Luz da bateria acesa no Civic

Quase sempre quando a luz de bateria de um carro acende, o problema é no alternador ou na “usina de energia do veículo”. Ou seja: nós ligamos o motor e a luz de bateria tem que apagar, como a de óleo do motor. Se ficar acesa ou piscar, estamos diante da situação descrita acima. Mas no caso da luz de bateria acesa no Honda Civic, pode ser diferente. Isso também vale para o Honda City e Fit. Essa luz fica no painel do carro, e, na maioria dos modelos, fica perto da luz de óleo. Tem cor vermelha e o símbolo de uma bateria bem evidente. O mais importante é ter em mente que as cores das luzes de um painel automotivo segue o mesmo padrão das cores de um sinal de trânsito. E tem o mesmo significado: verde é siga (no caso do painel quase sempre significa que não é sério), amarelo: atenção, vermelho: pare o carro.

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Luz da bateria acesa no painel do carro

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 Outro motivo

Simples: o alternador está carregando, e a luz da bateria continua acesa, então muito provavelmente o defeito é na bateria, mesmo que ela esteja virando o motor do carro. Isso se dá por causa do tempo de uso desta bateria, Com certeza a bateria é antiga. Basta conferir a data de fabricação que está gravada nela. O ideal é no máximo dois anos de uso. Uma bateria mais antiga passa a ter um resistência interna mais alta. Ela pode até paasar por um teste de indução (teste mais moderno de baterias) e o resultado ser bom. Mas para os valores da central ela está com resistência interna fora dos padrões da fábrica. Por isso a luz de bateria acesa  no Honda Civic, mesmo com tudo aparentemente normal. E uma bateria com mais de dois anos vai parar a qualquer momento, deixando o motorista na mão. Resumindo: “Primeiro tem que fazer os testes normais, como medir a carga do alternador. Fazemos isso com  multímetro medindo corrente contínua, escala de 20 Volts. Se a medida der normal, entre 13 e 14,9 volts, e a luz da bateria permanece acesa, o defeito não é no alternador. É na bateria do carro.”