De fato, essa parte elétrica aumentava o consumo com novos acessórios e tecnologias, o que exigiu mais atenção do proprietário do carro através de uma manutenção em intervalos menores.

 

Mas quanto tempo dura uma bateria? Isso é relativo. Depende do uso, como ocorre com qualquer acessório do seu carro.  Desde de junho de 2014 que o INMETRO interferiu na fabricação das baterias exigindo que o que está escrito no rótulo seja realmente o que a bateria contém. Com isso as sub-baterias perderam o mercado e hoje em dia a durabilidade se equivale entre as marcas mais conhecidas.

Sua bateria vai durar mais se seu carro for mais simples, sem ar-condicionado, som de competição, faróis anormais, etc. Nesse caso ela pode durar anos. Mas na média, em um carro com todos os equipamentos de fábrica, uma bateria dura entre 2 anos a 2 anos e meio, com algumas exceções. (leia aqui sobre garantia de bateria) 

Os primeiros sintomas do fim da vida útil de uma bateria são evidentes, com o motor parecendo girar pesado na partida, ou o rádio desligando também na partida. Se isso acontecer uma vez não deixe acontecer outra vez. Você pode ficar na rua. Então, providencie rapidamente a troca de sua bateria.

No caso da melhor montadora, a Chevrolet, na sua linha de carros pequenos, está disparada na frente das outras montadoras em relação a durabilidade das baterias. Esses carros possuem uma excelente parte elétrica que poupa, em muito, o desgaste da bateria. A estranha coincidência é a marca da bateria original de fabrica da Chevrolet: AC delco… Vai entender. Por outro lado, a Fiat evoluiu muito neste mesmo aspecto.

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us:

This article has 435 Comments

  1. a bateria de meu carro ja tem 2 anos e 2 meses, é da marca reiflor.
    é um polo 2018
    uso pouco.
    qual bateria seria recomendadaw obrigado

    1. Olá atayde. A marca Reifor é antiga no mercado, mas não é a original do seu carro. 2 anos é uma boa durabilidade. A bateria que recomendamos aqui é a Tudor 60 A/H 18 meses de garantia, que passou a ser original da Volks este ano. O diferencial é que ela é a única que dá garantia por sobrecarga. (muito uso de ar-condicionado etc). Abraços.

    2. Polo 2018? Kkkk’ Não quis dizer, 2008? Meu Civic 2000 Aut. está com uma Moura desde 2012, firme e forte! Hehe Uso som, ar, tudo que tenho à disposição, abraço é excelente matéria!

    3. Boa tarde, só pra comentar aqui. Tenho um Polo 2007/2008 adquirido em setembro de 2007. A primeira bateria foi trocada em outubro de 2012, ou sejá mais de 5 anos de uso. E olha que ela não tinha zerado ainda, mas estava dando sinais de que iria me deixar na mão. Hoje março de 2016 ainda estou com a segunda bateria, e olha que uso o carro diariamente. A marca da primeira bateria eu não me lembro mas a segunda é uma Moura.

    4. Olá, tenhonuma civic 2014, e a bateria ainda eh a original, nunca deu sinais de fraqueza, porém viajei por 12 dias e ontem quando voltei o carro nao ligou, através de um cabo fiz ligação por outra bateria, que mesmo conectada e com o outro carro ligado, não pegou de primeira. Quando o carro pegou, deixei um tempo razoável ligado, e ainda dei umas voltas, porém hoje de manhã não ligou novamente. A bateria realmente esgotou ? Se sim, qual bateria indicada pra esse carro (civic LXR – 14/14). Grato, Rene.

      1. Olá rene. A bateria do seu carro é uma 50jd, segundo o aplicativo da Moura. No caso do seu carro eu sempre recomendo a marca moura por ser a que dura mais na linha gonda. A Heliar também é um boa indicação e também é uma 50 caixa fina e alta. E, sim, dois anos e meio é o tempo médio de duração desta bateria.

  2. Ola!Tenho Kadett Gsi 93/93,e possuo uma bateria da marca Heliar de 65a.Com bom tempo 4 anos e 6 meses e ainda seu indicador está verde e esta nunca morreu.E normal este tempo ?

    1. Olá César. A vida útil da sua bateria já venceu há anos. O que acontece é que, além da marca ser top, toda a linha da GM tem uma parte elétrica que ajuda muito na duração da bateria. São os modelos do mercado que demoram mais para trocar a bateria.(4 anos na média). O que pode ocorrer é a sua bateria arriar de vez e sem muito aviso, ou nenhum aviso. A luz verde é na verdade um densímetro que mede apenas um dos elementos da bateria (são 6) e então indica boa saúde apenas neste elemento. A sugestão é se preparar para a troca. Lembrando que a bateria original da Gm ,a AC Delco, é fabricada pela Heliar. Abraços.

    2. Troquei hoje minha bateria. Chamei o mecânico. O carro não pegava. O cara ficou espantado pois a bateria, uma Motorcraft 48Ah ainda era a original, de 2009 do Fiesta 1.0. Iria fazer 7 anos se aguentasse mais um pouco (03/09 é o que consta na bateria). Acho que essa sorte é só uma vez.

      1. Olá Rafael. Obrigado por participar. De fato acontece com alguns modelos uma bateria durar tanto. Uma série de fatores juntos ajudam nessa longevidade, por isso é raro. Fatores como uso equilibrado de ar condicionado, carro de uso diário (ao contrário de táxis), bom sistema elétrico e até uma boa direção ajudam. A montagem da bateria na fábrica, transporte até o consumidor final (sem quedas,etc) também é de suma importância. Temos ainda os alternadores que já saem “fortes” de fábrica para ajudar a bateria a suportar o sistema elétrico e eletrônico do nosso século.Abraços.

  3. Grato, pela cortesia de ter feito este comentário sobre baterias. Estava em dúvida quanto à trocar ou não a do meu carro. Agora sinto-me mais seguro.

  4. Meu carro é Voyage 2013 Trend 1.6 completo. A bateria é de 40A e está virando o motor com intermitência, além de desligar o rádio ao virar. Gostaria de saber está vencida, e, caso positivo, qual marca instalar.

    1. Olá Hélio. Sim os sintomas são de bateria com vida útil no fim: quase 3 anos de uso, arranque pesado, e radio desligando. Isso significa que pode parar de vez a qualquer momento. A marca que recomendo é Moura ou Tudor,(original Volks de 2015) ambas com 18 meses de garantia.

      1. Olá, Hélio! Concordo com a resposta do Fernando Ivanenko, no que tange a você ter que adquirir uma bateria nova, pois a do meu carro estava apresentando os sintomas que você relatou e depois que troquei, ficou mil maravilhas. Quanto às marcas não vou sugerir, apenas aconselho que troque pela marca da bateria original que veio no seu carro, pois o fabricante usa a bateria ideal para o carro que monta.

      2. Meu carro é um gol g5 2012, veio com a bateria heliar 60A, e tive que trocar hoje, durou 3 anos e 10 meses, Comprei a tudor 60A, mas a garantia é de 12 meses, e não 18

        1. Olá Murilo. Obrigado por participar. A Tudor também é uma boa marca. Tanto que anunciou que vai ser original da Volks. Existem dois modelos Tudor de 60: um de 12 meses de garantia, com a embalagem vermelha e a de 18 meses com a embalagem prata. Mas as duas são boas. Abraços.

  5. Tenho um astra 2011 e a bateria é original de fabrica ainda. O carro foi comprado em agosto de 2010, ou seja, a bateria tem 5 anos e 2 meses de uso. Excelente!

  6. Rafa BB! Tive um Astra. Excelente carro. Só que 2.0, bebia demais. Quando completou 5 anos e 6 meses, com a bateria original, fui pegar para sair e a bateria, sem mais nem menos, estava totalmente sem carga. Até o vidro que baixou um pouco, não subiu mais. Tive que comprar uma nova, afinal já tinha se passado muito tempo e era hora de trocar.

  7. Boa noite meu carro é um Gol Track ano 13/14 comprei ele em setembro 2013 não percebi essas falhas e hoje pleno feriadao me deixou na mão a bateria que esta nele é Moura e todos acessórios são de fábrica, duro que ate o kit conforto foi desconfigurado .

    1. É um belo carro. Leve-o à concessionária para fazer um teste na bateria e no alternador, para certificar-se de que está tudo em ordem.

  8. Boa tarde,tenho uma bateria moura com garantia 18 meses, o meu carro e uma parati 94/95 tem agulma substituta melhor que a moura pro meu carro vw com as mesma garanti a 60amp,ou que dure + tempo…….Obg….

    1. Ola amigo.A Moura tem um dos melhores produtos do mercado. Outra opção com vantagens a mais seria a Tudor 18 meses que também oferece garantia de sobrecarga ( a Moura e Heliar não cobrem sobrecarga), o que acontece muito em carros com som pesado. Já a bateria Heliar também oferece 18 meses de garantia, mas oferece como cortesia ao cliente um seguro 24 horas para qualquer pane elétrica que acontecer no carro. Você pode usar desse seguro por duas vezes durante a garantia. Em termos de durabilidade todas elas são muito parecidas. Vai depender também do uso do seu carro, se ele tem som pesado, ou ar condicionado, ou até mesmo se é um carro que fica muito parado. Isso tb diminui a vida útil da bateria. Uma outra opção seria aumentar a A/hora, instalando uma bateria de 70 A. Espero ter ajudado. Abraços e obrigado por participar do Mãos ao AUto

  9. Oi, boa noite, tenho um Siena 2011/2011, 1.0, e fiz a primeira troca de bateria há exatos 1ano e 8meses, coloquei bateria Heliar, e terei q trocar novamente, pois já me deixou na mão. Gostaria de saber qual a média de vida da bateria, se é normal essa troca com menos de 2 anos de uso. Carro partícula, uso pouco ar condicionado, mas o som uso com bastante frequência, porém só com o carro em movimento!

    1. No seu carro uma bateria de marca pode passar dos dois anos de vida útil. Além do que vc citou, o pouco uso do carro também diminui a vida da bateria.Mas está quase dentro da média da linha Fiat.Obrigado por participar do blog

  10. Tenho um Grand Siena 13/14 a bateria dele se esgotou hj com 49.000km é normal? Qual bateria vc sugere para substituição?

      1. oi, o meu siena do ano de 2010 / 2011 a bateria original é MOURA até agora está boa com 5/ 4 meses mas naum tenho ar condicionado e dificil usar o radio ………………….. ?????????????????????

  11. Olá. Tenho um Onix 2013 (03/2013), 30 000 km. Uso xenon (apenas a noite), som convencional, ar condicionado uso regular.
    A bateria é a de fábrica, uma AC DELCO. Ou seja, irá fazer 3 anos.
    Estou surpreso.
    Qual sua opinião?

    1. Olá Bruno. Não me surpreende durar tanto. A Chevrolet tem a melhor linha em relação a vida útil de baterias. Já vi casos de até 5 anos de durabilidade. Mas seria levar ao limite.Eu sugiro o seguintr: no primeiro sinal defraqueza dela, não espere um segundo e troque- a.

        1. Olá Paula. Grato por participar. O ano do carro e a rotina dele podem interferir na vida útil da bateria. Se você usa o carro diariamente, então é um defeito de fabricação que acontece. É chamado de defeito oculto. Mas se o carro fica parado, e é ligado algumas vezes por semana, ela pode descarregar ou apresentar defeito, por acúmulo de descarga. Quase sempre uma carga lenta pode recuperar ela.

  12. Tenho um honda fit 2004 com a bateria com 2 anos e meio. Ele parou comigo esses dias. Nen o painel ligava precisou de um amigo com o carro fazer uma chupeta sera que é a bateria

    1. Olá Kleber. Pelos sintomas, sim parece que sua bateria estragou. Mas antes de trocá-la peça ao vendedor que teste o alternador. É mais raro, mas pode acontecer um defeito nele. Se tudo estiver ok bastar trocar a bateria. Abraços.

  13. Tenho um onix 2013, a alguns dias parei num estacionamento e fiquei com o som ligado esperando meu marido, quando fui dar partida o carro nao pegou, os farois tambem ficaram ligados, mas nao desligavam, o farol direito e a lanterna direita ficaram ligado e o farol esquerdo e lanterna direita apagado, derrepente as luzes foram enfraquecendo ate que se apagaram, um amigo fez uma chupeta e ele voltou a funcionar normalmente, devo trocar a bateria ou isso ocorreu por ter ficado com o som ligado e os farois ligados, obs: meu som quando foi instalado eles instalaram de forma que sempre que desligo o carro e abro a porta ele desliga, segundo a pessoa que instalou isso aumentaria a durabilidade da bateria, devo trocar a bateria?

    1. Olá Thayane.Pelo sucedido e o tempo da bateria, que acredito ser original, sim, eu recomendo a troca pois vai acontecer de novo. Uma bateria em bom estado não vai arriar com um radio ligado. A não ser que seja por horas como de um dia para o outro.Ela está indo para três anos de funcionamento, o que é um tempo bom. Substitua por uma original, no seu caso é uma AC Delco 45 ou 60A. Obrigado por participar!

  14. Olá amigo, tenho uma ecosport 2011 /2012, a bateria dela ainda é original, funciona tudo perfeitamente, porém, pela manhã, as vezes preciso bater arranque até três vezes para o carro ligar, isso tem alguma relação com a bateria?
    Obrigado.

    1. OLá joão. Não se a bateria girar o motor com facilidade. Se ele gira forte e não pega pode ser até uso de álcool ruim. (se ele for flex). Mantenha o reservatório de gasolina sempre completo e passe a usar somente gasolina se for o caso.

  15. Vou trocar hoje de bateria (Citroen c1), ainda e de origem durou 9 anos (desde dez de 2006). Trata-se de uma bateria seca (com olho para verificar a carga (verde)). Hoje entra uma nova.

    1. OLá Ernesto. Eu recomendo a Moura 60 A/H. A maioria dos modelos da Volks saíram com a Moura como original. Alguns modelos saíram com a Heliar. Mas a minha marca preferida continua sendo a Moura pela excelente durabilidade.

  16. BOM DIA,
    Tenho um MEGANE SEDAN 2,0 16V ano 2004/2005 completao a bateria marca zetta 40 ah ja passou quase 40.000km certo, agora ja colquei os leds farois/ lanterna/ torpedos traseiro, etc nao esta funcionar e o motor ta funcionar por isso nao combinar bateria 40 ah e posso comprar outra bateria moura 75 ou 70 ah vai provocar os pane eletricas ou normal?
    Qual bateria vc sugere para substituição por 75 ah ou 70 ou 65 ou 60ah?

  17. boa tarde ,meu carro e um ford focus2011/ 2012 sua bateria e original motor craft meu carro estava a dois dias sem ligar bati na chave pegou na hora,porem 10 minutos depôs de sair desliguei pra fazer compras quando voltei a bateria nao conseguiu girar o motor será que foi a carga roubada ou a bateria ta ruim uma vez que depôs de ter dado uma chupeta ele volto ao normal e nao apresentou mais nada. qual a bateria indicada ? desde ja agradeço pela atenção.

    1. Olá Eder. Tudo indica que é bateria ruim e que vai acontecer novamente. Se fosse um roubo de carga ele não pegaria depois de dois dias. 11/12 São 4 a 5 anos de uso. Eu recomendo a troca. A bateia motor craft normalmente é uma Moura com o rótulo mudado. Se for o focus sedan a bateria é uma moura 48 a/h. Se for o focus Hatch é uma 60 a/h. Confira com a que está no seu carro. Abraços

  18. Olá.

    Tenho uma ecosport 2011/2011 e abateria ainda é a original de fábrica. Hoje, meu carro não deva partida. Ao girar a chave só escutava uns estalidos e as luzes do painel piscavam. Foi necessário o uso de uma carregador, que deu uma pequena carga, o que me permitiu chegar em casa. Mas ao desligar o motor, tentei dar partida e de novo o carro não. Pegou. Como a bateria não deu sinais de fim de vida útil e o carro já vai para 5 anos, é possível que isso seja pane de bateria?

    Cordialmente,
    Mônica T Santos

  19. Possuo um new fiesta ha exatos 3 anos e do nada a bateria apagou… Achei muito estranho ela nao dado sinais de que estava “morrendo”.

    1. OLá Erivaldo. De fato os sinais são mínimos e acontecem de um dia para o outro.Um deles é quando damos partida e alguns números no painel apagam. A causa é que as baterias não evoluíram como os eletrônicos dos nossos automóveis. Ainda usamos baterias que equipavam carros da década de 70! Abraços e obrigado por participar do blog.

      1. Boa lembrança! Está na hora de pensarem, os que são da área de engenharia elétrica e afins, numa bateria condizente com os tempos atuais.

  20. Tenho um Honda fit 2005, já é a 3a vez que a bateria dele arria do nada, logo após desligá-lo. Tento ligar o carro mas nem o painel acende, somente mediante chupeta com a bateria de outro carro. Às vezes o rádio desliga sozinho tb. A bateria é heliar, marca boa, nova, na 1a vez que aconteceu achei que fosse problema de carga, pus a bateria pra recarregar, porém o problema vem insistindo e aconteceu outras vezes… Sempre arria após desligar o carro. Sabe qual problema pode ser? Será que a parte elétrica tb tá envolvida, pois quando a bateria arria, as travas do carro não funcionam…

    1. OLá Rodrigo.Pode ser defeito no alternador que é o responsável por manter a carga da bateria. Defeito na bateria somente a fábrica pode descartar, se ela estiver ainda na garantia. Roubo de carga somente acontece quando deixamos algo ligado, como faroletes. Outra opção sera terminal da bateria bambo, mal conectado, Isto é fácil de verificar, bastando tentar gira=lo com as mãos. Ele não pode mexer. Vale a pena também conferir o aterramento do carro.

  21. Olá! Tenho um Palio ELX 1.4, que de um dia para outro ficou com a bateria zerada. Como ela já tem 4 anos de vida útil, pretendo troca-la. A especificação do manual fala em 40Ah. Gostaria de saber se poderia trocar por uma bateria com maior amperagem. Haveria algum problema?

  22. Bom dia. Possuo um Peugeot 308 2.0 que apesar de ser 13/14 foi retirado da concessionária 0Km em Outubro de 2014. Agora em Dezembro de 2015 o carro começou a dar indícios de bateria fraca (relógio do carro atrasou e dificuldade na partida). Em tão pouco tempo isso já pode mesmo acontecer?
    Pelo fato do carro ter sido fabricado em 2013 há influência nisso?
    Utilizo o carro diariamente e está com 30 mil km.

    Obrigado

    1. OLá André. Sim. A durabilidade varia de modelo para modelo. Os modelos da Gm, por exemplo, chegam a durae 5,6 e há casos de até 8 anos. Uma bateria com 2 anos de fabricação já está com a vida útil sujeita aos exageros da parte elétrica do carro. Também pode ser defeito na fabricação da bateria que diminuiu a vida útil dela. Lembrando que o que vale como data de fabricação, no caso da bateria, é a data que está gravada nela, e não a do carro. A fábrica de bateria tem o direito de vender uma bateria com até um ano de fabricação. Melhor trocar a peça e ser feliz com uma nova. Abraços.

  23. Boa Tarde Fernando, tenho um Celta 2010, troquei a bateria dele em março de 2014, ela descarregou e estragou geral, com menos de 02 anos era AC Delco60a, posso colocar a Moura? Apesar de ser um Chevrolet e a marca indicada ser a Delco gostaria de mudar dessa vez pela Moura, teria algum problema? Achei que ela n]ao durou muito.
    Abraços
    Cláudia

    1. Olá Claudia. Obrigado por participar do site.Sim, vc pode usar a Bateria Moura sem problema nenhum. É uma das melhores marcas do mercado brasileiro. Mas eu recomendo que também faça uma medida do alternador do carro. É algo simples e vai ser uma serviço mais garantido. Normalmente a loja de bateria faz essa medida como cortesia.

  24. Tenho um palio economi, quero saber qual é a marca de bateria que seja mais adquada para esse modelo de carro ? Sendo que ele está com uma bateria da marca bosh, e depois de 2 anos de uso acabou.

  25. Tenho um Polo 2012/2013, comprado em janeiro de 2013. A bateria que veio nele é Heliar, acho que 60A. Mês passado ela me deixou na mão. Estava com o o tablet carregando e o som ligado, as vezes ligava o carro e deixava o ar ligado por um tempo e desligava. A cada 15 minutos eu dava partida pra ver a bateria não ia descarregar. Quando fui ligar para sair, ela não pegava. Um letricista fez uma chupeta e blz, não troquei. Porém antes de isso acontecer eu notava algumas pequenas falhas na partida. O som não desligava quando dava na partida, mas notava um leve engasgo, e agora noto novamente esses engasgo de vez em quando. O medo é ficar parado em algum lugar novamente. Será que devo trocar? mantenho a mesma marca Heliar?

  26. Boa noite. Tenho um gol G-6 trend 1.6 2013 com 32.000km. Chego em casa as 10 h da noite e deixo ele na garagem sem acionar o alarme e de manhã qdo vou sair está sem bateria. Preciso trocar a bateria ou dá para dar uma carga nela? Obrigado.

    1. Olá Rogério. Obrigado pela participação. O mais certo é trocar a bateria. São quase três anos de uso e como vc chega em casa em um horário que gasta mais energia o fato dela amanhecer arriada significa que perdeu sua capacidade de armazenar energia em descanso. Troque-a para que não fique em situações mais complicadas.Eu sugiro uma Moura ou Heliar da mesma amperagem que está no seu carro.

  27. Boa noite, muito legal suas inofrmacoes! Tenho um troller 2008 motor diesel 3.0(mesmo da ranger 3.0), bateria Heliar de 70 amperes com 2 anos de uso, nesses dois anos andei apenas uns 8000 km. Uso pouco farol, quase não ando a noite, carro e so de trilha. Mas o uso mais pesado e o do guincho eletrico, esse sim e um comedor nato de energia. Vc acha que essa bateria precisa ser trocada? Ficar sem partida no meio do nada e dose, muito obrigado! Reubert

    1. Olá Reubert. Obrigado por participar do blog. Pelos sintomas que vc menciona, pelo uso do carro e os equipamentos elétricos pesados, creio que deva trocar a bateria porque vai acontecer de ficar sem partida a qualquer instante.

  28. Fernando, obrigado pela pronta resposta! O guincho não e usado sempre, talvez nesses dois anos ele so funcionou umas 2 horas trabalhando, o resto e so parado, mesmo assim vc acha que pode dar zebra?

    1. Então faça o seguinte antes de trocá-la: procure uma auto elétrica e peça para dar uma carga lenta e depois fazer o teste de bateria. Se tudo ficar normal ela vai durar mais. Mesmo assim vc deve ligar mais o motor do carro para que ela não perca densidade.

      1. Fernando troquei a bateria do meu Cruze ha um ano e 2 meses e hj ela zerou. Ja acabou a garantia que era de um ano. Eh isso mesmo? Soh dura isso? Onfornecedor disse que abida útil de uma bateria hoje eh de no máximo 1 ano e meio… estranho isso tudo

  29. Tenho um Jimny 2013 e sempre está descarregando, já é quarta vez que chamo a seguradora para carregar a bateria e no posto enquanto estava enchendo gasolina o farol estava ligado e o gps ligado e quando fui ligar ela não pegou e necessitei da ajuda da seguradora para carregar. A minha bateria é Heliar 45 ah será que é melhor aumentar a ah maior?
    desde já agradeço.

    1. Olá Nelson. Verifique no manual do carro se a original é 45, pois os catálogos de aplicação indicam que é uma bateria 50 JE (no caso da Moura), ou seja, sua bateria deveria ser uma 50A caixa alta e com polo a esquerda. Repare se a que está instalada no seu carro é a original.Abraços.

  30. Tenho uma bateria Moura 60A que acreditem se quiser. Já está no meu carro a exatos 8 anos e 6 meses. O carro é de garagem e rodo muito pouco. De 10 em 10 dias deixo o carro ligado por 25 minutos para não arriar a bateria. Meu carro é um gol 1.0 city 8v, ano 2005.
    Sei que muitos vão duvidar mas ainda tenho a nota fiscal dela.

  31. Olá. Tenho um Spin 12/13 LT e é a segunda vez que troco a bateria. Na verdade a primeira vez foi trocada pela própria montadora e hoje (02/01/16) tive que trocá-la fora da garantia para meu desespero. Penso que eles devem calcular bem o chamado “descarte programado” pois acabou exatamente 5 meses depois do fim da garantia do veículo. Minha primeira pergunta é: a Bateria durou 2 anos e cinco meses aproximadamente, é normal? Tenho visto os colegas falarem de cinco anos para carros GM. Segunda: Coloquei uma bateria de 60 amp, será que segura melhor ou devo voltar a usar a AC DELCO original de 48 amp? Coloquei a Heliar Freendom. Terceira: Carros a GNV consomem mais bateria? Um forte abraço e obrigado.

    1. Olá André. Obrigado por participar e me desculpe pela demora da resposta. Com certeza algumas baterias parecem programadas para acabar assim que termina a garantia. Sim, é normal uma bateria durar 2 anos e cinco meses. Algumas duram 2 anos. De fato a Gm é famosa pela durabilidade de baterias, mas apenas a linha pequena tem se destacado mais nesse aspecto. Carros como Celta e Corsa básicos podem chegar a durar 5 ou mais anos. A Ac DElco e a Heliar são produtos da mesma fábrica e muito semelhantes na qualidade. Pelo aplicativo da Moura, a bateria de reposição do seu carro é uma 60 AD, ou seja : 60A caixa alta e que realmente deveria durar mais. Confirme essa informação com o seu revendedor. Quantos aos carro GNV, com instalação particular, (não de fábrica) nossa experiência diz que realmente a bateria, arranque, e alternador podem ser mais comprometidos.Essa situação tem ocorrido com frequência em nossas oficinas e a conclusão final é que todos eles eram com GNV.Mas não é regra. Veja este link: http://www.maosaoauto.com.br/2015/04/vantagens-e-desvantagens-do-carro-a-gas/ Abraços e volte sempre.

  32. Olá Fernando . Como disse acima minha bateria tem 8 anos e meio. Meu carro um gol 1.0 , 8v, 2005. A bateria original de fábrica só tinha 45 amp. Durou um ano e meio. Coloquei a de 60 da moura os 8,5 está boa ate agora. Quando essa acabar posso por uma de 70 A da Moura ou isso compromete alguma coisa. Desde já muito obrigado e parabéns pelo site.

    1. Bom seu comentário sobre a bateria de 60A! Algumas pessoas criticam a troca afirmando que o carro não é dimensionado para uma bateria mais forte. Mas o dimensionado aí é o alternador. Como o mais fraco do mercado, e que sai de linha, é de 70 A (carros sem ar), ele sobra para uma bateria de 60. Basta lembrar que antigamente o alternador mais forte do mercado era de 45A e os caminhões saíam de fábrica com alternadores de 35 e baterias de 150! Isto significa, que, hoje em dia, uma bateria de 60 no lugar da de 48 ou 45 é viável e existem vários exemplos de maior durabilidade. Também já observamos o contrário: carros com ar-condicionado, alternador de 90 ou mais amperes, e com bateria de 40 A original de fábrica.(O Fox é um bom exemplo disso). O problema é que algumas pessoas, por desinformação, (e também falta de informação da fábrica) confundem o alternador com carregador de baterias.Na verdade ele é um forte repositor de carga. Ou seja, ele repõe imediatamente o que está sendo consumido, mas jamais vai carregar uma bateria totalmente descarregada. Aliás já postamos sobre isso. http://www.maosaoauto.com.br/2015/08/como-carregar-uma-bateria/ Quanto a bateria de 70A já encontramos muitas instaladas sem mais problemas. Mas eu sugiro que mantenha a de 60 porque vai aumentar pouco a vida útil, vai ficar apertado onde fica bateria e o principal: mudar pouco por um preço bem maior, Fique com o exemplo já vivido, a de 60A.

  33. Fernando mais uma pergunta. Qual a sua opinião sobre a Zetta. Os revendedores insistem em dizer que é ótima pois é fabricada pela Moura. Poderia falar um pouco sobre isso. Quais as reais diferenças das duas ??
    Desde já obrigado. Abraço

  34. Olá, Fernando, quero que voce me de uma ajuda. A bateria do meu carro 2013 Jimny era Heliar 47ah e estava sem carga, e um colega que trabalha na loja de baterias, ele trouxe uma bateria da marca Heliar Free de 45ah, agora me deixou com cuca esquentada, e dúvidas, essa bateria com 2 ah a menos vai dar problema ou algo desagradável futuramente?

    1. Olá Nelson. Obrigado por participar. De fato elas são idênticas. O que houve foi uma mudança da parte do INMETRO que exigiu que as baterias tenham a especificações técnicas estampadas em seu rótulos regulamentadas. Muitas fábricas não produziam exatamente o que anunciavam. Pode ficar tranquilo com relação a isso. Trata-se da mesmíssima bateria. Abraços.

  35. Ola, meu celta 11/12 no ultimo fim de semana negou partida primeira vez.
    bateria original ACdelco 42ah, notava que o radio tambem original desligava quando dava partida porém partida suave, mais com a conciencia que ja tinha passado to prazo de vida util.
    vou trocar a bateria e não teria problemas em colocar uma ACdelco 48ah??? sendo que a original é de 42ah?!
    att: silvio!

    1. Olá Sílvio. Não haverá problema. A diferença é muito pouca e os carros de hoje tem seus alternadores dimensionados para baterias até muito mais fortes. Por exemplo: no aplicativo da Moura para o seu carro a bateria de reposição é de 60 amperes. Mas se seu Celta não tiver ar condicionado, use a de 48 que terá uma boa durabilidade e com um preço menor. Abraços.

  36. Tenho um Ford ka 2000, porém tem um ano e meio que coloquei bateria nova e ja está fraca a ponto de toda vez ter que fazer enxerto par funcionar, será que tem algo de errado com a bateria mesmo?

    1. Ola Carlos.Obrigado pela participação. Sim, pode ser vida útil curta de bateria, acontece com frequência. Mas é bom perceber se o carro fica mais desligado do que o normal. SE for o caso a bateria descarrega mas vezes e vai precisar de uma carga lenta em carregador. Você deve também medir o alternador. Abraços

  37. Tenho um Novo Uno 1.0 2010/2011 fez 5 anos agora e está com bateria Heliar 60amp original de fabrica. Até então nunca deu sinal de falhas. Porém, o carro ficou parado no final do ano por 7 dias. Quando fui ligar, não acendia nada. Fiz um chupeta e pegou de primeira, rodei uns 10-15 minutos e parei pra ir no supermercado. Quando sai, havia descarregado novamente, porem as luzes acendiam, só não dava partida. Nova chupeta e rodei por 35 minutos. Fui dormir e hoje de manhã a mesma coisa.

    No caso, pode estar somente necessitando dar uma carga ou já seria melhor partir pra uma troca?
    Ví modelo da Pioneira (R$270- 1 ano garantia )e da Cral (R$350- 1 ano e 6 meses). Qual seria melhor? essas marcas são boas?

    Obrigado

    1. Olá Heuger. De fato é uma bateria muito antiga. A melhor opção sera a troca, pois a situação vai se repetir. Das duas bateria que vc mencionou a CRal é a mais antiga, com 70 anos de fábrica. Ela também cobre sobrecarga (garantia). A moura e a Heliar são top. Mas por aqui em BH a moura e a heliar custam 360 ou menos!Abraços.

      1. Obrigado. Aqui na minha cidade/regiao a Moura está R$430. A Heliar tb está esse preço ou até um pouco mais, chegando em R$500. Creio que a Cral por R$350, com o mesmo tempo de garantia da Moura é suficiente. Ah, detalhe, eu uso pouco o carro, minha quilometragem ainda está baixa pra 5 anos de uso (40 mil km), isso influencia pra bateria durar mais,correto?

  38. Boa tarde, tenho um fox 1.6 2009 completo. Acontece q o carro falha as vezes na partida, desliga o rádio também, a mesma me deixou na mão a uns 8 meses. Baterial atual é AcDelco 48ah, devo trocar por uma de mesma amperagem ou de 60ah? Se trocar e manter os 48ah existe algum problema?

    Sds,

    1. Olá Rogério. A bateria do seu carro para reposição (ou seja: quando a original estraga) é a 60 caixa alta segundo o aplicativo da Moura. E nós concordamos com essa aplicação. A bateria de 60 tem mais vantagens pois tem maior capacidade de armazenar energia e também tem uma corrente da partida maior do que uma de 48.Seu carro também possui um alternador já dimensionado para uma bateria mais forte. Abraços e obrigado por participar.

  39. Boa nte fernando, troquei uma bateria 3 meses antes de vencer a garantia, deram-me outra nova só que com os mesmos 3 meses restantes de garantia, isto esta certo por ser outra bateria nova?

    1. Olá Cassio. Sim, é assim que funciona. Você teria direito a mais tempo de garantia se ela estragasse mais cedo do que foi. Por exemplo: estragou com seis meses a bateria nova continuaria com a garantia da estragada, no caso, o restante da garantia. Mas também se fosse no último dia da garantia, por lei, a fábrica teria que dar o mínimo estipulado de três meses a mais.Eu acredito que tudo é questão de cortesia de quem vende. Se a fábrica entrega uma bateria lacrada para trocar a sua, não custa nada o revendedor dar também uma garantia nova. Mas por lei eles podem fazer o que fizeram. Abraços e obrigado por perguntar.

  40. Olá Fernando tenho um Fox 1.0 2013/2014 há cerca de dois dias comecei a notar o rádio desligando quando dava a partida, também uso muito o ar condicionado e sim me deixou na mão ontem à noite o painel dava sinal e nada do carro pegar como precisava sair meu irmão deu um tranco funcionou, hoje pela manhã ligou normal porém deixei parado por umas duas horas no centro da cidade e sim me deixou na mão minha sorte foi ter encontrado um cabo pra comprar fazer chupeta e sair dali a dúvida é realmente é a bateria ou será que pode ser outro problema?

    1. Olá Tálita. São sinais claros de bateria com defeito. Ou seja: o carro repõe a energia mas a bateria não cumpre a função dela que é armazenar a mesma energia. É normal a bateria do Fox durar o tempo que durou no seu carro. Segundo o aplicativo da Moura você deve instalar na troca uma bateria de 60 A/H caixa alta. Faça isso para não ficar mais na mão…Abraços e obrigado por participar no site.

  41. Boa tarde Fernando,

    Aconteceu ontem comigo a seguinte situação: Fui trabalhar como todos os dias, o carro passou das 08h às 18h no estacionamento, fui pra casa tomei meu banho, jantei, descansei 30 min e quando fui sair para academia o carro não ligou… ligava o painel, faróis, limpadores mas quando eu girava a ignição para ligar o motor só estralava (tec tec tec), tentei algumas vezes e nada de ligar o motor, tentei falar com alguns mecânicos e não consegui contato algum, coloquei o carro na garagem empurrando. E hoje pela manhã o carro ligou de primeira, sem ninguém ter feito nada.
    Depois que o carro ligou fiz o que um amigo me recomendou, lixei os conectores e os polos da bateria, pois estavam com aquele aspecto esbranquiçado e um dos conectores estava enferrujado.
    Mesmo o carro pegando normalmente fui ao mecânico, ele colocou uma maquina que mede algo na bateria e disse que estava normal, apenas trocou o conector enferrujado.

    Desde já agradeço, e meus parabéns pelo blog.

    1. Olá Yuri. Obrigado pela participação. Se a bateria passou no teste, então era o conector enferrujado. Mesmo assim fique atento ao tempo de uso dela e se acontecer de novo pode ser caso de troca. (se ela for mais antiga, coisa de dois ou mais anos de uso ) Abraços.

  42. Tudo bem Fernando
    Tenho um Siena ELX 2008/2009 e fiz a primeira troca de bateria hoje, 14/01/15. O carro está com 50.000 Km e a bateria durou 7 anos, mesmo eu usando o ar condicionado direto e ainda possuo um módulo para o som. Comprei a reposição na marca original, Moura, de 60: a anterior era de 40. Essa durabilidade se deve a que meu amigo? Abraço!

    1. Olá Arílson. Grato pela participação.De fato casos como seu acontecem e comprovam que o que é dimensionado é o sistema elétrico, e não a força ou tamanho da bateria. Bato nesta tecla há muito. Mas muitos fatores podem contribuir para esse sucesso. A marca é top, o que significa matéria prima de primeira.A Fiat aprende com erros, ao contrário de outras fábricas. Eu diria que a GM acompanha este estilo. O tipo de direção também influencia, ou seja: um motorista que se preocupa com o carro é mais atento e tudo dura mais.Por fim, um outro bom motivo: o montador de baterias. Mesmo em 2016 algumas fábricas ainda empregam montadores de baterias, o que significa qualificação e resultado melhores na solda dos elementos de chumbo. Isto sempre contou. Antigamente um bom montador de baterias era valorizado, um craque das baterias poderia valer muito.A parte elétrica como um todo também é influência. Então repita o acerto e insista na marca. Abraços.

  43. Tenho uma L200 outdoor 2008 já troquei de bateria mais se eu passar mais de três dias sem ligar o motor pronto ela não pega mais .quantos Ampére tem q ser a bateria pra esse carro e qual marca aconselhavel.

    1. Olá Lima. A bateria do seu carro é uma 70 A pólo a esquerda. Ou, segundo o aplicativo da MOura , é uma M70 KE. Mas Procure saber se existe uma fuga de corrente, talvez algum acessório que fica energizado sem você saber.O alternador também deve ser medido. São serviços simples que qualquer loja de bateria deve oferecer ao cliente antes da troca da bateria. Abraços e obrigado pela participação.

  44. Gostei muito do seu site, muito esclarecedor. Tenho um Novo Uno Way 1.4 2011 com a bateria ainda original, tinha um rastreador que sempre deu problema e retirei depois de 10 meses em 2012. Ando muito pouco com o carro, está com 17.000 e desde 2012 se deixar ele sem ligar 5 dias já era a bateria (Som, Travas, Vidros, Alarme tudo original). Medindo com Multímetro a fuga está com 0,07 mA, testando o Alternador está carregando legal. Com 2 dias sem ligar está com 12V certos, ligando todos os dias fica com 12.30v, Como estou andando diariamente com o carro não está me deixando na mão e se eu ficar 3 dias sem ligar está tudo normal. A bateira está com 5 anos e 2 meses e o carro está indo com essa bateria Moura 50A. Agora se ficar 5 dias sem ligar já era, descarrega. Mas se eu andar todos os dias fica normal sem sustos, só não pode passar de 5 dias. A bateria se comporta assim desde 2012 até hoje. Isso é normal amigo?

    1. Olá Carlos. Agradeço sua participação. Sim é normal por causa da forma que o carro está sendo usado. Segundo as fábricas uma bateria descarrega 3% ao dia. Se o carro for usado diariamente esta porcentagem é insignificante.Quando deixamos nosso carro parado por dias é o costume de deixá-lo assim que uma hora causa a queda da densidade e ela arria.Isso porque por mais forte que seja um alternador ele não é um carregador de bateria e sim um repositor da carga que está sendo usada. Ou seja: uma carro que fica mais parado acumula uma descarga que somente um carregador vai repor 100%.O resultado vai ser o que você narra: depois de alguns dias ela descarrega e a tendencia é piorar.Obviamente que devemos levar em conta a marca, talvez uma Moura no seu caso, o tempo de fabricação e a capacidade da bateria.O que eu vejo é que em breve, por força de vida útil vencida, a troca vai ser necessária, pois ela vai perder definitivamente a capacidade de armazenar a energia.Fique atento para não ficar na mão com o seu carro. Obrigado e abraços.

  45. Tenho um ônix ltz tirado junho de 2013 portanto dois anos e meio.
    Nesta semana minha bateria deu sinal de problemas
    Levei na javep rio preto e fui atendido muito bem pelo pessoal da oficina.
    Trocaram na hora com custo zero.
    O ônix estava na garantia.
    Só tenho que agradecer a GM e a javep pelo bom atendimento.

  46. Como são as coisas Fernando. Aqui em São Paulo, ainda não achei uma Oficina honesta com profissionais qualificados. Existem um bando de picaretas que colocam defeito em tudo e só querem lucrar, descartando a fidelidade ao cliente. Fui ligar para saber um simples orçamento de troca de fluido de freio e passaram o orçamento de 500,00 condenando o disco que nem chegou a 10 mm, e a pastilha que nem está gasto 2 mm. Tive que ficar pesquisando tutoriais na internet, medir a fuga de corrente, retirando fusível por fusível, pois quando fui fazer o orçamento da bateria o suposto “Técnico” informou que está na hora de fazer o alternador etc etc etc coisa que o amigo já viu em anos de profissão. Sendo que nem olhou o estado da bateria sem medições ou testes. Por acaso Você conhece e indica algum profissional por aqui? Moro na Capital. Forte abraço e parabéns pelo Site.

    1. Hoje mesmo eu conversei com um amigo sobre esta fidelização de clientes pela qualidade do serviço oferecido. E o assunto foi exatamente a falta disso em estados como São Paulo. Infelizmente não conheço ninguém fora de Bh que tenha oficina. Mas, embora aqui também exista pilantras, ainda existem muitas oficinas que fidelizam o cliente. Muitos companheiros de profissão trocam informações sobre defeitos e soluções, preços menores e até qual deve ser o pagamento justo do serviço. No final da conversa chegamos a conclusão que Belo Horizonte, embora já seja uma metrópole enorme, ainda guarda tradições da antiga grande e boa roça que era. Talvez seja o que falte por aí. Abraços e volte sempre.

    2. Carlos Marx, só para saber: essas oficinas que você cita, das quais fujo, ou seja, não procuro, pelo que entendi não são concessionárias Fiat? Meu carro, um Pálio – 2011, só levo na concessionária GM e sempre sou bem atendido. Nunca inventam nada que me assuste. Às vezes queremos economizar evitando concessionárias, que de modo geral são limpas e organizadas e acabamos indo a oficinas sujas e desorganizadas. Temos que lembrar que o barato pode sair caro. Desculpe comentar, mas não pude deixar de sentir uma repulsa ao atendimento que você alegou ter recebido de supostos técnicos. Antes de conhecer este site (Mãos ao Auto), surgiu uma diminuição de rendimento da bateria do meu carro. Fui à concessionária e disseram que estava na hora de trocar a bateria. Fiquei desconfiado e disse que ia pensar sobre o assunto, mas minha preocupação estava no investimento que teria que fazer. Sai da concessionária e fui apanhar minha esposa no trabalho. Estacionei em frente à uma oficina mecânica cheia de carros e tive o impulso (negativo) de ficar na calçada, olhando pra dentro da oficina. O mecânico perguntou se podia ajudar. Resolvi contar o problema da bateria. Ele foi solícito e pediu para dar uma olhada. Pediu e abri o capô. Olhou, fez um teste e disse que precisava dar uma carga na bateria, o que não era o caso. O carro tinha sido lavado naquele dia. Ele deixou várias marcas pretas de graxa na parte interna e externa do capô, pelas mãos sem asseio. À noite desse mesmo dia, pesquisando sobre bateria na internet, encontrei o Mãos ao Auto. Comentei meu problema observado na bateria, aqui no site. O Fernando disse que pelo tempo de uso estava na hora de trocar a bateria. No dia seguinte, não pensei duas vezes. Fui à concessionária e troquei a bateria. Estou satisfeito.

      1. malfatti, caro amigo, não levo aos chamados “Porcões” levo em auto center e também em concessionarias e também na Bosch, Porto Seguro, Della Via entre outras. O porque disso? se acontecer algo vou logo para justiça. Uma vez em uma concessionaria GM levaram para trocar o óleo, o técnico esqueceu de apertar o parafuso do cárter do carro da empresa onde trabalhava, perdeu um motor de uma S10, ganharam outro Motor lacrado, 0 KM na justiça. O problema é a qualificação dos chamados “técnicos” aqui em São Paulo, a capital dos desonestos e pilantras. Morava em Volta Redonda RJ e como é uma cidade média e todo mundo conhece todo mundo não existiam essas coisas por lá, a rapaziada era mais honesta pois procurava fidelizar os clientes. Quando vim morar em Sampa fiquei de bobeira como gostam de ganhar dinheiro com poucas coisas. Um aperto no cárter e nas rodas 30,00 trocar uma tampa do radiador 15,00 trocar uma bateria 15,00 e por aí vai. Amigo, fui levar o carro em varias concessionarias de tantas marcas e foi raro o atendimento honesto por aqui. Na Ford fui trocar o óleo e quiseram alinhar as rodas, sendo que alinhei e estava com menos de 5000 KM, no Auto Center da Castrol Colocaram óleo errado, sorte que ao pagar vi as embalagens erradas e Loprei com o cara. Meu antigo Escort 92 Fui levar para equalizar o carburador por causa da Controlar e me cobraram 600,00, repito 600,00 o preço de um novo na Ford. Meu Tio levou seu Uno para verificar o problema no corpo da borboleta cobraram 1000,00, desmontei e soldei vendo um tutorial na internet e 1 hora depois ele foi embora com o carro. Uma matéria no Fantástico mostrou isso aqui em São Paulo e vejo isso pessoalmente.

          1. Valeu camarada, em meados de fevereiro vou levar meu uno para uma revisão básica, freios, fluidos gerais e a troca da bateria pois a minha está funcionando, porém está com 4 anos e dá sinal de que vai me deixar na mão. Vou de Moura (Original) ou Heliar (Garantia de Pane elétrica) dependendo do preço. Posto aqui como será a questão Qualidade/Orçamento aos amigos do Site,

  47. Hoje tive tal experiência com a Bateria. Sai com o carro normalmente ontem, rodei uns 70km, não apresentou nada, liguei pela manhã normalmente, fiz 15km na boa, parei em uma lavagem (não lavei motor), e do nada, ao ligar o carro, sem apresentar sinal nenhum de vida. Chamei a Seguradora, levando a Concessionária, e realmente a Bateria tinha se esgotado do nada toda, sem uma rebarba de energia. Voyage 2013/2014.

    1. Foi se a época Tiago que uma bateria durava acima de 5 anos, estranho devido a tecnologia ter avançado e o prazo de vida útil abaixou drasticamente. Não sei se é má fé dos fabricantes ou porcarias de fabricação duvidosa como rastreadores e radios xing lings que ferram as baterias. No meu caso um rastreador da Porto seguro Quase sacaneou minha bateria, sorte que retirei a tempo antes de estragar.

  48. Boa tarde,

    Tenho um honda city 2011 e preciso trocar a bateria, mas estou na dúvida se troco a bateria pela original da honda, que tem 1 ano de garantia, ou por outra marca como a Moura, que tem 15 meses de garantia ou a baterax que tem 2 anos de garantia.

    Grata.

    1. Olá Marília.Obrigado pela participação. Eu recomendo a Moura. Eu diria que ela empata com a original e é mais barata (pelo menos deveria ser). Aqui em Belo Horizonte a Moura do seu carro – que é uma M 40 SD – tem garantia de 18 meses e não de 15 como vc diz. Verifique este dado, pois a Moura é produto de nível internacional e dificilmente mudaria o tempo de garantia de um estado para o outro.

  49. Poxa hoje fiquei na mão e sem sombra de dúvidas foi a bateria, como acabou de fazer um ano nem me preocupei, acho que a marca que não presta, super life.

    1. Olá Katia. Agradeço a participação. A original até 2015 da da Volks é a marca Moura. Em alguns modelos ainda encontramos a marca Heliar, mas em menor número. Particularmente gostamos muito da Moura e a sua experiência com ela é um bom exemplo. Afinal, quase 5 anos de durabilidade é uma boa referência. A única dificuldade que encontramos é que o Gol mudou de bateria exatamente entre os modelos 2011 e 2012 ( a partir de 2012 o Gol é chamado de Novo Gol).Então, segundo o aplicativo da Moura, a bateria de reposição do seu Gol pode ser uma M60 GD (2011) ou uma M60 AD (2012). A diferença entre as duas é que uma é mais alta do que a outra. Como seu carro é 2011/2012 vai ser necessário uma inspeção visual para substituir de acordo com o que a fábrica manda. Mais uma vez obrigado.

  50. Qual a melhor opção de baterias a blindada ou a que se faz a manutençãode fluidos ? E sobre a segunda linha da Moura e confiável ?

  51. Olá Fernando. Estou tentando fazer uma pergunta aqui mas postei um site de um video e de um produto no mercado livre. Por acaso aqui tem algum bloqueio nesse sentido. Pois duas vezes e nada de aparecer. Grato.

  52. Mandei de novo Fernando. Não é nada impróprio e nem coisas inuteis. Na pergunta tem o link de um video pra vc ver como é o produto q estou fazendo a pergunta… Mas simplesmente ele não aparece aqui.

  53. Tenho um J6 com 12 meses. Tudo original de fabrica. Deu problema ba partida e o limpador de oara brisas esta direto.
    Levei hoje na concessionária ene disseram que pode ser bateria. Será? ??

    1. Ola Gilson. São sintomas possíveis de acontecer em um carro com bateria defeituosa. A partida pesa e alguns acessórios podem enlouquecer. Mas eu sugiro que vc vá até uma loja de baterias e peça para fazer o teste definitivo. Se acusar defeito de bateria, troque-a, e observe se vai parar o problema. Abraços.

  54. Bom dia, Fernando. Ontem, ao chegar em casa, me deparei com a seguinte situação: carro morto, com alarme disparado, que só pára após colocar a chave na ignição. Bom.. Há uns três dias, o pisca-alerta disparou ~do nada~e, desde então, só pára quando coloco alguma coisa pra segurá-lo (no caso, uma moeda). Será que o alerta armou sozinho, durante o dia, minha bateria arriou e, por isso, o alarme tá disparado e, o carro, morto? Preciso de ajuda na solução desses problemas. Este é meu primeiro carro e sou totalmente leiga em assuntos de elétrica e mecânica automotiva. Ah, se trata de Uno Vivace 1.0 10/11. e, segundo a pessoa que me vendeu, foi feita uma revisão em Novembro, quando também foi colocada uma bateria nova nele.
    Muito obrigada!

    1. Olá Bruna. Seria muito difícil uma bateria de novembro apresentar defeito em janeiro ou fevereiro. De qualquer maneira ela está na garantia. De fato a linha Fiat apresenta problemas na tecla do alerta e é comum este calçamento que vc fez. A solução será a troca da peça. Se ela for no painel do carro somente ela deverá ser trocada. Mas se ela for na coluna de direção, então o comando inteiro (seta,farol, alerta e limpadores) deverá ser trocado, pois trata-se de uma peça única.Alguns eletricista conseguem trocar apenas a tecla e o alerta, mas o que caus o defeito vai continuar no comando e em breve acontece de novo. Eu recomendo que resolva logo, pois a tal moedinha vai soltar e isto normalmente acontece quando não vemos. Como o alerta funciona sem a chave do carro, então vai descarregar a bateria novamente.Obrigado por participar.

  55. Preciso trocar a bateria do meu Citroen Aircross ,a bateria dele é uma heliar e aonde eu moro não tem baterias heliar. Qual a que você me sugere moura ou Tudor.

    1. Olá Ronilson. A Tudor é boa. Mas entre as duas a Moura tem menos retorno na nossa loja. No mais, A Moura e Heliar ainda são originais de fábrica da Volks. Corria uma notícia, por aqui em BH, que a Tudor poderia entrar neste time da Volks. Inclusive foi lançada a Tudor 18 meses. Mas nada da Volks lançar um carro com a Tudor. Ficamos com a Moura. Abraços e obrigado pela participação.

  56. Meu caro; a dois dias atrás troquei a bateria de meu carro original Moura de 45ap. por outra da mesma marca Moura só que desta vez de 60ap. Onde agora ao travar o veiculo os vidros elétricos não estão mas subindo sozinho; preciso fazer isso manualmente. Será pelo motivo da bateria ser acima de 45ap o motivo ?
    #Grato!

    1. Olá Fabrício. Não, a potência da bateria não influencia no defeito que vc descreveu. Mas quando trocamos uma bateria sem o suporte que energiza o sistema elétrico, muitos acessórios se desprogramam. Creio que foi o que aconteceu com a central do seus vidros. No link abaixo damos algumas dicas de como tentar resolver este problema. Abraços e obrigado por participar.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/06/como-regular-o-vidro-eletrico-do-meu-carro/

  57. MEU CARO. EU TENHO UM FOX 2009/2010 E A DE UNS DIAS PARA K EU COMECEI A PERCEBER QUE QUANDO EU LIGO O CARRO ELE PARECE ESTA FRACO E AOS POUCOS QUE VAI FAZENDO AQUELE RUIDO DE QUANDO O CARROS ESTA TOTALMENTE LIGADO GOSTARIA DE SABER SE ISSO E O SINTOMAS DE UMA BATERIA ENFRAQUECIDA SENDO QUE AINDA ESTA A BATERIA ORIGINAL DE FABRICA QUE TEM 6 ANOS. OBRIGADO

    1. Olá Eduardo. Obrigado por participar. Com certeza uma bateria com 6 anos de vida vai apresentar os mais esquisitos defeitos no carro. Ela vai te deixar na mão sem aviso, como acontece muito nestes casos. Eu sugiro a troca dela o mais rápido possível. Abraços.

    1. Para o Fox, eu recomendo a Moura por equipar este carro desde seu lançamento no Brasil. A Heliar também é original, mas é mais recente. Eu sugiro repetir a amperagem da bateria que está nele. Afinal, durou muito, sendo uma boa referência.

  58. Olá boa tarde então tenho Un honda new fit 2009 -2010 é ele acho q está com.problema ele está com um Moura queria saber qual seria o indicado pro meu carro por favor. ?

    1. Ola Feitosa. A Motorcraft é , ou era, um produto da Heliar. De fato é uma excelente bateria. Junta-se a isso um bom uso do carro e o resultado é longevidade. Mas fique atento a ela ein? 5 anos é muito tempo para qualquer marca. Abraços e obrigado por participar.

  59. Tenho um fiesta sedan 1.6 2007,roubaram minha bateria, um amigo disse que tem uma 45Ah para me vender,será que posso usa-la? Já que a Ah do mesmo é 48.

    1. Olá Wanderson. A diferença é muito pouca.Por dentro são praticamente iguais e os cálculos de descarga (que é o significado do 45 ou 48 ou 60) são os mesmos. Aliás, alguns modelos da Ford usam baterias menores simplesmente por falta de espaço para uma maior. A minha única dúvida é se a bateria do seu amigo é nova ou usada, além do preço. Neste caso vc deve calcular o custo benefício entre uma nova e uma usada.Abraços e fique a vontade para perguntar. Nosso site é “quase” 24 horas…

  60. Fernando .. Até que valor é aceitável na medição com multímetro na bateria na hora da partida ?? Digo até que valor pode cair ?? uns falam que se cair até 9 na hora da partida é aceitavel, outros em 10.2 outros em 10.5 .. Qual a sua opinião ?? Sei que pro alternador estar carregando o multímetro deve marcar entre 13,6 mínima e máxima de 14,4.

    1. Olá Cléber. O valor aceitável na hora da partida é bem evidente. 9 com o carro virando e pegando seria bom. Mais do que isso é ótimo sinal de bateria boa e arranque leve. Mas o tempo de fabricação da bateria é a principal referência.

  61. Meu carro é um c3 2012! Hoje (17/02/2016) já é a terceira vez que troco a bateria dele! Criei um certo ódio pela Citröen, rs. Meu carro não tem nada que exija muito da bateria, som normal, câmbio manual.. Gostaria de saber se eu dei muito azar com meu carro ou se é comum na Citröen a bateria durar tão pouco!
    Ah, Todas as vezes que troquei, coloquei a Heliar de 60!

    1. Ola Thais. Sim, alguns modelos “puxam” mais da bateria do que outros devido ao sistema elétrico em geral. Um ventilador interno mais possante, faróis com lampadas que gastam mais, uma central de injeção de consumo maior. A somatória é que conta. A Citroen realmente tem uma durabilidade menor. Mas não é diferente de outras montadoras, como a Volks. Seu carro está trocando bateria de 2 em 2 anos, o que é aceitável no mercado. Mas se compararmos com a linha GM pode haver decepção. Nestes modelos (pequenos), podem durar até 5 anos. Além disso, o ar condicionado é o grande vilão da vida útil de uma bateria. Que o digam os Táxis. Mas opte sempre pela marca original que foi testada exaustivamente pela fábrica. Ou seja: pode ficar pior! Obrigado por participar.

  62. Boa noite! Eu tenho um ETIOS XLS 1.5 2013, ele faz 3 anos nesse mês. Ele tem todos os ítens de fábrica(ar, vidro, direção, sensor de ré, etc..Rodo nele regularmente todos os dias em média 40 km. Ele nunca tinha apresentado nenhum problema. Mas, ontem, deixei – o parado o dia inteiro no meu trabalho como sempre faço e, ao ir embora à noite, ele não ligou. Pegou apenas no empurrão. Hj, comprei uma bateria nova( heliar 52 A) que é a orinal que vem nele e ele voltou a funcionar normalmente. Acontece que, como já acontecia antes, ao dar na chave, o som liga e, quando eu completo o viro da chave pro carro ligar, o som desliga e depoi liga de novo. Isso é normal? Fiquei preocupado, pois vi você falando q esse é o primeiro sinal de bateria fraca. Mas a bateria é nova Eu coloquei ela hj. Aguardo resposta. Obrigado. Boa noite!

    1. Ola Francisco. Alguns modelos mais modernos “desligam” o rádio no momento da partida exatamente para proteger o circuito dele que é muito mais sensível que outros. O que relatei no post também pode ser um sinal de bateria fraca em outros carros,mas somente para baterias com 2 ou mais tempo de uso. Não se preocupe.Abraços e obrigado por participar.

      1. Olá, Fernando!
        Só reforçando o que você já explicou ao Francisco Pereira, no meu Ágile sempre foi assim: se eu desligar o motor com o rádio ligado, ao introduzir e girar a chave no contato, o rádio liga e faz uma pausa e volta a funcionar novamente. Sempre achei que a interrupção era normal por segurança do sistema. Agora você me confirmou o que eu já tinha em mente.

  63. Olá Fernando tenho um Peugeot 207 2012 não tem nem som, e uso uma Bosch que coloquei faz um ano e dois meses, hoje ela arriou, não tem força pra dar partida, sendo uma Bosch é muito pouco tempo pra ela pifar não é?

    1. Olá Tiago. Eu diria que sim para qualquer bateria que tenha garantia de um ano. (verifique a garantia da sua pois a Bosch costuma dar 18 meses de garantia). Mas defeitos de fábrica em baterias acontecem até na Moura ou Heliar – que é a fabricante da Bosch – . Também é bom verificar o carro, se ele fica mais parado, se algo ficou ligado a noite, ou se ele passou as férias na garagem. Tudo isso contribui para a bateria descarregar, o que não seria um defeito bastando carregá-la de novo com um equipamento apropriado.

  64. Boa Tarde Fernando, tenho um Cobalt 2012/LTZ, qual a bateria ideal para ele, pois já tive problemas com a Original ACDelco, depois coloquei uma Bosch, mas também não deu muito certo, talvez eu tenha errado na escolha da amperagem, o que você sugere em matéria de bateria e qual seria a amperagem correta, detalhe meu carro possui os acessórios originais, não possuo som automotivo, somente o que vem de fábrica.

    Abraço !

    1. OLá Jorge. A bateria do seu carro é uma 60A caixa alta, segundo o aplicativo da Moura. Nós preferimos trabalhar com a Moura devido a pouca volta do produto, ou pouco defeito. A Ac Delco é produzida pela Heliar, assim como a Bosch. Mas temos recebido reclamações da pouca durabilidade das baterias de carros da GM, (Onix, Colbat, etc) o que é uma grande novidade visto que eram os que mais preservavam a bateria. Se ela durar dois anos já seria uma média boa e igual a outras montadoras.Abraços.

  65. Fernando
    Hoje fiquei sem bateria e acionei o seguro, o socorro tinha uma bateria de 48A, que pedi para instalar e depois percebi que a bateria do meu carro é 52A. Isto pode danificar a parte elétrica do veiculo?

      1. Então, problema é que aumentou muito o valor da bateria, to pensando em colocar uma Reifor 60, aqui na minha cidade tem um distribuidor. Uso o carro muito pouco, é bom ligar o carro de quanto em quanto tempo pra manter a vida útil da bateria?

        1. A reifor é marca antiga, com certa confiança no mercado. Mas não compre a com manutenção. Pergunte ao revendedor se ele é Free e nunca vai precisar de água (nunca mesmo). O correto é ligar o carro junto com nossa rotina diária, ou seja: todos os dias com alguma folga nos finais de semana e feriados. Uns 5 minutos, no mínimo, por dia conserva a vida útil dela. Pode ligar e deixar na marcha lenta.

          1. boa npite fernando eu ando muito pouco com meu carro ele fica na garagem eu saio mais final de semana este mes eu colequei uma bateria nova no meu carro eu gostaria di da sua opiniao quantos dia eu vou lgar este carro gratt;

          2. Olá Lourival. Obrigado por participar no site. Quanto mais vc ligar o carro melhor. Pense que um carro normalmente é usado todos os dias, nem que seja para ir a um supermercado ou banco, etc. A bateria precisa da eletricidade gerada pelo carro para se manter carregada. Com o tempo, uma carro que fica mais parado ,vai acumular descarga e descarregar a bateria.(o alternador não é carregador de baterias e sim repositor de carga) Eu recomendo, se possível, ligar o carro todos os dias, ou rodar com ele, pelo menos de 5 a 10 minutos para manter a bateria carregada. Crie uma rotina par o funcionamento do motor do seu carro. Leia o post no link: http://www.maosaoauto.com.br/2015/07/o-que-pode-descarregar-uma-bateria-de-carro/
            http://www.maosaoauto.com.br/2015/08/como-carregar-uma-bateria/ Abraços.

  66. Boa tarde, eu tenho um fiesta 08/09, e a bateria descarregou quando deixei o alerta ligado por uns 30 min. isso é normal? E venho percebendo que as vezes quando eu vou ligar o carro o contador de quilometragem zera. isso é bateria?

    1. Olá Bruno. O que você relata são sintomas típicos de bateria fraca ou com a vida útil no fim. SE ela tiver mais de 2 anos, troque-a o mais rápido possível, pois ela vai te deixar na mão a qualquer momento. A original do seu carro é uma Moura 48 FD. Mas uma paralela de 45 também serve. Abraços e obrigado por participar.

  67. No meu gol g4 veio com a moura 40A e durou dois anos.. coloquei uma tudor 60A e está indo para 4 anos sem nenhum problema, devo trocá-la agora para uma viagem que deve totalizar 4000km em 5 dias?

    1. Olá vavo. Sim, é recomendável visto que a vida útil dela está chegando ao fim. Uma viagem de 4000 km cobra muita energia e ao mesmo tempo carga do alternador. O risco de ficar sem bateria durante a viagem é grande. Troque (por outra de 60) e viaje mais tranquilo. Obrigado por participar.

      1. Oi,, só voltando pra contar que viajei sem efetuar a troca da bateria e não tive nenhum problema. Fiquei tranquilo pois tinha contratado guincho com km ilimitado nos países do mercosul!

  68. Olá Fernando,
    Troquei minha bateria a menos de 2 anos ( mais exatamente há 1 ano e 9 meses) e ela já abriu o bico hoje. O fabricante é Crall. Essa bateria é tão ruim assim? Qual vc me aconselha e colocar? Meu carro é um Fiesta Class 1.0 2001.
    Agradeço pela ajuda

  69. Olá! Estou com uma duvida , tenho um New Fiesta 2014 comprei no dia 27/02/14 no dia 01/03/16 o carro não ligou levei direto para concessionaria e informaram que era bateria e tinha perdido a garantia de 2 anos do fabricante apesar que fiz todas as revisões. A Ford da 3anos de garantia, porem não tive nenhum problemas que antecipam o fim da vida util , tipo desligar radio, aceleração de motor.. minha duvida devo pedir o laudo da concessionaria ? pode ter sido o alternador, pois simplesmente pela manhã acordei o carro tinha “morrido”.por três dias posso pedir para considerar a garantia? a Ford não deveria ter responsabilidade sobre esta situação? pois está alegando que é meu o custo de colocar uma nova. Penso que foi um problema motor não liga deveria estar na garantia. Aguarda um retorno. desde já agradeço este espaço.

    1. Olá Osvaldo. O que realmente vale é o que está descrito na garantia. Se os três anos incluem a bateria, então a Ford tem que cobrir.Quase sempre a bateria tem apenas a garantia de fábrica que é de 18 meses, no caso da Moura. Mas já vi casos que a montadora troca abateria para manter o cliente fiel e cumprir o que ajudou a vender o carro: a garantia grande, como a sua. Quanto ao alternador qualquer oficina pode medir para vc. Até vc mesmo pode, bastando ligar um multímetro em 20V/continuo na bateria com o motor ligado. Se der 14 Volts, ou próximo disso, o alternador está bom e não estragou a bateria. Outra possibilidade pode ser que algo roubou a carga da bateria, como um rádio ligado a noite inteira, ou uma luz nas mesmas condições. Mas neste caso, quase sempre, a bateria volta ao normal com uma carga lenta. Quanto ao laudo, se vc realmente faz questão, peça a fábrica da bateria, ou a sua distribuidora em sua cidade. Abraços e sucesso.

  70. Tenho um Palio 2012 e nunca troquei a bateria, são 3 anos e meio de uso. Quando ligo o carro pela manhã ele demora a dar partida, tenho que girar a chave umas duas ou três vezes até ligar. Mas isso acontece geralmente de manhã quando o carro passou muito tempo parado, nas outras vezes que dou partida durante o dia costuma ser normal. O problema pode ser a bateria??

    1. Olá Lucas. A bateria já está com vida útil vencida, embora ainda funcione. Mas é preciso diferenciar o carro demorar a pegar ou girar pesado. Demorar a pegar pela manhã (o carro gira leve mas não pega) pode ser flex vazio, gasolina com muito álcool, ou uso exclusivo de álcool.Quando a bateria está ruim a partida fica lenta, molenga. De qualquer maneira vc vai ter que trocar a bateria, pois ela vai te deixar na mão, completamente sem energia, a qualquer momento. Abraços.

  71. Olá, tenho um pálio elx flex, atractive 2009/2010 e ontem fiz 50 km normal, hoje pela manhã fui ligá-lo a ele simplesmente apagou, nem o motor de arranque acionou, ao deixar a chave meio ligada antes de dar a partida as luzes do painel, a luz de dentro ficam piscando além de fazer um barulho (tec, tec, tec). A trava elétrica da porta também não funciona
    Não sei dizer quanto tempo tem a bateria mas acredito que seja ela o problema, ou poderia ser o cabo dela, ou outra coisa?
    Qual bateria você recomendaria?
    Agradeço desde já

    1. OLá Camila. Vc descreve os sintomas de uma bateria fraca. Ou ela está velha ou algo a descarregou. Leve até uma oficina para avaliar (inclusive o alternador, que carrega a bateria). Um teste ao seu alcance é pedir ajuda para fazer um enxerto de um carro para o outro.( http://www.maosaoauto.com.br/2015/02/como-fazer-uma-chupeta-em-bateria-arriada/) Se virar o motor o problema é bateria e vale ver a idade dela (dois anos ou mais já é antiga). Obrigado por participar.

  72. Boa tarde.
    Sou novata com carros, comprei um Ford Ka 2009 flex faz 2 meses.
    Ontem quando fui ligar o carro ele começou a dar estalos, desliguei rapidamente meu cunhado empurrou o carro e tudo certo, o bichinho voltou.
    Hoje quando fui liga-li novamente deu os estalos. Ele está com uma bateria Kraft, essa é a recomendada para ele? Poderia me indicar a melhor em custo benefício por favor?
    Obrigada 😉

    1. Olá Natalia. Um teste vai ter que ser feito na bateria porque apenas empurrar o carro não condena ela. A Kraft é fabricada pela Tudor e tem um desempenho razoável. Mas eu recomendo a Moura que é original do seu carro e tem um excelente durabilidade.Segundo a aplicativo da Moura, sua bateria é um 48 FD e custa em torno de 280 reais em Belo Horizonte. A Kraft custa 230. Obrigado por participar

  73. Olá !! que bateria voce recomendaria para uma sportage TD 2001? A minha foi pra fita, e provisoriamente botei uma ACdelco de 50A, mas descarregou na primeira semana….

  74. Tenho um Palio 98/99,a bateria dele é uma Texet da Tudor, comprada em 2013,o carro possui somente, vidros elétricos, travas , alarme e um simples rádio, mas quase sempre tenho que enchertar,o problema será essa bateria, qual a indicação para uma nova bateria???

    1. Olá Fernanda. Muito provável que sim, devido a vida útil dela. mas somente um teste da bateria e doe outros sistemas do carro vão dá certeza disso. Uma auto elétrica faz isso. A bateria original do seu carro é uma Moura 48 FD . Mas até que esta Texet durou bem ein?

  75. Olá, gostaria de um help… Tenho um corsa sedam automático 2003, há algumas semanas ele vem apresentando falhas tanto ao dar partida, como quando estou parada em semáforos parece que estou forçando o motor, faz um barulho estranho. . Fui em dois mecânicos, e perguntei se precisava trocar a bateria, eles disseram que ainda está boa. Porém já fazem dois anos que estou com ele, e nunca troquei, também não vi quando o outro dono trocou. Está sem data. No caso os mecanicos sempre arrumam outro problema, mas não sanam esse atual. O que fazer? Troco por conta e vejo como procede , ou procuro mais profissionais para uma avaliação?
    Grata desde já.

    1. Olá Amanda.vc deve pedir mais testes na bateria. Um deles é colocar uma bateria auxiliar no momento do problema.Neste caso o defeito vai ter que acontecer dentro de uma oficina.Se com uma bateria ajudando a sua, e o problema acabar, então sua bateria está ruim. Mas uma casa de baterias possui testes que informam o estado de qualquer bateria.

  76. Olá! Tenho um Palio Atractive 1.4 12/13 que vem dando sinais de problema na bateria (sinto a chave pesada ao ligar, ouço estalos e o rádio tb desliga e liga de novo sozinho). Ontem não consegui dar partida e tb apareceram os seguintes avisos no painel: “Avaria airbag”, “Avaria EBD” e “Avaria ABS”. E quando travei o carro o vidro traseiro esquerdo arriou do nada. Será que o problema é muito além da troca de bateria? (Que por sinal, é Moura e já tem 1 ano e 6 meses). Qual sua opinião? Grata desde já!

    1. Olá Juliana. Pela marca da bateria e o tempo de uso, um teste deve ser feito nela.Uma bateria ruim pode deixar o carro “maluco”. Mas o alternado também deve ser medido. Vá até uma oficina de confiança e peça os teste que mencionei.

  77. Olá!
    Tenho um siena 13/14 e no início do ano começou a apresentar sinais de que a bateria está acabando …
    Hoje estive em uma loja e colocaram um aparelho para verificar e já tenho que trocar.
    A que veio no carro é da marca MOURA 50 A.
    Devo comprar desta marca mesmo ou tem outra tão boa quanto?
    Eu reparei que tem diferença de lado, direita ou esquerda, no caso do siena seria Esquerdo?

  78. tenho uma bateria heliar 65amperes hj pela primeira vez me deixou na mao,deve estar com uns 3 anos qual a melhor opção a troca fiz uma chupeta andei um pouco e cheguei em casa desliguei o carro e tentei ligar de novo e nada e nao sei a vida util dela

    1. Olá Orlimar. De fato 3 anos é um bom tempo de duração. Pelo visto seu carro seu carro “gostou” da marca. É melhor sempre repetir boas experiências com acessórios e marca de peças. Talvez vc não encontre mais a Heliar de 65, pois a fabricação da 60 é mais comum por causa da oferta e procura.Abraços e obrigado por participar.

  79. Olá Fernando tenho um classic 2013. Ano passado em fevereiro tive que trocar a bateria original e coloquei uma Heliar, minha família só usa ela, notei o carro gastando muito combustível, mais nem imaginava, a bateria só tem 13 meses, e agora nem a trava acionou. Estou na mão. Pode acontecer de terdes trocar a bateria com 13 meses? Sempre durou muito, mas agora estou decepcionado.

  80. Salve, tenho uma tr4 ,2012 a bateria arriou comprei uma moura 60 a , o galho e que eu mesmo medi a fuga de corrente e ta dando 0,06 , mesmo com tudo desligado portas fechadas etc. esse valor excede o permitido????? obs, quase nao encontro referencias sobre esse carro fico grato pela resposta…

    1. Olá Anysio. Sim, o valor é permitido. Basta trocar o multímetro por uma lâmpada e vai perceber que ela não acende ou fica minimamente acesa. O grande macete é ligar o carro todo dia, isso para os mais novos, pois a descarga diária é calculada e 3% ao dia, Ou seja: muitos dias parado vai descarregar a bateria e o alternador não é capaz de carrega-la plenamente. Fique apenas atento a isso. Quanto a Moura, vc fez uma boa escolha exatamente pelo poder de recarga que ela tem, o que é seu diferencial de mercado. Abraços e obrigado por participar

  81. Olá, tenho uma Sorento 2014 com 20.000 rodados e ontem, dia 28-03-2016, precisou de uma chupeta para voltar a funcionar. Qual marca sugerida para esse carro? É uma Sorento 2.4.
    Agradeço desde já.

    1. Olá Hugo. De fato dois anos é o tempo de vida da bateria do seu carro. Ele possui um dos sistemas elétricos mais pesados do mercado. A bateria que recomento é da Moura. Segundo o aplicativo da fábrica, ela é uma Moura modelo M80RD. Mas o seu modelo pode ter outras, então, confirme olhando sua bateria ou em pessoa em uma loja. Abraços.

  82. Lendo vários depoimentos dos amigos fico analisando: qualidade, durabilidade e vida útil com ou sem uso. Li uns casos em que as baterias duram por anos e outro por meses. Digo e afirmo, os fabricantes querem é vender e não estão nem aí para os consumidores. Estou dando sorte na minha bateria, e rezo para continuar assim pois estou sem emprego e não tenho 300 dilmas para comprar outra. Meu Novo Uno Way 1.4 2011 comprado em novembro do mesmo ano já está com a bateria 5 anos e 5 meses, ainda original MOURA. Uso o carro 50 KM por mês e ligo de 2 em 2 dias por 20 minutos está com 18.000. Pensando em Vender pois dá pena ver o carro na garagem sem uso. Aqui em SP não está sendo legal ter carro devido ao custo benefício. Fica aqui minha INDIGNAÇÃO quanto a qualidade das baterias dos amigos que por menos de 1 ano já estão trocando. Quando minha bateria der pau vou colocá-la na estante como recordação rsrsrs. Valeu amigos

  83. Bom dia, vou trocar hoje a bateria do meu carro, um fiesta 13/14. Estou na dúvida de qual bateria colocar, ele está com uma motokraft original de 48, qual seria a mais indicada. Uso muito pouco o carro.

  84. Muito obrigado pela presteza. Parabéns pelo trabalho. Só uma dúvida meu carro é muito pouco utilizado tipo uso no máximo duas vezes na semama e muito pouco tbm, pq eu acabo utilizando a bike para trabalhar ou a moto, como devo proceder em relação a bateria pq desse modo ela acaba não carregando. Tem alguma dica?

    1. A dica é simples: ligar o carro o máximo de vezes possível. Uma bateria em carro moderno perde 3% de carga ao dia. O que causa danos é o acúmulo de descarga. Vai chegar um dia que o alternador (que não é carregador e sim um mero repositor de carga) não vai conseguir compensar e a bateria fica fraca para dar a partida. Aumente o numero de dias que vc liga o motor. 10 minutos por dia mantém a bateria em boa condições de uso. Obrigado por participar e volte sempre que precisar.

  85. Olá tenho um cruze com 1 e 4 meses de uso 2014/2014. Esses dias a bateria dele acabou do nada, será que eu posso colocar uma bateria mais forte para durar mais tempo. Qual vc me indicaria. Outra pergunta quando eu fiz ele funcionar com a bateria fraca o motor parece que deu um tranco e ligou, dai os piscar alertas ligaram sozinho, e na estrada quando fui dar a ceta parece que que ela ficou descompassada. Isso é normal ou pode afetar algum componente do carro fazendo ele funcionar com a bateria fraca?

    1. Olá Natalício. No seu caso uma troca de amperagem de bateria pouco acrescentaria na vida util. Observe se o carro é usado diariamente ou fica mais parado. Isto diminui a vida da bateria. Seria interessante mandar medir o alternador para confirmar se a bateria está recebendo a carga apropriada ( o que eu acredito que está). Uma bateria descarregada pode deixar o sistema elétrico meio maluco mas tem a obrigação de normalizar com pouco tempo. Se persistir vc deve verificar outras possibilidades como lâmpadas de seta com defeito, o que faz piscar bem rápido. Abraços.

  86. Olá. Tenho um Golf tsi highline 2015. A concessionária me recomendou uma bateria Moura de 60 Ah, mas estou pensando em colocar uma bateria Heliar Racing de 65Ah. O que você me recomenda

    1. Olá Rogério. As duas marcas são top. Apenas compare os preços e o tempo da garantia para ver o melhor custo benefício. Muito provavelmente a durabilidade será a mesma.Procure saber se a racing oferece o seguro de pane elétrica como a Heliar branca oferece. Já seria um benefício a mais. Quanto a amperagem, pouco muda entre 65 e 60. Abraços.

  87. a bateria do meu carro so pega carga num carregador, o carro ta jogando 14.20 e mesmo assim ele num carrega, cocloquei um alternador de um amigo e ta jogando a mesma voltagem, dentro de 3 a 4 dias que volta da carga ela num da mais partida, sera msm que a bat ta ruim? Ele tem mais de um ano, ne possivel que dois alternadore estejam ruins, mas o ingraçado que no carregador ela carrega, no carro nao!

    1. Olá Altamir. Um alternador a 14.20 está ótimo. A não ser que ele pare de carregar fora das vistas do motorista, que é o que chamamos de “defeito intermitente”. Somente um eletricista bem experiente descobre este defeito. Mas como vc mesmo disse, é quase impossível dois alternadores apresentar o mesmo defeito. Então, o que deve ser feito é levar a bateria até uma loja de baterias. Pedir uma carga lenta e acompanhar o teste depois desta carga. Se a bateria ficar boa no teste, então temos algum problema estranho no carro. Mas se ela ferver no teste, então está descoberto o defeito. Algumas bateria pegam carga, mas não seguram, descarregando dias, ou menos, depois. Seria como uma caixa de água com um pequeno furo.

  88. tenho um fiesta 1.6 8v street completo de fabrica ele tem uma bateria de 48ha,posso colocar uma de 60ha nova sem prejudicar a parte eletrica eletronica do carro?se poder me auxiliar agradeco.obrigado.as duas sao moura.

    1. Olá marcos. Nào prejudica a parte élétrica do carro, visto que a bateria de reposição é que sempre maior, nos aplicativos das fábricas de baterias. Seria como aumentar a caixa de água da sua casa. Os alternadores modernos saem de fábrica com no mínimo 70 A, o que é mais do que suficiente. Lembrando que alternador não é carregador de bateria e sim repositor de carga usada no momento de uso do carro. Mas o grande problema no seu caso é ter certeza que a bateria de 60 vai caber. O fiesta mais antigo, assim como o Ecosport, tem espaço somente pra baterias de 48. Verifique isso no seu carro. Vai estar bem evidente. Se não couber uma de 48A também tem bom desempenho. Abraços e obrigado por participar.

  89. Boa tarde!!!! tenho um fox 2005 e troquei a bateria a aproximadamente 02 anos (tudor 60ah vermelha). Ontem em plena av. dos Bandeirantes (em movimento) carro apagou, não dava nem sinal de partida(completamente sem bateria). A luz indicadora de bateria no painel não acendeu, precisei chamar o guincho; será que é só bateria???

  90. Bom dia a todos. Tenho um ASTRA 2005 completo e havia comprado uma AC Delco freedom há 2 anos atrás (Abr/2014). Como a garantia da bateria é de 18 meses, eu sei que “pela garantia” é hora de trocar mesmo, ok. O que eu queria saber é se realmente a bateria só tem esse período de durabilidade, pois levei em um eletricista e ele me disse que o alternador estava carregando normalmente (14,0 / 14,3 V). Disse a ele que a ignição do motor fica pesada e em alguns momentos não da a partida, tendo que fazer o carro pegar no tranco. Após medir o alternador “que estava ok” e colocar a bateria na carga por 20 minutos, o motor girou tranquilamente.
    É a bateria mesmo?

    1. Olá Fabrício. peça para fazerem um teste em sua bateria carregada. O tempo de vida útil pode ser 2 anos dependendo do uso do carro. Se a bateria passar no teste um eletricista vai ter que testar a partida.

    1. Olá Leandro. Nós recomendamos as marcas Moura e Heliar. Ela tem que ser 60A caixa alta. Esta caixa significa bateria mais alta. Colocar outra no seu carro vai exigir adaptação. Lembrando que o preço é igual. Abraços e obrigado por participar no Blog.

  91. Bom.
    Tenho um Classic 2014/2015 completo.
    Certo dia fui sair com carro para trabalhar…não quis pegar. Virava a chave e apagava tudo! Nem sinal.
    E pra minha surpresa…bateria ACDelco Gold original da GM. Pesquisei no youtube o mesmo problema que ocorreu comigo https://youtu.be/nxbpZU2XcAw.
    Minha sorte foi que estava na garagem.
    Fiquei decepcionado
    Estou com uma bateria emprestada e comprei uma HELIAR FREE de 48Ah

    1. Olá José. De fato tem acontecido mais o que vc relata. Muitas vezes é porque o carro ficou muito tempo parado no pátio da fábrica e cola as placas da bateria, diminuindo sua vida útil. A bateria Heliar é top. Você fez uma boa comprar. Abraços e obrigado por participar do site.

  92. tenho um polo 2005 a bateria tem 1 ano que troquei, as vezes viajo e meu carro fica parado por uma semana sem funcionar, quando voltode viagem ele nao pega a bateria esta bem fraca isso é normal?

    1. Olá Danilo. Sim. Porque acontece o que chamamos de acúmulo de descarga. O alternador é apenas um repositor da carga que está sendo usada. Uma bateria descarrega cerca de 3% ao dia. Ligar o carro com mais frequência consegue suprir estes 3%, mais o que está gastando de energia. Eu sugiro que vc dê uma carga lenta (em um oficina) na bateria e passe a ligar o carro (pedir a alguém que o faça) quando vc viaja. Assim não terá mais este tipo de problema. Lembrando que isso acontece com muitos motoristas. Abraços.

  93. Olá, amigo. parabens pelo post.
    Tenho um Corsa Hatch 2008/09 basico apenas alarme, com a segunda bateria dele, uma Moura que já tem quase cinco anos de uso. O relogio zerar a cada vez que desliga o carro é um indicio de fraqueza? O radio tambem dá uma leve cortada ao ligar o motor. abraço

    1. Olá Nicholas. Sim, são sintomas de bateria fraca. O que vai acontecer é que ela vai arriar sem avisos maiores que esses que vc cita. Eu sugiro evitar aborrecimentos e trocar a bateria o mais rápido possível. Abraços.

  94. Tenho no meu gol bolinha 1000 uma bateria da marca TUDOR, já tem sete anos esta bateria, e ela marca 12.5 volts mesmo com alguns dias parada. oque eu faço?????…. nada. (ACHO QUE ERRARAM NA HORA DE FABRICAR) devem ter feito para eles e ela se misturou com as outras e foi vendida…..

    1. Ha ha! Melhor nem tocar no assunto…. Vai que estraga! Mas tenho encontrado baterias “octogenárias” até nos carros mais modernos. A fabricação (trabalho humano, bateria por bateria) ainda influencia muito na qualidade. Abraços e obrigado por participar

  95. Mto bom o artigo acima Fernando, meu carro tá apresentano tais sintomas (Symbol 16v 1.6 2013) lendo os comentários e o texto explicativo, tá na hora de trocar então, uso todos os recursos do carro como faróis de neblina farolete, automotivo

  96. Olá. Tenho um Corolla xei 2013 que começou ficando pesado para ligar, isso a alguns dias. Ontem me deixou na mão, voltou a pegar após uma chupeta. Hoje de novo não quer pegar e estou chamando a seguradora. Qual bateria que me indicas? Ótimo teu site e parabéns pela gentileza e atenção que passas a todos. Bom domingo.

    1. Olá Angelina.de fato é sintoma de bateria ruim. Gosto muito da marca Moura, a que menos dá retorno em nossa loja. Segundo o aplicativo da fábrica a bateria de reposição do seu carro é uma 60AD, caixa alta. Caixa baixa (60GD) vai exigir adaptação desnecessária. O preço das duas é muito semelhante. (aqui em BH é o mesmo) Obrigado por participar e sucesso na troca da bateria!

  97. Ola gostaria de uma informaçao tenho um Siena 1.6 16v e quando o motor esta quente a partida vira pesado, ta aparecendo zinabre no polo positivo ja algum tenpo e agora pela manha a partida começou a virar pesado a bateria e da marca Zetta e e de 2013 sera que se eu trocar a bateria resolve esses problemas?

  98. tenho um palio economic 2010 (outubro) bateria heliar de 50 amp d fabrica hoje maio d 2016 funciona perfeitamente, posso colocar moura de 48 amp pois comprei nova por 100 reais d uma amiga

  99. Oi Fernando! Levei meu carto ontem para uma revisão de 30mil km. Ele estava com problemas pra dar a primeira partida do dia (por assim dizer..). Ele é um stepway 14/14 comprado em julho. Lá me informaram que a bateria estava quase no fim, e que eu teria que trocar! Achei muito curto o período de tempo. Ocorre que ha 5 meses em uma lavagem completa do carro na própria concessionária deixaram o carro com as portas abertas e n apagaram as luzes! E só soube pq o som desconfigurou e precisaram do meu manual… Isso pode ter afetado, ou ja estava no tempo dela? Agradeço! Peço tb q se sim, orientação na escolha da bateria. Obrigada pelo post!

  100. Tenho um corolla xei Automático 2014.a bateria que está nele é uma heliar de 45 amperes posso colocar uma bateria de mais amperes . pois alguns dias atrás ouvi o som do meu carro tipo 2 horas e descarregou à bateria por completa.

    1. Olá carlos. Segundo o aplicativo da Moura a bateria do seu carro é uma 60AD ou caixa alta. Mas escutar som por 2 horas não faz bem a nenhuma bateria. Uma bateria de 60A pode tocar seu som até por mais tempo, mas também vai descarregar. Use o som em intervalos de carro ligado por alguns minutos. Abraços e obrigado por participar do blog.

  101. Tenho um Prisma 2012/2012 completo, adquirido em abril de 2012, atualmente possui 102.000 km. A bateria estava com mais de 04 anos utilização desde sua saída da concessionária. Como dito em varias postagens, ontem a tarde lavei o carro, manobrei e tudo funcionou normalmente, hoje pela manhã quando fui liga-lo, ele não pegou, chamei o seguro e de fato a bateria estava arriada. Troquei a original de 40A Acdelco por uma Moura de 60A.
    Tive um Corsa Classic 2009/2009, troquei em 2012 pelo prisma, 97.000 km rodados, a bateria Acdelco original já estava com mais de 03 anos de uso e não apresentou problemas neste período.

  102. Boa tarde, preciso trocar a bateria de um honda fit da minha esposa, me apresentaram a bateria bosch. O que vc me diz dessa bateria? Obrigado

    1. Olá Carlos Eduardo. Obrigado por participar. A Bosch é nova no mercado, mas tem um nome a zelar. Eu particularmente prefiro a Moura. É uma bateria que dá pouco retorno no mercado (pelo menos aqui em BH) e tem uma boa assistência técnica. Compare a diferença de preços e garantia. Isso pode te ajudar na escolha. Abraços

  103. Tenho um Honda City 2014 e o rádio começou a desligar sem mais nem menos e agora a quando dou a partida ele parece que esta engasgando. Vou trocar a bateria só não sei qual seria a melhor para o meu carro. Estou pensando na Moura. Desde já parabens pelos esclarecimentos. Também adoro ler sobre carros e conhecer diferentes marcas. Abraço.

    1. Olá Eliene. Obrigado por participar no nosso blog. Carros realmente são máquinas maravilhosas! E o seu Honda é um grande carro e bem elogiado por aqui. A melhor marca de hoje em dia é de fato a Moura. Segundo o aplicativo da Moura o modelo de reposição do seu carro é um Moura M40sd. É uma bateria bem específica e tem um preço diferenciado, mas bem acessível.

  104. Olá Fernando. Tenho um corolla 2012/2013, xei 2.0, e vou fazer a primeira troca de bateria. Qual a amperagem é recomendável? Som original, ar condicionado e carro fica muito tempo parado. Atualmente 35000kms.

  105. Olá, estou com um Sandero Expression 1.0, 2014 modelo 2015, fiquei parado 3 horas num congestionamento e a bateria do carro morreu por causa que esqueci os faróis ligados. Dei uma carga nela, mas só ficou ok na primeira semana. Agora ela dá sinais de falha, só liga se eu girar e apertar o acelerador. É normal a bateria já ter perdido a vida útil (lembrando que ele é completo além de sempre carregar meu celular, eu abuso das funcionalidades dele rs) ? E qual seria a bateria recomendada pro meu carro? Desde já agradeço! Suas explicações são excelentes.

    1. Olá Danilton. Obrigado por participar e seja bem-vindo ao Mãos ao Auto. Uma bateria com 2 anos de uso pode realmente merecer a troca dependendo do uso do carro e seu sistema elétrico. No seu caso eu aconselho a troca para não ficar na mão em algum lugar esquisito e sem socorro, o que quase sempre acontece nestes casos. A bateria do seu carro segundo o aplicativo da Moura é uma 50 ED. Tente encontrar este modelo. Aqui em BH é difícil de encontrar, então usamos a 60AD sem mais problemas. A Heliar também é uma boa marca sendo a original do Sandero 2015. Abraços

  106. Eu comprei um Palio 2001 a um ano, 3 meses depois mandei colocar alarme e bloqueador, agora se não ligar o carro no máximo de 3/3 dias a bateria zera, troquei a 2 meses e o problema voltou acontecer. Sair com o carro no domingo, hj já não pegou. Que preciso fazer ?

    1. Olá Neia. Peço desculpas pela demora em responder. Veja bem: é raro alarme ou bloqueador descarregar uma bateria a não ser que ele dispare e fique uma noite inteira ligado (alarme). O bloqueador trabalha em off line, e só é acionado quando vc usa o carro. Eu sugiro que bateria seja levada até a assistência onde receberá uma carga lenta e será testada. Não se preocupe pois ela não vai estragar por isso. Se ela tiver algum defeito vão trocá-la. Após isso, estando a bateria em boas condições, passe a ligar o carro mais vezes, de preferência quase todo dia, por pelo menos 10 minutos. Isto será suficiente para a bateria não arriar mais. Eu creio que ela está sofrendo acúmulo de descarga. Um carro como o seu descarrega 3% da bateria por dia. Mas não é exclusivo do seu carro. Este tipo de situação acontece muito. Espero ter ajudado Obrigado por participar.

  107. Tenho classic e eu troquei a bateria em Janeiro de 2014 e hoje carro não está ligando. Pode ser a bateria ou Alternador? Pois só dois anos de uso bateria tudo 60ah.

    1. Olá Rogério. São dois anos e 5 meses de uso e pode ser sim a bateria. Mas tem que testar para ter certeza. Faça uma chupeta e se pegar meça o alternador. Estando bom (medindo entre 13,5 e 14 volts na lenta) muito provável que seja a bateria.

  108. Ola boa tarde,comprei um Gran siena Dualogic 2014, ele ainda está com a bateria original, não estou percebendo nada de anormal, mas como vou viajar gostaria de saber se já está na hora de trocar a bateria, no manual diz que ela é uma bateria sem manutenção, normalmente qual o tempo de duração dessa bateria?

  109. Fernando, Boa noite.

    Tenho um Honda fit 07
    Porém sua bateria já está dando sinal.
    Fui pesquisas sobre baterias para este carro, percebi que é bem limitada.

    Gostaria de saber se conhece essa marca de bateria chamada Stroke 60ah pois em minhas pesquisa encontrei esta bateria onde creio que suas medidas se encaixe no Honda fit.

    Obrigado.

    1. Olá Gleydson. Esta marca eu não conheço, e a de 60A com certeza não vai caber, é muito grande. Mas a bateria do seu carro é encontrada com facilidade nas lojas. A heliar 40 é a original do seu carro. De fato é uma bateria diferente, bem específica, de caixa alta e pequena. Custa entre 270 e 310 reais as top de linha. A da moura é uma 40 SD. Eu particularmente recomendo estas duas marcas, visto que outras não suportam bem o sistema elétrico do seu carro e estragam com rapidez.

  110. Tenho um Tiida SL manual 2010, com trio, com som, ar condicionado, direção elétrica, acelerador elétrico e embreagem elétrica. A bateria é uma nissan de 45ah, surpreendentemente em pleno maio2016 ela ainda está boa. Como explicar isso?

    1. Olá Paulo. Tenho visto casos semelhantes. Mas este é um exemplo de excelente dimensionamento elétrico desta fábrica, ou deste modelo. Bom alternador, e sistema elétrico sempre inferior em consumo a produção de energia do alternador. A bateria também é bem feita com nova tecnologia. Os carros de outras montadoras mais antigas no Brasil também começaram a aplicar baterias de 40A em modelos completos e os resultados tem sido bons também. A forma de usar o carro também ajuda, o que significa que vc é “eletricamente” um bom motorista. Abraços.

  111. Boa tarde Amigo! Tenho um Fusion 2010 2.5. Há duas semanas ele começou a descarregar a bateria. Ele está consumindo 0,55 miliamperes desligado. Tirei a bateria dele e coloquei em outro carro e rodou normal esses dias, porém esse carro não tem nem rádio. E depois de carregada a bateria voltei pro Fusion e durou dois dias. É normal o carro consumir isso desligado ou a bateria realmente está ruim?
    Obs: Moro no interior e dois eletricistas não quiseram mexer no carro, só fizeram os testes pra mim! Desde já agradeço!

    1. Olá Rodrigo. O consumo me parece normal para o seu carro. O que se faz para que não haja influência dele na bateria é ligar o carro de preferência todos os dias para repor a carga e não acumular descarga (0,55+0,55+0,55, etc). Também ela pode estar não suportando o seu carro e um teste de descarga deve ser feito nela. Bateria com mais de 2 anos de vida já está bem desgastada, principalmente para um fusion que é alto consumidor de bateria. Também peça para medirem o alternador. Ele tem que marcar no multímetro (na bateria), em marcha lenta, algo entre 13,5 e 14,5 volts.

  112. Olá Fernando, tenho um Fox 1.6 2013 e hoje me deixou na mão. Parei numa loja e quando voltei nem sinal de pegar. Zerou o relógio e só acendia o painel, o alarme tmb funcionava. Fiz uma chupeta, pegou normal, mas quando desliguei não pegou mais. Quando estava chegando em casa tentei ligar o rádio e apareceu a msg SAFE e o rádio não ligou. Devo trocar a bateria? Qual vc indica? Abs e parabéns pelos comentários!!!

    1. Olá Marcelo. Sim, você descreve sintomas de bateria fraca. Mas peça que restem o alternador antes de trocar. O do Fox pode enganar. Feito isto, recomendo a bateria Moura 60A. Quanto ao rádio ele pode exigir código que costuma ficar junto ao manual. Abraços.

  113. Fernando, e um prazer ler o que Vc escreve, consciente e claro. Tenho uma Captiva \12\12, que ja fazem 04 anos e dois meses de uso. A bateria apagou repentinamente. Fiz uma carga lenta durante 10 hs, mas aparentemente não segurou a carga. E bateria original de 65 Amp. Pergunto: E aconselhavel colocar uma nova de mais amperagem ou continuo com a mesma. Grato

    1. Olá estefen. Obrigado por participar. Eu sou a favor de repetir uma experiência que deu certo. Com certeza a nova bateria vai durar o mesmo tempo ou até mais, visto que novas tecnologias estão aumentando a vida útil das baterias. A sua deve ser uma Ac Delco 65.Se não existir mais este valor (65), pois o INMETRO regulamentou muitas medidas de baterias, uma Ac delco 60 é idêntica e vai te atender bem.

  114. Possuo um Corolla 2013/2014, GLi 1.8, automático, completo (adquirido em Junho/2013), bateria original Heliar 50Ah. Quando foi ontem (27/Maio) o carro deu sinal de bateria fraca (eu acho), deixei a chave na ignição pouco tempo e depois o carro não pegou, tive que acionar o seguro para dar uma carga de bateria. Hoje fui numa loja e o vendedor me apresentou duas opções de bateria Heliar (50Ah e 60Ah), pelo fato do vendedor ter feito o mesmo preço nas duas baterias optei pela de 60Ah. Pergunto, isso pode acarretar algum problema ao meu carro por não ser a mesma amperagem da bateria original que tinha no carro ? Será que essa bateria estava mesmo no tempo de trocar, qual o tempo de vida útil em média para uma bateria ?

  115. Qual a diferença em $$ para a bateria AC Delco adquirida na autorizada Chevrolet e no mercado de reposição? Para o Sonic LTZ AC 2012/2013. Começando a dar sinais de tempo util esgotando se. Quais os caracteres para a troca correta? Obrigado.

    1. Olá Carlos. Na autorizada a bateria será bem mais cara A nào ser que haja uma promoção de preços). E o produto é o mesmo vendidos em lojas. Além do preço, comparar em uma revendedora de baterias facilita a garantia, tem menos burocracia. Aqui em BH uma Ac Delco é vendida em lojas na faixa de 340 reais.

  116. Olá pessoal! Resolvi me aventurar e comprei um Fusca 76. A bateria é de segunda linha e acaba de falecer. Preciso de dicas para que eu possa substituir a bateria, porém estão tentando me ‘empurrar’ baterias de 60ah de marcas carérrimas. Acredito que o carro não necessita de tanto, já que possui apenas rádio e alarme.
    Minha pergunta, caso possam me ajudar, é se baterias menos conhecidas são boas e confiáveis ou se as grandes marcas, farão alguma diferença no meu fusquinha, o Oscar.

    1. Olá Gabriela. Bateria é: quanto mais cara, melhor é fabricada. Por isso as grandes marcas são caras, como a Heliar, Moura e Tudor. O Fusca saiu de fábrica com uma bateria de 45A. Uma de 60 vai ter mais tempo de carga (a/h é: amperes/horas ou tempo de carga) Não vejo necessidade de colocar uma de 60, e existem as de 50 que já melhoram muito no seu caso. Uma sugestão é colocar uma marca intermediária de uma grande fábrica. Ou seja: uma segunda linha, mas de fábrica top. Neste caso teríamos: Textel, Kraft (da Tudor), Zetta (da Moura e excelente bateria) e Power da Heliar. Escolha uma livre de manutenção e selada. Também lembre-se de ligar o carro todos os dias e acelerar um pouco para carregar a bateria; ela precisa disto. O seu Oscar vai agradecer e não vai te deixar na mão por causa de bateria. Obrigado por participar.

      1. Obrigada Fernando!!

        Vou seguir suas dicas!

        Enviei uma mensagem duplicada….achei que a primeira havia sido falha.. desconsidera por gentileza.

        Grande abraço.

  117. Tenho um HB 20 2013 e por duas vezes acredito que a bateria arriou,pois tive que da o tranco p ele pegar ,coloquei um som da pioneer no inicio do ano mas acredito que isso não influenciou no problema que começou a pouco tempo.

    1. Olá charles. Se bateria for original vc deve mandar testá-la por causa dos quase 3 anos de fabricação. Se o teste acusar, troque, pois pode te deixar na mão sem aviso. Abraços e obrigado por participar.

  118. Olá Fernando. Tenho um Siena 1.0 2013/14 e rodo pouco nele. Hoje meu carro não deu partida. Estava a 6 dias sem ligá-lo, guardado na garagem sem ativar o alarme. A pouco mais de 1 ano aconteceu o mesmo. Dei uma carga lenta na bateria e ficou tudo ok. Mas hoje acho melhor trocar a bateria pra evitar novos imprevistos. A bateria é original (2 anos e 9 meses), uma Moura 50Ah. Você recomenda a mesma? Parabéns pelo site. Ótimas reportagens!!!

    1. Olá Helder. Obrigado por participar no site e seja bem-vindo. Sim, vc deve trocara a bateria e também mudar a rotina de ligar o carro. Para preservar a carga dela e também aumentar sua vida útil, devemos ligar o caro pelo menos por 10 minutos ao dia em marcha lenta mesmo. Uma bateria perde 3% da sua carga diariamente para os componentes elétricos/eletrônicos “ocultos” que continuam ligados nela. Repetir a bateria de 50A é recomendável, mas como ela é mais difícil de encontrar, nós muitas vezes instalamos a 60AD da Moura ou 60GD, esta última um pouco mais baixa, mas funciona normalmente. Esta diferença não atrapalha em nada o seu carro.Apenas o preço vai variar. Abraços

  119. A bateria do meu carro tem 3 anos e 1 mês, a hora do painel atrasa com muita frequencia a bastante tempo ja. É um celta 07/08 com ar, vidro elétrico, trava e alarme. Já deve estar na hora de trocar né, e qual bateria vc recomenda? Ele ta com uma Heliar de 65Ah.

    1. Ola Henrique. Eu recomendo a Bateria Moura 60 ou a original que é um AC Delco 60. (escolha a mais barata, pois as duas são muito boas) A referência 65A está em desuso por determinação INMETRO que regulamentou estes números. Mas 60 e 65 são a mesma bateria (por isso foi regulamentado).

    1. Ola Carlos. Quanto a ser 70, não há muita diferença para o alternador que é de última geração. mas vai depender do espaço e do suporte de fixação da bateria. Isto pode atrapalhar. O positivo deve ficar bem afastado de qualquer parte metálica do carro. Se a bateria original for uma 50A, o aconselhável é colocar uma 60 caixa alta que também é original da alguns Corolas.

  120. Olá Fernando, tenho uma Eco Esport 2013 veio de fabrica com a Moura e não durou 1 ano e 3 meses, não tenho som pesado, comprei outra Moura e renovo deu 1 ano e 6 meses ta arriando. Me indicaram a Tudor, posso confiar? Na concessionária mesmo falaram que na Eco não dura muito bateria.

    1. Olá Alexandre. Eu ainda recomendo a Moura exatamente porque o Eco é alto consumidor de bateria. Também não é possível por uma maior,o que seria a solução. A DO seu carro tem que ser uma 48A e não 45, como alguns sugerem.

  121. Boa noite Fernando
    Tenho um corolla xei 11/12, acho que a bateria é original ainda, Toyota de 50 ha. Tenho som instalado e + uma bateria de 150ha ligada junto com a do carro. O carro fica a semana parado só rodo aos finais de semana. As vezes ao ligar noto que dá uma pesada na partida e aparelho de som desliga. Provavelmente terei que trocar essa bateria? Qual vc recomenda, posso colocar uma maior? pois no suporte tem espaço .
    Obrigado

  122. Boa tarde, meu carro é um corsa sedan Premium modelo 2011, minha bateria nunca foi trocada porém me deixou na mão hoje qual a melhor marca que você podeira me indicar, pois meu carro e todo completoe é todo completo e ultiliso o son apenas quando estou dirigindo. O fato dele ficar muito tempo na garagem interfere na vida útil da bateria? Pois o ultiliso apenas para ir ao trabalho..

    1. Olá Weverton. Compre uma AC Delco 60A que é a original do seu carro e é muito boa. A Moura 60 também seria uma boa pedida. Mas eu sempre sugiro repetir uma boa experiência. E, sim, carro parado diminui vida útil da bateria. Passe a ligá-lo mais, uns 10 minutos por vez em marcha lenta mesmo. Ou passa a rodar mais com o carro. Mas se vc vai ao trabalho com ele todo dia não é o caso de carro parado. Fique tranquilo quanto a isso.

  123. oi. tenho onix 1.0 2013 completo (som e ar cond.). a bateria parece queacabou (3.5 anos). qual devo por? quantos amperes? 45 ou 60 ou o que?acdellco ou outra? obrigado! e parabens pelo o que faz e ajuda

    1. Olá andrade. Recomendo a bateria de 60A. E gosto também de repetir um boa experiência e creio que o tempo que durou a sua bateria é bom. Repita a marca Ac delco. A moura também é equivalente em qualidade, mas deve ser mais cara. Abraços.

  124. Tenho Jetta adquirido em dez de 2014. Está com 4700km rodados. Parece q a bateria dele já precisa ser trocada. Isso é normal? Qual marca de bateria de 60 amperes seria a mais indicada. Uso o ar e DVD.
    Grata .

    1. Olá Shely. Obrigado por participar no blog. A bateria que menos dá retorno em nossas lojas é da marca Moura. Mas segundo o aplicativo da Moura e da Heliar, a bateria do ano do seu carro deve ser uma 75A, o que representa mais tempo de duração e capacidade de energia, embora seja mais cara. Confirme isto em um revendedora de baterias. O tempo de troca e rodagem está dentro da normalidade do modelo do seu carro.

  125. Bom dia. Eu tenho um Gol 1.6 AP 1996 e nele tem um som básico, porém com um módulo, nunca interferiu. Hoje em dia eu uso só nos finais de semana, mas sempre descarrega a bateria e acabo tendo que fazer ponte com outro carro daqui de casa. É normal por ficar 5 dias parado? Não deixo nada ligado: alarme, farol, luz interna, rádio fora do encaixe… nada mesmo. Ouvi que é normal porque a bateria carrega quando se anda, mas por pouca sabedoria em automoveis preciso de sua ajuda nisso. Se necessário a troca, qual modelo eu precisaria colocar com qual carga? Desde já agradeço.

    1. Olá Kelvin. Obrigado por participar. A vida útil de uma bateria é 2 anos a 2 anos e meio, dependendo do carro e da forma que é usado. De fato, com um carro parado, vai ocorrer um acúmulo de descarga. Uma bateria parada descarrega cerca de 3% por dia. Mas quando ligamos o motor, ou andamos com o carro todos os dias, esta descarga é compensada pelo alternador. O que vc deve fazer é pedir a uma oficina que aplique uma carga lenta na bateria e depois fazer um teste nela. Se passar no teste é só ligar o carro mais. Caso contrário a troca vai ter que acontecer. Lembrando que o uso exagerado de som com módulo também enfraquece a bateria. Abraços.

    2. Olá Kelvin. Obrigado por participar. A vida útil de uma bateria é 2 anos a 2 anos e meio, dependendo do carro e da forma que é usado. De fato, com um carro parado, vai ocorrer um acúmulo de descarga. Uma bateria parada descarrega cerca de 3% por dia. Mas quando ligamos o motor, ou andamos com o carro todos os dias, esta descarga é compensada pelo alternador. O que vc deve fazer é pedir a uma oficina que aplique uma carga lenta na bateria e depois fazer um teste nela. Se passar no teste é só ligar o carro mais. Caso contrário a troca vai ter que acontecer. Lembrando que o uso exagerado de som com módulo também enfraquece a bateria. Abraços.

  126. Fernando meu carro e uma Captiva 2012 começou ano passado com esse problema eu dava uma carga voltava de boa, aí semana passada parou e mandei dar uma carga lenta voltou durou 3 dias e acabou tenho que trocar?

  127. Olá eu tenho um Ka 98 e a bateria do meu carro morreu totalmente pois deixe o som ligado, só que tentei fazer ponte e ate mesmo coloquei em outro carro p/ carregar, mas ela não carrega de jeito nenhum, sendo que tenho ela a exato 1ano e 10meses, eu ando super pouco com o carro, é normal durar tão pouco uma bateria? é uma Moura.

    1. Olá Geane. Durou menos do que deveria. mas deixar o carro parado pode danificar a bateria internamente visto que ela precisa da energia gerada pelo motor quando está ligado. Mas eu sugiro que leve a bateria té uma oficina ele´tica ou uma loja de baterias e peça para aplicarem uma carga lenta de 24 horas ( é uma carga mais forte). A marca da sua bateria ajuda e ele pode voltar ao normal. É uma possibilidade. Obrigado por participar.

  128. Tenho um ford Ka ANO 2008….1.0 Flex com ar condicionado e faz dois anos que comprei e nunca troquei a bateria. E de uns meses pra cá, e por vezes não seio de carro de um dia para o outro e quando vou ligar a bateria esta descarregada. Isso é sinal que tenho que trocar a bateria ??

    1. Olá Miguel. Se imaginarmos que a bateria fosse nova quando você comprou o carro, dois anos já seria um tempo bom de vida útil, conforme o carro é usado. Mas ela também pode ser mais antiga do que a sua compra. Sugiro um teste no alternador,e, caso ele esteja ok, troque a bateria.

  129. Claro, os carros são peladões sem acessórios.
    Agora que a GM evoluiu em tecnologia vai cair a durabilidade da bateria também. Tenho um citroen e a bateria dele não dura mais que 3 anos devido a complexa parte elétrica e grama de acessórios elétricos, como a direção elétrica que está presente na citroen há 13 anos no Brasil.
    Isto tudo colabora para redução da vida útil da bateria meu caro. Um carro todo elétrico com vários computadores e direção elétrica tende a ter uma vida útil de bateria menor mesmo.

    1. Olá luiz. Obrigado por participar. De fato suas palavras são verdadeiras. Mas temos percebido em nossa oficina carros completos, mesmo antigos como o Vectra e Astra, com baterias durando mais de 5 anos. São casos raros, mas que acontecem mais com carros da GM. Alguns deles, modernos, completos, e usando peça de 42Ah trocaram de bateria com 5 anos de uso. Também temos notado esta tendência na linha da Volks. Bateria de 40A, carro completo, e duração mais longa. Abraços.

    1. Olá Luana. Obrigado por participar. A Moura tem sido a bateria original da Fiat. Segundo o aplicativo da fábrica a bateria de reposição do seu carro é: Uma 50 ED. Ela custa quase o mesmo preço da uma 60. Aqui em BH seria 350 reais. A moura é uma bateria muito boa e que dá pouco retorno de garantia.

  130. Boa tarde
    Tenho um siena 2008 que começou a dar problemas na partida
    Vou ter que substituir a bateria (Baterax, uma grande porcaria) por uma Moura. Espero que seja o fim dos meus problemas. Rs

  131. Boa tarde;

    comprei um prisma usado 14/15 e verifiquei que veio com a baterial acdelco 40A, o carro tem ar, vidros elétricos, não tem farol de neblina, nem som, ainda vou colocar os dois. Vc não acha q uma bateria de 40 A é mto fraca não?? pergunto pois tenho uma bateria moura 60A zerada que comprei pro meu antigo carro, um fox 2008, tava pensando em troca-las visto q vou vender o fox, o q me recomenda?

    outra coisa no encaixe da bateria do prisma tem um ferro que fica em cima da bateria, se eu colocar uma de 60A observei que ele vai ficar solto pelo fato da bateria ser maior.

    abraço.

    1. Olá Cristiano. Pelo ano do seu carro deve ser a bateria original. E realmente as montadoras tem feito isso: usado baterias de 40 em carros completos. A Volks também faz isso. Trocar por uma de 60 não vai ser problema para a parte elétrica visto que o alternador é dimensionado para o consumo elétrico do carro. Mas não tenho certeza quanto ao suporte eu confesso que não tenho certeza se vai fixar a bateria de 60. Eu teria que ver a situação. Uma maneira de saber é trocando a bateria, já que você tem uma. Ficar solta não é recomendado.Abraços e obrigado por participar.

  132. Boa noite!
    Comprei uma bateria moura em janeiro de 2015.
    Deixei meu carro parado quase duas semanas é um agille 2013.
    Descarregou tirei p da carga e ficou 3 h carregando e ainda sim o carro esta tendo dificuldade de ligar.

    1. Olá Vivian. Obrigado por participar. A carga deve ser lenta, com carregador profissional e por 10 horas seguidas ou até o visor ficar verde. Por ser uma bateria de boa marca e com menos de 2 anos, vale a pena tentar uma carga assim.

  133. Boa tarde, tenho um siena 1.0 2012 que está com uma pane elétrica que não funciona : vidro, farol, desembaçador, ar condicionado, desembaçador traseiro, tudo isso parou de funcionar junto, mas o carro funciona normal,, pode andar com ele, tentei desligar e ligar a bateria e funcionou por alguns minutos, mas voltou a acontecer tudo novamente, já olhei todos os fuziveis e não tem nenhum queimado, não sei mais o que pode ser, ser alguém souber agradeceria muito a ajuda.

    1. Olá Moura. SE desligar abateria normaliza, pode ser algum fio bambo na caixa elétrica dele. Tem uma dentro do compartimento do motor, a direita da bateria.Procure por fusíveis bem grandes e veja o estado deles, se estão torrados ou com mau contato.

  134. Oi Fernando! Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco! Eu tenho um gol g5 1.6 e ele faz cinco anos esse mês! A bateria é original de fábrica! Estava procurando a respeito do que está ocorrendo com meu carro! Viro a chave ele faz que vai dar a partida e morre! É possível ser a bateria sem força, mas os faróis e interface elétrica funcionar mesmo assim?

    1. Olá Anderson. Grato por participar no site. Uma bateria fraca da sinal de lerdeza no arranque e as luzes do painel ficam fracas. Um teste é fazer uma chupeta com outra bateria. Se ele virar normalmente, a bateria deve ser testada e o alternador também.Uma bateria com mais de 2 anos é sempre suspeita. Mas seu problema também pode ser de combustível ruim. Abraços.

  135. Meu Fox 1.0 foi adquirido em 12/2010. Há mais ou menos um mês começou a desligar o som ao dar partida. Hoje ao sair pela manhã, ele não pegou, somente com uma chupeta. Levei na oficina, e realmente a bateria estava prejudicada, tendo de trocar. Portanto durou 5 anos e 7 meses. A marca é moura e, mesmo com um preço nada atraente, coloquei a mesma marca.

  136. Bom dia! Meu GM Corsa sedan 97 completo! Acabeu de adquirir! apresentou fraquezas ao dar a partida! Qual bateria devo comprar e de quandos Ampéres, pois só uso o som ambiente, em movimento

    1. Olá Carlos. Primeiro (se já não fez) mande testar a bateria e o sistema de carga. Se confirmar defeito somente na bateria eu sugiro uma da marca Moura 60A ou a original do seu carro a AC Delco 60A. Por ser completo uma amperagem de 60 vai durar mais.As duas marcas te atendem bem. Grato pela participação.

  137. Olá. Fui ler seu artigo (excelente por sinal) pois meu JAC J3 depois de 4 anos de uso teve que ter sua bateria substituída. Mas coloquei uma Reifor (de 60 A) pois a original chinesa (de 55 A) era muito cara. Será que fiz besteira ou seja coloquei uma mais barata que dura menos em relação a uma mais cra que dura mais?
    Abraços e parabéns pelo site.

    1. Olá Rogério. Seja bem-vindo ao Mãos ao Auto. A bateria Reifor é de fábrica bem antiga, mas é de fato uma bateria de segunda linha. O grande problema é que a Reifor também fabrica bateria com manutenção. Leia no manual dela se é este o caso. Se for, a manutenção tem que ser mensal. Mas se ela for tipo Free, vai durar bem, pois o jac tem surpreendido por ter um sistema elétrico e de carga bem equilibrado, o que contribui para a durabilidade da bateria. Abraços

  138. Boa tarde,
    Tenho Onix LTZ 1.4 12/13 a bateria é da Ac Delco, domingo andei normal com o carro, porem hoje segunda girei a chave e apenas fez tec, tec, o painel acende, os faróis também, mas o vidro não sobe.
    Se fosse trocar a bateria, qual me recomendaria?

    1. Olá Marcos. Grato por participar com a gente. Gosto sempre de sugerir que se repita uma boa experiência. E parece ser este o seu caso para uma bateria que durou 4 ou mais anos. Ponha outra bateria AC Delco, repetindo a especificação que fica registrado no rótulo dela. É uma bateria muito boa, original do seu carro, e mais barata que outras. Abraços.

  139. bom dia!
    Tenho Sandero 1.6 13/13, bateria original chegou ao fim.
    Carro utiliza muito ar condicionado e farol de milha.
    Qual bateria mais indicada?

  140. Qual a bateria ideal para o bravo essence 1.8 2011/12? Ainda utilizo a bateria original e percebo q tem algum problema na partida.

  141. Boa ,,, acabei de trocar a bateria original do meu fiat palio 1.4. Ela durou 2 anos e 4 meses. Percebi que mais ou menos ha 2 meses, alertas no painel sobre falha no air bag e ABS começaram a aparecer quase que diariamente. Depois que troquei a bateria esses sinais desapareceram . Isso tinha a ver com a bateria fraca ? Seria isso uma indicativa de bateria fraca?

    1. Olá david. Sim, acontece porque no momento da partida uma bateria fraca cai muito, como se desligasse ela do carro. Neste caso luzes podem acender como que exigindo uma reprogramação. Mas se acender de novo leve para avaliar em uma oficina. Abraços e obrigado por participar conosco.

      1. Muito obrigado pelas informações ….ja recomendei o site maosaoauto.com.br a meus amigos e em especial essa matéria sobre baterias ( a alguns amigos mecânicos eletricistas que vão aprender muito com esse post).

  142. Boa noite, tenho um Classic 14/15, fiz 2 anos e 2 meses com ele agora, rodo com ele o dia todo, no ar-condicionado, esse último mês sentir o carro pesado, achei que era gasolina, hoje 12/08/2016 rodei normal, parei o carro, quando fui ligar o carro nada, chamei o assistência fez a chupeta, o carro ligou normal, dei uma volta durante 5 min, parei o carro fui ligar e nada, não segurou nem um pingo de carga, fez o teste para ver se estava gerando, e estava ok, tive q colocar outra, comprei uma Moura 48ap.
    A minha era Acdelco 42ap, veio no carro.
    Para um carro completo, qual é a bateria idéia, quanto a bateria tem que marca com o carro desligado, e quantos volt o alternador tem que gerar, ” Classic 1.0 14/15″.
    Obrigado.

    1. Olá Fabrício. De fato a bateria durou pouco pelo ano dele e marca. Uma bateria de 60 é ideal para o carro completo, se couber no carro. As medidas são: com carro desligado: Sempre acima de 12V. Com o motor ligado : entre 13,8 e 14, 5. ESstas medidas podem variar um pouco para cima ou para baixo dependendo de fatores como o estado da bateria, o uso recente antes da medida, etc

      1. Fernando, boa noite.
        Muito obrigado pelas informações, pelo que vejo a bateria que estava, durou na medida da garantia, kkkkkkkkkkk.
        Vou verificar essas medidas, a batetia de 60 não cabe no compartimento, vou verificar quanto tempo essa Moura de 48 vai durar, espeto que muito mais, kkkkkk, obrigado.

  143. Boa noite, Fernando! Tenho um clio 1.0 16V 2011 que está com a bateria de fábrica, Heliar 50A, até hoje! Mas, como estava bom demais pra ser verdade, ela começou a dar problemas! Me deixou na mão na rua e tive que dar o tranco ou fazer chupeta na bateria! O mais engraçado é que as vezes volta a funcionar normalmente depois, mas de vez em quando ela resolve não funcionar. Eu faço alguns macetes que funcionam, como desligar o farol e subir os vidros bem antes de desligar o carro, e deixar o som e a luz interna desligados o tempo inteiro! Isso ajuda pra quando for ligar o carro de novo ele pegar de primeira, as vezes ele demonstra dificuldade mas liga do mesmo jeito. Outra curiosidade é que as vezes acionando o acelerador na hora da partida ajuda a funcionar. No painel as luzes do freio de mão ficam piscando quando estou dirigindo, e se aciono os botões do vidro elétrico com o farol ligado ele dá uma leve piscada, como se enfraquecesse! Convencido de que seria problema na bateria fui até algumas lojas hoje e saí de lá bombardeado por milhares de marcas e tipos de baterias! A original é Heliar mas o preço dela não é acessível pra mim, então pensei em colocar uma com um bom custo/benefício. Entre as marcas que vi as que mais me interessaram foram a Zetta, Duralight e Pioneiro. Você me aconselha alguma dessas? E se eu colocar uma de 60A ela irá durar mais que a de 50A! Desde já muito obrigado e parabéns pelo o site!

    1. Olá Lucas. seja bem-vindo ao site. De fato sua bateria apresenta sintomas de fim de vida útil. E você fez bem em usar suas táticas para economizar energia e preservar para uma partida posterior. parabéns pela iniciativa. Das três mas eu prefiro a Zetta, pois é de fato uma Moura e tenho visto que tem uma excelente durabilidade.E uma de 60 vai ter maior durabilidade sim. Mas veja se ela vai caber no carrro sem pegar em algo.

  144. Olá Fernando. Tenho um Civic Si com uma bateria Júpiter 52 AH que já passa dos 3 anos de uso. Em uma das lojas de bateria de BH o técnico fez o teste e constatou que a bateria está segurando carga, porém ele recomendou que eu a trocasse, afirmando que não é comum que as baterias dessa marca durem tanto, e que o densímetro não estava verde. Os únicos indícios de possíveis problemas na bateria que percebi foram o rádio e outros componentes desligarem quando a ignição do carro é acionada e a intensidade do farol alterar quando o ventilador do radiador é acionado. Instalei recentemente um xenon 35W, mas a lâmpada original é 55W. O rádio é original. Uso o carro uma vez durante a semana e nos dois dias do fim de semana. Penso em fazer uma viagem mais longa em breve. Assim, se justifica trocar a bateria mesmo sem algum problema evidente? Obrigado!

    1. Olá Allan. Eu trocaria para fazer uma viagem. Os sinais de desgaste são os que vc narra: tempo de vida, rádio e outros sendo afetados. Compre uma Moura e viaje tranquilo. Na estrada uma bateria custa muito mais caro. Abraços e sucesso por aí!

  145. Ola Fernando, tenho um gol g4 básico ai a bateria dele original era de 45 amp da Moura mais ai coloquei um som potente troquei e coloquei uma Heliar de 75 amp.. porém faz 3anos e 7 meses que estou com essa heliar porém a ligar o som o farol do carro fica oscilando conforme a batida da musica será q a bateria q ja está com a vida util ruim? Para partida ta normal.

  146. Tenho um focus 2002 sedam , minha bateria parou de funcionar depois de 2 anos e 8 meses, quantos dias posso ficar sem ligar o carro sem comprometer a bateria? qual a melhor bateria? uso a moura 60amp.

    1. Olá João. Grato por participar. O carro deve ficar o menos tempo possível sem ligar, no que diz respeito a bateria. Isto porque uma hora passa a acumular a descarga diária (cerca de 3% ao dia) e ela arria.O alternador é um repositor de carga e não uma carregador de baterias. Muitas vezes parece que carregou, mas é igual aquela situação que acontece muito com bateria de celulares.Se vc precisar de fato da bateria ela vai falhar. O certo é ligar todo dia por pelo menos 10 minutos e a bateria não vai descarregar. A Moura continua líder em qualidade.

  147. ola Fernando, tenho um corsa 96, coloquei nele uma bateria Moura de 48amp nova, porém, depois de apenas 1 ano e 4 meses, numa parada pra calibrar os pneus o carro não quis mais ligar, foi necessario uma chupeta pra faze-lo funcionar, e depois, deixei-o com o mec. eletrico para ele checar o que houve. Ele fez um check up em toda fiação, faróis, tirou dois alarmes que tinha e não usava no carro, além de dar carga lenta na bateria a noite toda, e o carro voltou melhor. Porém, tres dias depois o carro voltou a não ligar mais, usei o dia todo e a noite deu a pane, o eletricista falou que era problema na bateria e falou para eu ir numa autorizada da Moura. E la, eles disseram que o carro estava com sobrecarga no alternador(sem testar o carro) e que isso o seguro não cobria e que eu teria que comprar outra nova. Voltei no mecanico pra falar isso e ele confirmou que a bateria estava condenada, mas que tinha medido o alternador antes e estava ok. Quem será que esta certo? Estou meio desiludido com a Moura por conta deste pos venda e penso em comprar uma bateria de segunda linha, pois estou ruim de grana, me indicaram uma chamada Cral e outra chamada Lider, você conhece essas marcas? Obrigado e parabens pelo site 😉

    1. Olá Aguinaldo. Grato por perguntar. Veja bem: se a Moura disse que o alternador carregou para mais é porque descobriu que a bateria estava estragada por sobrecarga. Todas as fábricas conseguem apurar isso. Como o alternador é o único responsável por sobrecarga (a tal da carga rápida também causa isto) no carro, o que eu acho que aconteceu é algo bem comum: o alternador apresenta sobrecarga de forma intermitente e o eletricista não percebeu. Existe um teste famoso que é o da “pancadinha” no alternador com o multímetro na bateria e o motor ligado. Se for o tal defeito intermitente, o multímetro dispara para 15, 16 ou mais volts, que é a sobrecarga. Quanto as baterias que você citou, eu não gosto delas. Eu sugiro a Tudor porque a garantia dela cobre sobrecarga e é uma marca de montadora também. Mas peça uma segunda opinião sobre a sobrecarga.Abraços.

  148. Olá Fernando Ivankenko.. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog pois o acompanho a quase um ano e e gosto muito. Minha dúvida é a seguinte. Tenho uma Moura de 60A no meu Gol 1.0 8v 2005 a 9 anos indo para 10 em 2017. Ou seja a bateria durou praticamente 9 anos e meio. Estou prestes a trocar pois as partidas já estão cansadas. Fiquei sabendo que a Heliar criou uma nova linha de bateria com CCA de 480, inclusive passou até no auto esporte nesse domingo agora . A moura ela tem CCA 460 inclusive essa minha de quase 10 anos atrás. Segundo eu li esse CCA é a característica mais importante na compra de uma bateria. Agora fico na dúvida e queria uma ajuda sua. Compro outra Moura e repito a boa experiência que tive ou essa mais moderna da Heliar que pela CCA para ser melhor ???? A Moura tem 18 meses garantia e essa nova Heliar 24 meses !!!
    As duas tem o mesmo preço !!
    Dúvida Cruel não é mesmo ???

    1. Olá Romano. Obrigado por nos acompanhar por tanto tempo! A CCA é a capacidade, ou força, de partida medida em corrente. Ou seja: no momento da partida a Heliar consegue “liberar” 480A (corrente máxima). Não é uma diferença significativa em relação a Moura. E talvez a Moura também já esteja com esta referência.As duas marcas se nivelam e são originais da Volks. Eu costumo dizer para sempre repetir uma boa experiência, que é o seu caso. Quanto a garantia, seria muito azar as duas marcas apresentar defeito logo depois que vencer. Repetir a MOura era o que eu faria, lembrando que a qualidade de uma bateria também depende do montador ou do profissional da fábrica. Abraços

  149. Olá Fernando! Comprei um Honda Civic 2015 modelo 2016 em agosto e pra meu espanto a minha bateria já descarregou tres vezes. Fiz “chupeta” nessas tres vezes e o carro pegou, mas novamente descarregando. O que deve ter acontecido? Devo reclamar com a concessionária que me vendeu o carro? Como devo proceder?
    Obrigado desde já pela ajuda
    Eduardo

    1. Olá Eduardo. Sim. Reclame na concessionária o mais rápido possível para que seja avaliado o estado da bateria e do alternador. Um carro como o seu, usado diariamente, não pode apresentar os defeitos que você cita.

  150. Boa tarde! Seu site já está nos meus favoritos.
    Tenho um Uno 1.0 ano 99 e minha bateria é uma Tudor 55 amperes e já tenho esta bateria a 2 anos. Ando diariamente com meu carro, por sinal bem básico, sem ar e apenas som, nada exagerado… Esta bateria pode durar muito mais tempo ou já está no fim da sua vida útil?
    Agradeço a atenção.

    1. Olá Everton, grato por favoritar o blog. Sim, ela pode durar mais tempo. Um teste simples com aparelho apropriado vai confirmar se ela está caindo de produção. O fato do seu carro ser pouco consumidor de energia, e andar todo dia, ajuda na duração da bateria. O que você deve ter em mente é que bateria é sempre imprevisível. Então, ao primeiro sinal de fraqueza, como rádio desligando na partida, ou arranque mais pesado do que o costume, troque ela. A Tudor é uma ótima marca. Abraços e seja bem-vindo ao site.

  151. Bom dia.
    A bateria da marca Craw selada 60 Amperes é fraca?
    Tenho um vectra2.2 / 2002 e a bateria não chega a durar 1 ano.
    Vou comprar outra agora e estou pensando em comprar uma Moura de 70. Será que resolve?
    Obrigado!

    1. Olá paulo. de fato a Cral tem durabilidade menor. Se a moura de 70 couber no carro é uma boa pedida. mas a Moura de 60 também é muito boa. Mas lembre-se de medir o alternador e o arranque antes de trocar a bateria.

  152. Tenho um Fiesta Sedan 2012, hoje depois de 3 anos a minha bateria arriou de vez. Estava no supermercado, batia chave e nada. Tive que chamar o seguro pra dar uma carga na bateria, deu certo. Cheguei em casa, desliguei e tentei ligar, nada, chamei um “disk baterias”, tinha uma Heliar instalei uma Moura. Porém o cara que instalou mediu um treco lá e disse que tava em 12 e que o alternador não estava carregando, que o certo seria estar em 13,5. Fora que a luza da bateria ficou acesa no painel. Foi pro mecânico, lá vou eu morrer com mais uma grana…

    Assim, tu saberias me dizer o que faço para ter mais durabilidade de minha bateria, pois sou Uber e é necessário o ar estar sempre ligado, fora que carrego celular de clientes, além do meu mesmo etc. Existe alguma bateria mais “forte” para estas situações?

    1. Olá Glen. Obrigado pelo seu acesso ao site. Você está passando pelo mesmo problema que os taxistas passam: sobrecarga do carro no alternador e vice-versa. A sugestão é: não reformar o alternador e por um novo. Talvez exista um mais forte no mercado. Se for do seu carro, instale, pois é um investimento para quem trabalha como você. Isto vai ajudar no quesito alternador. Mas quanto a bateria vai depender do espaço que seu carro tem para instalar uma maior. Se ela for 60A, este é o limite. A não ser que se faça uma adaptação, o que ia requerer um eletricista com muita experiência. Mesmo assim, fique atento ao seguinte: algumas fábricas de baterias não garantem sobrecarga além dos 3 meses da lei. Mas outras sim. Neste caso a Tudor (em Minas) é uma delas, e é a melhor entre as outras que garantem como um carro normal. Abraços e sucesso por aí!

      1. Por que vc não recomenda reformar o alternador Fernando ?? Quando se reforma , trocando escovas etc, ele não fica como Zero ?? Gostaria de entender mais sobre isso, desde já muito obrigado e parabéns pelo site.

  153. Tenho um Ka 2010 com a bateria de fábrica ainda. Viajei por 10 dias e quando voltei, o carro ainda funcionou por 12 dias. Não senti sintomas de bateria fraca antes, mas pelo tempo, é hora. Grata pelas dicas!

  154. boa tarde qual a bateria que vc me recomenda e uma strada 1.3 esta nela uma de 60A, ( qual marca seria mais duravel) a zetta e uma marca boa?!!

  155. olá Fernando,tenho um gol g6 2013 comprei em 08 de janeiro,ta com 21 mil km nunca tive problemas com a partida ou qualquer outra coisa,agora no dia 18 de dezembro de 2016 foi que a bateria pifou de vez,fui sair com o carro e quando girei a chave não acendeu nada,pifou de vez mais são praticamente quatro anos né,a marca da bateria é moura é boa não é,dei sorte ou a bateria é boa,lembrando que meu carro é todo original eu so pus os farois de neblina.

    1. Olá agenor. Grato por sua participação no site. O primeiro passo é testar o alternador e depois a bateria. O tempo de uso já é um sinal que pode ser defeito nela. Eu, particularmente, gosto muito da marca Moura. E sempre gosto de repetir uma boa experiência e creio que seja esse o seu caso. Pelo visto você roda pouco com o carro. Então sugiro que ligue ele quase todo dia, se já faz isso continue assim. É sadio para a bateria e ela dura mais. Forte abraço e sucesso por aí!

  156. Possuo um Celta 2012. A primeira bateria durou 3 anos; troquei-a em março de 2015 e após 1 ano e 9 meses ela já da sinais de fraqueza. Quando ligo o carro o ponteiro do combustível desce e sobe. Ando em média 4KM por dia. Isso também pode afetar a bateria? A marca é Baterax 55A.

    1. Olá Emmanuel. Este fato que você cita não pode descarregar uma bateria. Creio que talvez seja defeito nela. Peça que apliquem uma carga lenta e depois façam o teste. Se passar no teste ela ainda roda um bom tempo. Caso contrário é troca de bateria.

  157. Ola Fernando… Tenho um Honda civil 2010 lxs… Bateria heliar….. Mas ja esta dando sinais de fraqueza quando vou dar partida……. Qual bateria vc recomenda… Comprar uma outra heliar mesmo? Qual potencia? Ou outra marca para meu carro seria melhor? Obrigado!

    1. Olá Luis. Grato por participar. Tanto a Heliar como a Moura são top de linha. O que você tem que fazer é comparar o preço e tempo de garantia. A Moura costuma dar 18 meses de garantia. Já a Heliar pode chegar a 24 meses, dependendo do modelo. Se o seu Honda for um civic, então a bateria é um 50 Jd (referencia da moura). Se for o City é uma 40 Sd.

  158. Boa tarde! Excelente matéria!
    Temos um Corolla 12/13, ainda com a bateria original (Heliar 50 Ah) e ontem a noite ele não quis dar partida. Com o auxílio do carro do vizinho, ligamos e deixamos apenas 5 minutos ligado, optando por resolver o problema hj.
    Acontece que o carro está funcionando normalmente hj, sem qualquer intervenção adicional. Em conversas com colegas do serviço, tive relatos de baterias originais com 6 anos de uso e ainda funcionando sem apresentar problemas! Assim, pergunto:
    1) Essa falha de ontem é um sinal que devemos troca-la? (Lembrando que está funcionando normalmente hj o dia inteiro)
    2) Considerando que, ao menos aparentemente, as baterias originais da fábricas automobilísticas tem uma duração maior, e que as revendas de baterias propõem uma troca na aquisição de uma bateria nova, devemos conservar a bateria original, dado o fato de estar funcionando?
    3) Pq as revendas solicitam as baterias antigas? Corremos o risco de adquirir uma bateria recondicionada?
    Obrigado pela ajuda e parabéns pela pagina!

  159. Achei interessante o comentário de que a GM é a melhor em média de durabilidade, pois a mesma coloca em seus carros o sistema follow me, que deixa os faróis acesos quando o carro é destravado no alarme, o que deve dar uma “queimada” boa na bateria com o passar do tempo. Sem o follow me então, duraria uns 6 anos, rsss.

  160. Olá, estou a cinco anos utilizando a bateria Zetta no Punto 2010 diariamente, luzes e rádio convencional e ar condicionado ocasionalmente. Começou a dar uma leve engasgada na partida, minha dúvida é que a original para o Punto é de 40a da Moura e essa Zetta não vejo especificação de amperagem, posso colocar uma de 60a? Grato.

      1. Valeu, entendi quanto ao espaço. Agora pergunto se existe um limite, tipo tensão do alternador x amperagem da bateria. Meu Punto é 110v do alternador, qual máximo de amperagem pode ser a bateria? Instalando mais componentes consumidores de energia. E vou de Zetta mesmo, + barata e durou cinco anos comigo, ahahaha. Grato e abraço.

        1. Uma de 60A será bem aceita pelo alternador, que é o mais impontante nesses casos. Além disso você vai ter mais potência de partida e maior capacidade de carga de energia. A de 60 aguenta bem a instalação de mais acessórios. Depois dela vem a de 70 que também exige mais espaço e seria um bom limite de amperagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *