Defeitos na luz de ré. Como consertar?

Primeiro precisamos saber como funciona esse sistema elétrico e quais são seus componentes para  então consertar possíveis defeitos na luz de ré. Tecnicamente, é chamada de farol de ré, no singular. Isso significa que um automóvel precisa de apenas uma luz de ré, desde que o lado que não vai acender não tenha a lanterna branca, típica da luz de ré. Simplificando: é errado rodar com uma luz de ré queimada se baseando na lei que diz bastar uma, mesmo que seu carro tenha duas. Mas para que existe a luz de ré? Ela se acende quando engatamos a ré no câmbio, e serve para iluminar a sua manobra e também advertir outros motoristas que você está dando ré.

Este é um modelo com apenas uma luz de ré.
Este é um modelo com apenas uma luz de ré.

Basicamente a consequência do defeito é não acender a luz do farol de ré. E as causas podem ser várias.

Os componentes do sistema de ré são os seguintes:

1 – Fusível.

2 – Interruptor de luz (cebola de luz de ré).

3 – Uma (ou duas)  lâmpada de 21 Watts, semelhante a luz de freio.

4 – Fiação.

O defeito pode ser em qualquer um ou mais desses itens acima. O primeiro ato é checar o fusível, pois em alguns modelos ele protege outros acessórios, além da luz de ré. Procure por ele no manual do carro. Para saber se está queimado retire-o e o ponha contra uma luz qualquer. Se estiver interrompido será algo muito evidente.

Perceba o filamento interrompido de um fusível mais comum.
Perceba o filamento interrompido de um fusível mais comum.

Não sendo o fusível a causa da pane da luz de ré, você terá que testar a cebolinha de ré, responsável por acender a luz.

cebola de réA maioria dos interruptores de luz de ré são semelhante a imagem acima. O teste é simples. Ligue a chave do carro para acender o painel. Em seguida, com um pequeno fio, “feche” os fios da tomada, um no outro, e observe se a luz de ré acendeu. Nesse caso não é preciso engatar a ré. Também não dirija o carro com a cebola fora do lugar.

Se acender, o defeito é na cebola de ré e a troca é a solução. Se não acender, veja se lâmpada de ré está queimada. (um caso mais raro devido ao pouco uso da ré).

Esses são os serviços ao seu alcance. Não obtendo resultado procure um eletricista de confiança.

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This article has 250 Comments

    1. Olá Marcos. Ele fica na caixa de marcha, em frente do radiador bem em baixo. Ou em cima perto do trambulador. Mas este ultimo caso é mais raro. Procure no primeiro lugar com uma lanterna. Vc vai ver claramente uma tomada encaixada nele. Para retirar tem que ser por baixo com uma chave 22 mmm. Mas troque-o somente com a nova em mãos. jamais dirija o carro sem este interruptor. Abracos.

    1. Olá Jackson. Obrigado por participar do blog. É importante saber se a cebolinha em questão é nova, porque ela pode funcionar manualmente e não funcionar na caixa.Se ela for nova, então vc deve consultar um mecânico explicando a situação.

  1. Bom dia gostaria de saber se o inverso, quando a luz de ré fica acesa constatemente se pode ser a cebolinha de ré ou outro componente o meu carro é um polo 05/06 e onde fica localizado a cebolinha de ré?

    1. Ola Roberto. Ela fica na caixa de marcha, a esquerda do motor olhando de frente. Tem que levantar o carro um pouco do lado do passageiro. Sim, a cebola pode estragar ao contrário. Mas pode ser que os fios dela tenham colado um no outro. Ali passa muita caloria e vale a pena verificar. Localize a cebola e siga os fios observando se estão colados. Uma maneira mais fácil de descobrir isso seria desligar a tomada da cebola, ligar a chave do carro e verificar se a luz continua acesa ( com ou sem a ré engatada).

  2. Boa tarde, meu fiat stilo ao dar a re e acelerar ela pisca, os dois lados, com re engatada carro parado nao pisca, eh led, porem qando coloquei nao acontecia, coloco foco amarelo normal nao acende!

    1. OLá Cleber. Faça o seguinte: troque os leds por lampadas comuns e desligue a tomada da cebola de ré. Com a chave do carro ligada, ligue um fio da tomada no outro (uma ponte na tomada da cebola) e verifique se a luz acendeu. Não precisa engatar a ré. Se acender, então é defeito na cebola. O led é muito sensível e pode piscar com uma cebola com defeito.A cebola fica fixa na caixa , a sua direita de frente para o carro, na parte de baixo. Abraços e obrigado por participar.

  3. Olá Fernando, bom dia, eu tenho uno firme 07/08 e quando engato a ré as luzes não se acendem o que pode ser isso? gostaria de saber onde fica a cebolinha do meu carro?

    1. Olá Henrique. Muito provavelmente vai ser defeito ou mau contato na cebolinha de ré. Ela fica na caixa de marcha. Para localizá-la fique de frente para o motor. Ela está presa a sua direita e embaixo (no meio da caixa de marcha). É possível vê-la por cima, presa na caixa com dois fios saindo dela por uma tomada de encaixe. Para testá-la, ligue a chave do carro (não precisa engatar a marcha ré para testar) e solte a tomada da cebolinha de ré. Faça uma ponte ligando um fio no outro na tomada, Se a lâmpada de ré acender, então temos um defeito na cebola, bastando troca-la. Abraços.

  4. Boa tarde Fernando, to com um problema no meu Palio 97 (G1) 4 portas, esses dias atraz eu mandei trocar as lampadas, pois a luz de ré a luz de freio e a séta trazeira nao tava pegando, ae trocou tudo, so que foi ante ontem comecou a falha a luz de re pegava so de vez enquando, ae foi hoje parou, nao funciona mais a luz de ré, e isso acontece direto, sabe o que esta acontecendo ?

    1. Ola Carlos. Você deve fazer o teste da cebolinha de ré descrito no post. Muito provavelmente ela estará com defeito ou mau contato na tomada dela.A cebolinha de ré do Palio fica presa na caixa de marcha. Olhando o carro de frente, ela está a direita e embaixo, quase de frente para o radiador. Abraços e obrigado por participar.

  5. Olá Fernando Eu tenho um Gol G4 eu queria saber porque o meu farol de ré não funciona já testei os faróis não estão queimado agora quero saber talvez possa ser o fuzil mais se for o interruptor de ré a onde fica alojado esse treco mesmo?

    1. Olá Thyago. Você terá que fazer o teste de interruptor de luz de ré descrito no post. Ele fica preso na caixa. Fique de frente para o carro e ele estará a esquerda, atrás do motor, bem embaixo de onde fica o assento do passageiro dianteiro (externamente). Ali tem uma tomada com dois fios.Você deve desligá-la e fazer uma ponte nos fios dela (da tomada, ligar um no outro).Mas faça isso como o motor completamente frio. Em seguida ligue a chave do carro e veja se a luz de rá acendeu. Não precisa engatar a ré para fazer este teste. Se acender, mande trocar o interruptor de ré. Abraços e obrigado por participar do site.

  6. Ola Fernando;
    tenho um omega 1993 e aluz do re parou de funcionar ,verifiquei fusíveis e esta ok,gostaria de saber onde fica o interruptor do re do omega para substituição?

    1. Ola Jefeson. Se for caixa comum (não for automática) ela sempre fica na caixa de marcha em local acessível. No Omega, fique de frente para o motor, a caixa está a direita e a cebola esta em embaixo, quase na frente do radiador. Normalmente dois fios entram nela por uma tomada. Vc tem que achar esta tomada e ligar um fio no outro com a chave do carro ligada (não precisa engatar a ré). Se acender a luz, então acebola esta queimada.

    1. Olá Mailson Se o carro não for automático, todas as cebolas de ré ficam fixas na caixa de marcha, Como seu motor é transversal, a caixa também fica atravessada em relação a frente do carro. Se vc se posicionar na frente dele, a caixa estará a sua direita e a cebola presa no meio dela, a frente do radiador. Normalmente dois fios ficam ligados nela por uma tomada.

  7. Boa noite, agradeco a resposta anterior mas olhei os fios e eles nao estao colados. Desconectei o plug do sensor e a luz se apagou e quando usei um pedaco de fio e uni os dois terminais a luz acendeu sem eu engatar e re. Isso ja e um diagnóstico de cebolinha de re ruim ou tem outro problema?

    1. Olá Roberto. Se ela fica acesa ligada na cebola, sem ré engatada, e você tira a tomada e ele desliga, então pode ser sensor de ré (cebola) com defeito. Ela fica agarrada na posição de acender a luz. Um teste final seria vc retirar a cebola e ligar a tomada nela (fora do carro mesmo) e mexer no pino dela acompanhando se a lua pisca ou até permanece acesa. Este teste é bom poque, uma outra possibilidade muito remota é um problema na engrenagem que aciona a cebola de ré. Mas isto é bem raro mesmo.

  8. Boa tarde. Para trocar o plug do interruptor é facil? O meu eu quebrei a trava que conecta e depois que encaixa fica horrivel para tirar. Poderia me dar uma dica?

    1. Olá Roberto. Estas tomadas são encontradas em lojas de peças já com os fios e neste caso vc terá que cortar a tomada velha e fazer uma ponte. Mas também a encontramos desmontada, o que significa que não haverá ponte. Os terminais vem separados e devem ser instalados nas pontas dos fios e depois encaixadas na tomada. A principio o primeiro processo parece ser mais fácil. Mas o segundo é apenas uma questão de estudar a peça e a instalação será mais completa. O preço é bem em conta. Obrigado por participar.

  9. Boa tarde.
    Tenho um MEGANE 06/07, quando engato a marcha ré, a luz demora cerca de 15 segundos para acender, é uma grande demora.
    O que pode ser?Caso seja a cebolinha, onde fica no meu carro?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    1. Olá Marcio. Se ele não for automático ela fica na caixa de marcha, a direita do motor, olhando de frente para o carro. O acesso terá que ser por baixo com o motor completamente frio. Pode ser pino da cebola sujo e agarrando, ou fiação da tomada da cebolinha com mau contato, ou simplesmente defeito na peça. Abraços e obrigado pela participação

        1. Por volta de 200 a 300 reais peça original e se for de 3 pinos, o que é mais comum.O preço justifica uma avaliação pessoal de um especialista. No seu carro ela fica mais em cima e no final da caixa, mais para perto da roda lado motorista. Ela tem acabamento verde.

  10. Bom dia,

    Fui testar o fusível mas não consegui identificar qual o da ré. Pode me dizer como é o símbolo do fusível de ré. Na caixa de fusíveis do carro tem uma tabela, mas não consegui identificar nessa tabela qual o símbolo que indica o fusível da lâmpada de ré.
    Obrigado.

    1. Olá Alessander. O meio mais fácil é consultar o manual, pois ali os componentes por fusível são mais detalhados. Você pode também fazer o teste da cebolinha descrito no post. Se a luz acender o fusível estará bom e a cebolinha ruim. Abraços.

  11. ola Fernando to com problema de luz de ré do crossfox ,não é fusivel,nem lampada ,fiz teste no interruptor de ré fechando os fios ,tambem não acendeu ,ok devo fazer ,existe outro interruptor na caixa ?,obrigado aguardo resposta ,muito obrigado .

    1. Olá Joel. Não existe outro interruptor. Sugiro que refaça todos os testes. O fusível deve ser retirado e olhado contra uma luz, mas tenha certeza que ele protege a ré consultando no manual. Ao fazer o teste da cebolinha tome cuidado para que o fio energizado não encoste em alguma parte da lata, o que pode nos enganar queimando o fusível que acabamos de testar. Os fios também deve estar bem encaixados na tomada quando a fechemos. Por fim, faça o teste com a chave do carro ligada para acender o painel. Quase sempre é problema na cebola. Abraços e dê retorno.

  12. Olá boa tarde parabéns pelo site muito bom…Adquiri um VECTRA GLS EXPRESSION 2002 e nao está acendendo a luz de ré poderia me informar onde fica o fusível responsável e a tal cebolinha também??? Desde já agradeço….

    1. Olá Rafael. Obrigado pelo elogio e por participar. O fusível da luz de ré é o de número 38 e fica na caixa interna, ao lado esquerdo do motorista no painel. Quanto a cebolinha, se a caixa for manual, ela normalmente fica fixa na caixa do lado da frente (em relação ao carro) mais para o lado do motorista. Ou ela está a meia altura ou bem em cima da caixa. De fato ela se parece com uma cebola e tem uma tomada preta com uma presilha lateral de fixação. Abraços.

  13. Olá,boa tarde,tenho um pálio 2004,do nada parou de funcionar luz de re e quando engato re o limpador trazeiro também não funciona,o q pode ser?um abraço e obrigado

  14. Muito bom o site! Tenho um Sentra 2009 (mec) e a re as vezes acende, as vezes não acende. Durante o engatar/mover a alavanca, ha um ponto/momento em que acende, mas depois desativa a luz. A ativação do sensor de estacionamento acompanha este comportamento. Penso que pode ser o interruptor, correto? Em geral e uma peça muito cara? Não encontrei em Foz do Iguaçu…

    Abracos e parabens!

    1. Olá Fernando. Obrigado por participar e que bom que gostou do site! O que vc descreve é sintoma de pino da cebola de ré com defeito e ele atinge também o sensor de estacionamento que usa a corrente enviada pela cebolinha até luz de ré. Troque a cebolinha de ré que deve resolver. Não é um serviço difícil se a cebola for de fácil acesso. A do seu carro é um pouco salgado o preço se comparado com um Palio, por exemplo. A sua pode chegar a 200 reais e a do Palio a 40. É bom verificar se existe mau contato na tomada.Abraços.

  15. Boa Tarde Fernando, tenho um C4 2012 e o sensor de estacionamento não está funcionando, percebi que a luz de ré não acende, nas configurações do computador de bordo ele aparece desativado, acha que pode ter relação?

    1. Ola Geovani. Sim, se ele estiver ligado ao sistema de ré. Ou seja: quando vc engata a ré ele apita com a proximidade. Normalmente se o interruptor de ré estiver estragado o sensor de estacionamento não funciona.O sensor de estacionamento é energizado pelo engate da ré senão ele apitaria o tempo todo, em qualquer lugar. Mande testar a cebolinha de ré ou o fusível dela. Abraços.

  16. Pode me ajudar tenho o ix35 quando engato a marcha ré o carro não anda e né acente a câmara da ré mas as quando meto no D o carro anda normalmente pode me dizer o que está se passar?

  17. Boa noite e muito obrigado pela sua boa vontade em estar divulgando de forma tao clara todo este seu conhecimento. Pois bem, tenho um palio edx 96 e, de uma hora pra outra parou de funcionar as luzes do painel. Abri a caixa de fusíveis e substitui e nada. Sera que podes opinar algo a respeito?

    1. Olá Kelvin. Normalmente os carros mais novos saem com apenas uma lâmpada de ré. Mas caso tenha outra ela deve estar queimada, pois a corrente é a mesma para as duas. Verifique se existe mesmo outra. Abraços.

    2. Amigo boa tarde, achou defeito?meu está assim e dizer ser problema no módulo, nem no raster acende. Caso tenha Novidades da solução da um ok.

  18. BOM DIA.
    A LUZ DE RÉ DO MEU CARRO UNO VIVACE 2010/2011 NÃO ESTA ACENDENDO JUTAMENTE COM O SENSOR DE RÉ QUE NÃO ESTA MAS FUNCIONANDO DEPOIS DISSO.
    MIM AJUDE AI…
    AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

    1. Olá Marcus. Um teste na cebola de ré vai ser necessário. Ou é fusível de ré ou cebola com defeito. O post ensina a fazer o teste, mas se não conseguir leve o carro até um eletricista. É um serviço rápido.

  19. Agora outra dúvida ja levei em alguns mecânicoe e eles não sabe aonde fica cebolinha de re do vectra automatico aonde ela se encontra

    1. De fato é difícil a localização. A última que tiramos foi na caixa e vai ser necessário levantar o carro ou usar um elevador. Mas ela também pode ser perto do câmbio, pois é a alavanca que aciona ela. Eu recomendo que procure uma oficina grande de elétrica ou uma especializada em caixa automática.

  20. Boa noite. Tenho um ford ka 2000, o veiculo apresentou um problema eletrico do nada . A ventilaçao do ar condicionado, luz de re, farol auto, luz de freio pararam de funcionar do nada. O que pode ser, me ajudem .

    1. Olá Marcelo. São muitos problemas bem distintos,mas o primeiro passo é verificar os respectivos fusiveis. Em seguida procurar por um relé ou fio que alimenta exclusivamente estes acessórios que vc citou. Por fim a cebola de ré e de freio devem ser testadas.

  21. Bom dia… Há alguns dias a minha luz de ré começou a demorar para acender quando eu encaixava a ré. Depois, piscava em determinadas posições da alavanca (ela está com bastante folga) na ré, e por fim não acende mais. Troquei a cebolinha e nada. Quando fecho o circuito acende. Com a ré normal e chave ligada, não vai corrente alguma para o plug. O que pode ser? Cebolinha nova com defeito?(A antiga fazia a mesma coisa) Ou será que a folga que o câmbio está pode estar dando mal contato? Obrigado.

    1. Olá Fredi. Se vc fecha no plug e acende, mas engatando a ré com a chave ligada não, então seria problema na cebolinha. Como ela é nova, creio que seja o problema que vc relatou no câmbio. Faça o seguinte teste pata confirmar: retire a cebola e a ligue no plug. Ligue a chave do carro e aperte o pino da cebola. Peça alguém para verificar se a luz acende e apaga com vc apertando e soltando o pino da cebola. Se acender e apagar, fica óbvio que o problema é a falta de acionamento deste pino pela caixa/câmbio.Neste caso um mecânico vai ter que verificar o trambulador e tentar regular.Abraços.

      1. Vou verificar isso. E acabei indo a outros fóruns, e ouvi dizer que alguns VW tem um defeito que o pino dentro da caixa gasta um pouco, e não tem curso suficiente para acionar o pino do interruptor. Aí 3 coisas poderiam ser feitas (1- tirar a caixa e trocar esse pino – gasto exagerado)(2- Alongar o pino do interruptor com solda ou)(3- Retirar um pouco a porca que vem após a rosca, fazendo com que o interruptor entre mais dentro da caixa). Vou verificar e posto o resultado, pis pode acontecer com outra pessoa isso também. Muito obrigado.

      2. Então, fui até a oficina e apenas retirei um anel que tinha sido colocado entre a cebolinha e a caixa. Nos interruptores novos ele vem com essa peça para evitar vazamentos, porém deixa ele mais longe. Por enquanto está funcionando…

    1. Olá Rafael. Quase sempre elas ficam na caixa de marcha. Fique de frente para o carro. A caixa estará a sua direita, na continuação do motor. Procure por uma tomada com dois fios. Por baixo vai ser mais fácil de ver, mas talvez tenha que tirar ou afastar protetores.

  22. Golf gti 1.8 turbo 2002 e Fiz a adaptação desse câmbio no Audi A3 1.8 Turbo 2000 e não estava encontrando o sensor de ré, nem o mecânico!!! Esclarecendo minha dúvida Onde se localiza o sensor de ré desse cambio? Obrigado

        1. Olá Jefferson. Se ele for automático é muito provável que fique no conjunto de alavanca do câmbio. Mas se se for caixa comum ela fica na caixa com dois fios e uma tomada ligados nela. E alguns carros ficam na frente olhando o carro de frente e em outros fica em cima, perto do trambulador que passa as marchas.

  23. Boa noite Fernando! Tenho uma kia sportage 2010 manual. Quando engato a rė tem hra que acende a hrs q não. Qual seria o problema? É onde fica?

    1. Olá Alexandre. Tem que retirar a cebola para teste. Pode ser pino da cebola com defeito, o que implica em troca, ou desgaste dentro da caixa, o que mais comum em carros bem mais antigos ou rodados. Ela quase sempre fica na caixa, a direita de quem está de frente para o carro.Tem uma tomada com dois fios e preta. O acesso mais fácil e por baixo.

  24. Boa tarde!

    TENHO UM FOX 1.0 ANO 2008, E A LUZ DA RÉ ACENDE SOZINHA QUANDO O CARRO ESQUENTA, COMO PODE ME INSTRUIR.

    AONDE É O SENSOR

    1. Olá alcides. Se ele for com caixa manual ela fica na própria caixa a direita do motor (vc de frente para o carro). Ela tem dois fios ligados através de uma tomada normalmente de cor preta.Sua posição pode variar entre estar na frente e embaixo, ou em cima, mas perto do motor. Se for caixa automática somente em oficina especializada.

  25. Bom dia amigo!!!
    Então Fernando tenho um C3 automatico e a luz de ré não acende. Testei todos os fusiveis e as lâmpadas e tudo da ok. Não consigo localizar o interruptor de ré. Poderia me ajudar? Desde já agradeço e aproveito para parabenizá-lio

    1. Olá Carlos. Em alguns carros automáticos ela faz parte do comando elétrico do cambio. Quando fica na caixa ela é bem evidente como qualquer outro. Não conheço pessoalmente o caso do C3, mesmo porque temos poucos carros automáticos como clientes. Uma sugestão é perguntar em oficinas especializada em caixas automáticas. No mais estou pesquisando o assunto e em breve publicaremos um post sobre ele e a localização de alguns modelos. Abraços.

      1. Também tenho um C3 automático e estou com o mesmo problema. Querem me cobrar 350 a peça e mais 200 mao de obra. Achei meio caro, qual a opnião de vocês? Sou de caxias do sul/RS. Obrigado!

        1. Olá Rafael. De fato em carros automáticos pode ser este valor. Eu teria que ver pessoalmente. Mas alguns modelos nacionais automáticos realmente tem uma manutenção mais cara devido a posição da peça, alem da possibilidade de estar envolvida a eletrônica embarcada que vem a ser a tendência tecnológica do mercado. Somente para título de comparação: em um caixa manual o conserto do seu carro não passaria de 70 reais (50 se fosse um Fiat, por exemplo) aqui em BH. Eu sugiro um segundo e até um terceiro orçamento se for possível. O preço também pode variar muito de oficina para oficina. Abraços e sucesso no conserto do seu C3.

  26. No meu caso eu engato a ré ela funciona , passa uns 20 segundo ela desliga , ai acaba desligando a camera de re e o sensor, meu carro é um gol g2

    1. Ola lucas. Pode ser defeito na cebola de ré. O primeiro passo é trocar esta peça e repetir o teste, porque também pode ser dentro da caixa um desgaste do pino que aciona a cebola. Mas como é mais raro, primeiro se troca a cebola que um é problema mais comum e mais barato.

  27. Fernando,
    Boa noite!
    Tenho um c3 04, troquei o câmbio recentemente e creio que não ligarão o interruptor da ré.
    Você pode me dizer onde fica?

    Obrigado

    1. Olá Renato. Se ele for automático complica um pouco e somente em oficina especializada. Mas se a caixa for manual, então ela fica em cima dela ou em baixo a direita. Isso olhando o carro de frente. Ela é preta e tem uma tomada com dois fios ligada nela.

    1. Olá Cristian. Obrigado por participar com a gente. Ela fica na caixa, atrás do motor, lado esquerdo, olhando o carro de frente. Mais ou menos como se estivesse debaixo do local onde fica a bateria. Muitos tiram por baixo, a esquerda da roda dianteira do lado passageiro. Mas com um pouco de jeito e depois de localizar a cebola, também dá para tirar ou ter acesso por cima.

  28. Boa noite Fernando!
    Tenho um ford focus 2008, a luz de ré não acende, testei a lampada e não esta queimada. Testei a tensão no plugue com voltimetro e tem 12v mas quando coloco a lampada cai a 0 volts.

    1. Olá Andrei. Procure pela cebolinha de ré na caixa. Ela tem dois fios ligados com uma tomada bem visível. Em seguida, retire a tomada da cebola, e ligue um fio da tomada no outro e ligue a chave do carro para observar se a luz de ré acendeu (não precisa engatar a ré). Se acender, a cebola de ré está estragada e deve ser trocada. Um multímetro pode enganar na medida por ser bem mais sensível. Eu sugiro fazer testes de presença de corrente com uma lâmpada de testes. Veja como fazer uma no link abaixo. Abraços.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/03/como-fazer-uma-lampada-de-teste-para-fusiveis/

  29. Olá Fernando, foi bom encontrar o seu Site, pois vejo que poderei tirar uma dúvida, a luz de ré do Fiesta Hatch Rocam, mesmo sem engatar a ré, ou seja, em outras marchas trafegando normal , às vezes pisca. Ao engatar a ré está tudo normal. Obrigado

    1. Olá Edmundo. Experimente desligar a tomada da cebola de ré por um tempo curto e observe se o defeito vai acabar ( o acender sem engatar a ré). Nesta situação a luz não deve acender mais. Se isso acontecer o defeito é, muito provavelmente, na cebola de ré. Mas se o defeito persistir então temos um fio colado no chicote da ré

  30. Ola! Primeiramente parabéns pelo site!! Gostaria de saber se pode me ajudar, tenho um Peugeot 307, instalei nele uma câmera de re, só que quando engata a marcha ré, o sinal some e a luz de ré fica piscando, a lâmpada e de led, será que isso tem alguma influência ou o problema é mesmo no interruptor da marcha ré? Você saberia me informar a localição desse interruptor? Desde já agradeço.

    1. Olá neto. Primeiro tente com uma lampada comum e veja se acaba o problema. O led é um diodo e pode interferir sim, principalmente em componentes eletrônicos. Em último caso pode se a cebola de ré com defeito., Abraços.

      1. Obrigado pela resposta! Vou tentar resumir o que acontece, eu instalei uma câmera de re, e ai começou esse problema, quando a câmera e desinstalada, a luz de re funciona normalmente, levei em um eletricista e ele disse que o interruptor esta funcionando normalmente, não tem nenhum fusível queimado, ele disse que esta cortando a energia, e disse que talvez o problema possa ser numa central (parece que o chicote passa por essa central), procede isso?

        1. Veja bem Neto. A câmera de ré, para funcionar, precisa apenas do positivo que vem da cebola de ré. Isto na maioria dos carros. Se o seu tem alguma central no meio do caminho, a ligação dela vai ter que ser refeita por um instalador de acessórios. Pode ser que esteja sobrecarregando esta central mais ou menos como acontece quando uma carretinha é ligada nas luzes traseiras do carro. Existe um limite de potência aceita pelo circuito. A distância atrapalha um diagnóstico, mas estou analisando o que parece óbvio e já visto por aqui. Eu sugiro que não use a câmera (desligue ela) e vá até um bom profissional de acessórios para resolver. Abraços e obrigado mais uma vez pela participação.

          1. Fernando, mais uma vez obrigado pela reposta. Como você sugeriu levei a um instalador de acessórios e ele descobriu o que acontecia, quando a re era engatada não chegava os 12v necessários para o acionamento da câmera, o que fazia com que a luz de re ficasse piscando. Ele instalou um rele e funcionou perfeitamente. Muito obrigado pelas respostas e parabéns pelo site!!!

  31. Bom dia, Fernando. A cãmera de ré pode sobrecarregar e consequentemente queimar o fusível da luz de ré? Caso isso aconteça , o fusível pode ser trocado por um de potência maior?

    1. Olá Francisco. Trocar um fusível que queima por um de maior potência não é recomendado. O certo é descobrir o que está queimando este fusível. Pode ser fio colado, ou até mesmo outro acessório que usa o mesmo fusível. Desligue a tomada de ré e observe se o fusível para de queimar. Neste caso, a ligação deste acessório vai ter que ser revisada. Não acredito que a câmera de ré possa sobrecarregar em boas condições de uso.

  32. Olá Fernando, tudo bem?
    Estava eu para estacionar meu Focus 2010 Duratec, quando percebi uma fumaça saindo pelo capô, eu abri o capô e a fumaça dissipou. Quando fui estacionar percebi que o sensor de ré não estava apitando, e quando cheguei em casa a noite, percebi que a luz de ré também não funcionava. Já troquei o interruptor e nada, olhei a lampada estava ok. Fui olhar o fusivel da luz de ré e estava trincado, retirei um fusivel do lado que tinha o mesmo numero e coloquei para testar, não funcionou, quando retirei o fusivel, estava queimado também. O que pode ser????

    1. Olá Roberto. Muito provavelmente a fiação da tomada da cebola de ré está em curto, agarrada em alguma parte metálica do carro. Siga o fio a partir do sensor de ré até conseguir descobrir isso. Abraços.

  33. Olá Fernando, boa tarde!
    Tenho um fiesta Hatch 2004, o Pisca e a Ré é ligado no mesmo fusível de 10.
    Estava queimando o fusível um atrás do outro, pois o chicote do pisca direito estava em curto e toda vez que dava Seta pra direita queimava, depois de arrumar o fio, o fusível parou de queimar.
    No entanto ele colocou um fusível de 20 no lugar de 10, disse que era melhor, pois o Pisca e Ré era muito para o de 10 aguentar, e que não tinha problema colocar um de 15 ou 20, só não poderia colocar um de 30.
    A dúvida é, tem problema deixar esse de 20?

    Obrigado
    Att. Márcio

    1. Olá Márcio. Obrigado por participar. Verifique no manual do seu carro qual é a potência do fusível trocado. Este valor deve ser repetido exatamente para suportar o sistema e queimar quando necessário. Não que o seu carro esteja correndo algum risco imediato. Mas como é um circuito que já apresentou problema de curto, porque trocá-lo? Um fusível de 10 é forte, e é usado até no farol alto.

      1. Eu quem agradeço.
        Entendi, uma outra dúvida, a câmera de ré está ligado junto também.
        No caso esse fusível de 10 aguenta tranquilo o Pisca, Ré e a Câmera? Sendo assim é melhor colocar novamente o fusível recomendado que é o de 10?
        Obrigado

        1. Eu digo que sim. mas uma maneira de vc confirmar é no final do dia por a mão em cima deste fusível e sentir se ele esquentou muito. Ele pode até ficar morno. Os equipamentos que este fusível protege são pouco usados e forçam menos o fusível.

  34. Olá Fernando, verifiquei o manual como você me disse, e lá está dizendo que é fusível de 10.
    Então o certo, é eu tirar esse de 20 e colocar o de 10?

    Obrigado
    (caso tenha aparecido outras perguntas iguais a essa, me desculpe, é que aqui não apareceu que enviou)

  35. Bom dia Fernando.

    A minha luz de ré e o sensor de ré não funcionam, pelo manual não consegui identificar qual o fusível responsável. Como posso identificar o fusível responsável no Grand Lívna e em qual caixa de fusível ele se localiza ?

    1. Olá Linesio. Em inglês é o fusível “REVERSE LAMP” e a Nissan não informa o local exatamente para o dono ir até uma autorizada. Veja se está escrito nas tampas. Ele fica dentro da cabine a esquerda do motorista. (também existe outra caixa de fusíveis a direita da bateria) Mas qualquer eletricista localiza um fusível queimado com um simples teste de continuidade. Não sabendo qual é, testa-se todos rapidamente. Normalmente eu uso uma lampada de teste por ser bem mais precisa.

  36. Bom dia!

    Achei muito interessante o site e ótimas as dicas para tantas marcas e modelos.

    Tenho um mal contato na luz de ré do Palio 2010. Já sabia que seria no interruptor, mas uma preocupação me surgiu quando vi que o ele fica na caixa de transmissão. Imaginei que, ao retirar o interruptor, poderia vazar o óleo da caixa. Isso é possível? Li todas as postagens e não houve qualquer menção ao óleo…
    Se fosse o caso, seria necessário levar a uma oficina para a troca do interruptor e do óleo, certo?

    Obrigado!

    1. Olá Dilermando. Obrigado por participar no blog. O vazamento será mínimo, se vazar. Mas não pode andar ou ligar o carro sem a cebolinha no lugar. Neste caso, sem a cebola, vai vazar com certeza. A peça tem que ser trocada com o carro parado. Abraços.

  37. Fernando boa tarde.

    Tenho um megane grand tour 2008/2009 automatico, a ré não acende o eletricista me falou que é a cebolinha de ré mas ele não quis mexer porque me falou que fica dentro do câmbio, procede esta informação é se sim só um mecânico pode fazer este trabalho.

    Att
    Reinaldo

    1. Olá Reinaldo. É raro aparecer por aqui um carro automático. Mas creio que ele quis se referir ao sistema elétrico no cambio dentro do carro, aquele que passamos a marcha. Se for assim, é realmente um serviço mais especializado, mas ainda deve ser feito por um eletricista. Esse local é bem mais sensível que a cebola de uma caixa comum. Se informe em uma oficina de caixa automática ou até na autorizada.

  38. olá queria saber pq não esta acendendo as luzes de ré!Meu carro e um Fiat uno vivace 1.0 ja troquei as lanpadas por novas e não acendeu oq faço? e onde fica a cebolinha de ré do meu carro? preciso de ajuda obrigado…

  39. Meu nome e Luxio Tenho Sandero e quando engato a ré, ascende as setas traseiras, e a luz de ré não ascende, e quando aciono as setas para ambos os lados não ascendem, (nas dianteiras tudo normal..)

  40. Olá,

    Tenho um Ford Focus 2010, uma fumaça saiu de baixo do Capô, depois disso a luz de ré não acende e o sensor não apita mais. Troquei o interruptor que vai no cambio e não resolveu. A lampada esta intacta. Fui no fusivel, e estava queimado, troquei…engatei a ré e queimou de novo, fiz isso tres vezes e queimou as tres vezes. Fui no porta malas e desliguei o sensor de ré. Coloquei um fusivel novo e engatei a ré, queimou de novo.
    Pela fumaça que saiu no capô, será que deu algum curto no fio que sai do interruptor e vai para caixa de fusiveis?

    Obrigado.

    1. Olá Roberto. Obrigado por participar no nosso blog. Solte o fio da cebola de ré e comece investigando pela tomada seguindo o fio até achar onde ele colou ou foi esmagado em alguma parte metálica do carro. Pode ser alguma emenda mal feita ou simplesmente um acidente de curto. Não é difícil de resolver, sendo um trabalho de procura.Encontrando isole os fios.

  41. Olá Fernando. Fiz o teste e as lâmpadas acenderam. Troquei o interruptor, e não acenderam. Tem alguma ideia. Gol bola 97. Obrigado.

  42. Boa noite, Fernando! Parabéns pelo site, tem me ajudado bastante!!
    Tira uma dúvida, por favor: onde fica a cebolinha da ré da Fiat strada 2010/11?
    Abraços!!

    1. Olá Michael Fico feliz por ajudar. A cebola de ré da Strada fica na caixa, a direita do motor (vc de frente para o carro). Ela fica mais para o lado de baixo da caixa tem dois fios ligados por uma tomada e é de cor preta. O acesso mais fácil é por baixo com o motor frio e com uma chave 22 mm. Para testar basta desligar a tomada, ligar a chave para acender o painel (não precisa ligar o motor e nem engatar a ré)Faça um jump nos dois fios da tomada e veja se a luz acendeu. Se for isso, e a luz não acender quando engata a ré, a cebola está queimada. Mas não rode com o carro sem a cebola no lugar pois vai vazar óleo. Abraços.

    1. Olá Rodrigo. Pode ser cebola de ré que queimou energizando os fios ou até fio colado no chicote dela. Se o carro for caixa manual procure pela cebola na caixa ou em cima dela ou na frente, parte de baixo. Desligue a tomada e veja se a luz apaga.

  43. boa noite eu tenho uma captiva e a luz de ré não ascende ela é automatica um eletricista olhou e não conseguiu arrumar
    vc esta localizado aonde para q eu possa ta levando o carro pra vc ta dando uma olhada

  44. Olá, tenho um Fiat uno vivace, a luz de ré juntamente com o sensor de ré funciona quase nunca, na maioria das vezes que a ré é engatada não funciona nem a luz nem o sensor porém rara as vezes funciona, isso pode ser a cebolinha? E se for quanto custa geralmente um serviço desse?

    Obrigado agradeço desde já

  45. Olá eu tenho um palio 98, fui abastecer e de uns dias para cá percebi que o carro ja nao corresponde mais, ele fica engasgando,creio que foi a gasolina,se eu colocar uma outra talvez ele pare ou tenho que fazer a limpeza dos bicos e da vela?

    1. Olá Thamiris. Se as velas são bem rodadas,ou antigas, vc deve trocar. Quanto aos bicos não é necessário. Passe a usar uma gasolina melhor, de um posto de confiança que o carro vai normalizar. Obrigado por participar.

  46. Bom dia Fernando, a cebola de ré do meu tempra está queimada, fui em varias oficinas elétricas aqui em Cuiabá e as cebolas que eles tem, não bate com a que está no carro, ela é bem mais incorpada comparada com as outras, já estou a dias andando sem a ré funcionar o modelo do meu tempra e aquele de fabricação argentina motor 2.0 8 válvulas carburado. o que posso fazer

    1. Olá Marcus. Tente encontrar a peça na internet direto na Argentina ou em desmanche, o que vai ser mais difícil de encontrar. Outra opção é vc fazer uma “turnê” em auto peças com a cebola na mão e fazer comparações com outros modelos. Basta ter a mesma rosca e largura. A fiação se dá um jeito.

  47. Fernando, Bia tarde.

    Cara tenho um Passat alemão fsi, e a luz de ré não está acendendo, já olhei as caixas de fusíveis e todos estão ok. Pior que é câmara de ré só funciona se a lâmpada acerder tbm rsrs…é agora o que eu faço? Tem alguma ideia para me ajudar? Por favor.
    Obrigado…. abraço.

    Att,
    Sandoval Prado

    1. Olá Sandoval. Muito provável que seja o interruptor de ré que fica na caixa, se for mecânica. O teste é bem simples e o post sobre luz de ré ensina como fazer. Na dúvida basta pedir um teste a um eletricista. Se o interruptor não funciona a câmera de ré tb não funciona nem a luz.

  48. Boa noite, tenho um gol G5 estou usando leds na ré e funcionava 100% hj começou a acender bem fraquinho dai dependendo o jeito que vc mexe na caixa de câmbio “engata e desengata a ré ” a luz acende normal, tirei os leds e coloquei as originais e não acendeu nada. o que pode ser?

  49. Tenho um Monza 92 e a luz de re não acende já retirei os dois fios da cebolinha e coloquei um fio ligando os dois e a luz de re não acendeu o que pode ser Fernando me ajude ai.

    1. Olá Willians. Pode ser normal sim porque a legislação prevê apenas um “farol” de ré. Assim, muitos modelos saem de fábrica com apenas uma luz de ré. Para saber se o seu Polo é assim, repare se há diferença entre uma lanterna e outra ou peça alguém para procurar uma segunda luz de ré.

  50. Boa tarde Fernando.

    Gostaria de saber onde fica a cebolinha da Palio Adventure Locker 2009. Já conferi as lampadas e fusíveis, no entanto o limpador traseiro também parou de funcionar junto a luz de ré. Será isso um problema na cebolinha?

    Obrigado pela atenção.

    1. Olá André. São dois problemas distintos. O defeito da ré pode ser cebolinha e o limpador motor queimado ou fiação dele ruim. Se a caixa de marcha for manual a cebola fica na caixa, a direita de quem está de frente ao carro, mais em baixo. Uma tomada com dois fios fica liga nela. Quanto ao motor, se nenhum fusível está queimado, tem que fazer um teste de corrente nele.

  51. Boa tarde Fernando.

    Gostaria de saber onde fica a cebolinha da palio Adventure Locker 2009. A luz de ré não esta funcionando e também o limpador traseiro no acionamento da ré, tem alguma ligação?
    A lampada e fusível já testei.

    Obrigado pela atenção.

  52. olá Fernando meu nome é carlos e acabei de comprar um UNO VIVACE 1.0 e a luz de ré e o sensor de estacionamento parou de funcionar, será que vc poderia me ajudar

    1. OLá Carlos. Primeiro procure pelo fusível da ré (veja no link a seguir) http://www.maosaoauto.com.br/2015/11/fusiveis-do-novo-uno/
      Se ele estiver bom, um teste na cebola de ré que fica na caixa, vai ter que ser feito. Também vale para o sensor de estacionamento. O post acima ensina afazer o teste da cebola. Mas, se você ficar na dúvida, pode procurar um eletricista. Não é um serviço caro. Abraços e seja bem-vindo ao site!

  53. Olá Fernando, tenho um tiida 2011 1.8 S
    Vi que estava sem luz de ré e levei até um auto elétrico que sempre executou serviços no meu outro veículo, por fim ele detectou o problema na cebolinha de ré, percebi que nos testes ele deixou o carro engatado, até então normal, comprei a nova cebolinha e na troca o carro estava no ponto “morto”, engatei o carro para o teste da luz e “ok”.
    Saindo da oficina eu senti dificuldade em engatar a ré, deu uma travada e depois soltou, andei com o veículo no decorrer da semana e sem problemas, uns 3 dias após a troca andando com o veículo ele travou na 4 marcha e não saia de forma alguma, reboquei o carro até minha casa. Conclusão tem alguma relação com a troca da cebolinha sem o carro estar engatado?

  54. Olá Fernando,
    Tenho um tiida 2011 1.8 S
    Recentemente eu fiz a troca do interruptor de ré conforme informações do meu auto elétrico, percebi que ele não efetuou a troca com o carro engatado e depois de três dias andando com o carro ele travou na 3 marcha e não saia de jeito nenhum, tem alguma relação com a troca da cebolinha com o carro no ponto morto?
    O que pode ter acontecido?

  55. boa noite amigo já fiz todos os testes possíveis só faltou testar o fusível você sabe qual é ofusivel da luz de re do corsa wagon se puder mande uma foto do local ,grato

    1. Olá Celson. Bom dia. Por coincidência a foto no post (da cebolinha) é de um fiesta. Ela fica na caixa, mais embaixo, olhando o carro de frente (um pouco mais para direita do motor).Se for trocar lembre-se: Não rode com o carro sem ela.. O serviço tem que ser feito na hora com a peça nova em mãos. Abraços.

  56. boa tarde!a minha parati tem video de re ,quando eu troquei a embreagem parou de funcionar a imagem
    da re e a luz branca o que pode ter acontecido?obrigado

  57. Olá Fernando!
    Meu nome é João Reis, sou técnico automotivo e moro na zona Oeste do RJ.
    Eu estava fazendo algumas pesquisas quando me deparei com seu blog e fiquei surpreso não só com a qualidade técnica das suas informações quanto com a sua dedicação e compromisso para com seus leitores. Meus parabéns e continue assim ?.

  58. Olá tenho uma Fiat idea adventure e o fuzivel de re queima muito e a luz de re quando engatou fica acesa direto o que pode está acontecendo

    1. Olá Luis. Pode ser os fio da ré colado ou o interruptor aberto. Desligue a cebola de ré e veja se apaga. Se apagar é defeito no sensor de ré. Se continuar acesa é defeito de fio colado. (os dois que ficam na tomada)

  59. oi meu polo tbm deu um problema depois de instalar uma camera de ré . o porta malas parou de abrir com o controle e com a maçaneta eletronica , ele só abre na chave e quando eu engato a marcha ré ele acende as luzes do painel ja retirei a camera mais o problema persiste

    1. Olá Luciano. É provável que algo tenha sido afetado no momento da instalação da câmera de ré. Talvez ligação em fio errado ou alguma tomada desligada. Também pode ter colado algum fio. Verifique se existe algum fusível queimado e peça uma revisão na instalação da câmera.

  60. valeu ai Caro Fernado

    eu tenho um chevrolet Cruzert as luzes de traz apagaram mas o Stop do vidro funciona bem, a representante não é seria aqui em angola esta diagnosticando vários problemas, segundo ele eu teria de trocar todas as placas do carro inclusive a chave tinha de ser programada outra vez a versão do meu carro é 2014. algumas pessoas dizem que eles so querem mesmo é debitar as peças e possa ser que não reponham nada disso. pode me ajudar com algum concelho sobre o que fazer ?

  61. Bom dia Fernando, tenho um Fox 2011, quando estou colacondo a marcha ré não está acendendo as luzes de ré, nem o sensor de ré está funcionando e também o retrovisor não está ajustando quando boto a ré, o que pode ser?

  62. Bom dia Fernando, tenho um fox 2011, quando estou colocando a macha ré nao esta acedendo as luzes, e também o sensor de ré não está funcionando, o retrovisor também ajustava quando colocava a ré e não está ajustando mais, o que pode ser?

  63. Tenho um focus 2012 automático .. no meu caso assim q aciono o botão start stop a luz de ré fica acessa não importa a marcha q esteja !! E só apaga qnd eu desligo o veículo por completo .. o q pode ser ???

    1. Olá Jorge. pode ser o dispositivo de luz de ré que travou na posição de luz acesa. Tem que levar até um eletricista experiente em caixas automáticas para analisar. Também pode ser algo recorrente por alguma troca recente de bateria.

  64. Boa noite, tenho um gol g3 2004. A luz de re nao funcionava, os fusíveis e as lâmpadas estavam ok. Tirei o cabo da cebolinha e estava e estava virado em barro, por isso nao dava o contato certo na cebolinha, fiz ponte direta no cabo e a luz funcionou, depoir tirei a cebolinha, e coloquei o cabo novamente e com a cebolinha na ao tb funcionou, porem qdo coloquei a cebolinha novamente, nao funcionou ai verifiquei que nem corrente nao estava mais chegando no cabo, ai fui ver os fusíveis estavam ok, e agora o som nao liga, nao da partida, nao chega corrente na luz de ré, mas os farois e lanternas acendem normalmente…. O que vc me diz? Obrigado

  65. Boa tarde, tenho um novo uno 11/12, eu qria saber se ao soltar o interruptor de ré vaza algum óleo da caixa de marcha? Pois a luz de ré não está ascendo e fiz os testes e tudo leva ao interruptor, qro trocar em casa, mas estou com medo de vazar óleo…

    1. Olá Paulo. Grato por participar. Vaza um pouco sim. Então, para trocar em casa, você deve ter a peça nova em mãos. Jamais tire o interruptor de ré e ligue o carro. Também não rode com ele sem o interruptor de ré. O serviço tem que ser feito com o carro desligado. Mas é bem fácil de fazer.

        1. Olá paulo. Se for óleo de caixa e muito pouco dele, não será necessário repor.Normalmente, na troca, com o carro desligado, a perda não chega a meio copo ou menos de 100 ml. Essa quantidade dentro da capacidade de litros que uma caixa deve ter é mínima. Se vazar muito vá até um posto e peça para completar.

  66. Ótimo site…tenho um Classic 2012,e ninguém conseguiu identificar esse problema..meu fuzivel de ré está queimando..ja troquei a cebolinha fiZ os testes..mais nada adiantou..coloco o fuzivel e quando engato a ré ele queima..já quando tiro a cebolinha nova e aperto o interruptor, a luz acende normal..o que será?

    1. Olá Fabrício. Me parece ser curto na fiação da tomada da cebolinha. Quando ela esta no seu lugar este fio deve estar pegando em alguma parte metálica. Quando você faz o teste com a mão é provável que este fio se afaste, e então não queima o fusível. Faça um investigação no estado geral do fio desde a tomada até ele sumir dentro do chicote.

      1. Olá meu amigo boa tarde… Tenho um gol 2004, troquei uma lâmpada do freio que estava queimada, a partir disso a a seta da direita da frente não acende e a traseira pisca rapidamente, e quando coloco o pé no freio ela para de piscar… A seta da esquerda está funcionando normalmente e o pisca alerta também… Tenho que vistoriar o carro e estou com medo de ter que gastar um dinheiro nisso!!!

        1. Olá Filipe. Refaça o serviço retirando a lampada e recolocando. Verifique se a tomada está bem fixa. Tambem confira o negativo deata tomada. Quanto a lampada dianteira ela pode ter queimado ou estar com mau contato.

  67. ola Fernando, seguinte tenho tido alguns problemas com carga da bateria, por esquecer o carro engrenado na RÉ e a luz não se apaga, mesmo com o carro desligado e com o interruptor de iluminação do carro desligado. Ja emprestei o carro e esqueceram, ja esqueci umas 3 vezes também ai so uma chupeta pra ligar o carro. O que sera?

    1. Olá tassio. A luz de ré deve ser ligada em corrente pós chave. Ou seja: desligou a chave a luz de ré apaga mesmo estando engatada. Provavelmente a ligação está errada. Leve até um eletricista para corrigir o defeito.

  68. Bom dia, por gentileza, tenho um Honda Fit 2008 manual, as luzes de ré pararam de funcionar, fiz uma inspeção nas lampadas e soquete e está tudo perfeito….poder ser o interruptor de ré? Onde ele fica no Fit? obrigado…

  69. Boa tarde, tenho um gol g2 e minha luz de ré apaga do nada e depois de um tempo liga novamente. O que poderia ser? Se caso for a cebolinha, onde fica?

  70. Olá zedney. Primeiro,procure por um fusível queimado. Fora isso um eletricista vai ter que verificar algumas possibilidades, até a de resetar o sistema desligando a bateria. Mas isso só pode ser feito por eletricista com conhecimento das consequências de desligar a bateria do carro.SE ele abre pelo alarme, pode ser pilha do alarme fraca.

  71. Boa tarde Fernando. To com um problema em Citroen Xsara Picasso Automatique, as luzes de ré não acendem, já verifiquei tudo, só pode ser o interruptor, mas onde este fica localizado?Já olhei em toda caixa e não tem. desmontei todo o painel da alavanca e nao acho nada. Muito obrigado.

  72. Boa tarde, tenho um Palio Essence automatizado e as duas lâmpadas de ré não estão funcionando e o sensor não está dando barulho, já conferi os fuziveis e as lâmpadas, estão ok. Gostaria de saber aonde fica localizada a cebolinha.

  73. ola amigos boa tarde, gostaria de fazer e deixar aqui uma pergunta .
    se a cebolinha de re do cambio do c4 pallas estiver com defeito ela impede a caixa de cambio de entrar a marcha re? cambio aut

  74. Boas Fernando,
    Tenho um Audi A4, modelo 2003 motor ALT, caixa automática. A dúvida que trago aqui é a seguinte: As luzes da ré manteêm se ligadas/acezas sempre que ligo a chave, independentemente de engatar a ré ou não. Gostava de saber, qual seria o problema e como superá-lo.
    Estou com receio que crie um curto circuito e provoque outros danos na viatura, que por sinal é muito sensível.

    1. Olá Saíde. Grato por sua participação. Nesse caso eu sempre recomendo levar até uma oficina especializada em caixa automáticas e de preferência do modelo do seu carro. Por ali existe uma central eletrônica que pode comandar a luz de ré. E de fato o seu carro tem componentes eletrônicos muito sensíveis. Mas pelo ano pode ser apenas um comando no câmbio, o que facilitaria. Mas tem que ser serviço técnico com conhecimento. Abraços.

  75. Boa tarde! Eu tenho um ford focus 2009 ghia, automático e comprei uma lampada de led substituir a luz de ré, porém, elas encaixam perfeitamente, mas não acende, testei de outras formas e elas estão funcionando, só não funciona na luz de ré, o que pode ser?

    1. Olá Edivaldo. O lede exige uma posição para acender. Pode ser que tenha que mexer na fiação para acender. Por outro lado o sinal vindo do cambio pode ser incompatível com luz de led. Um eletricista tem que fazer alguns testes.

  76. Bom dia, poderia me dizer onde fica a caixa de fusiveis do passat alemao 2008? Pois sei que na frente na parte do capô tem uma. Porém, vi que tem muito pouco fusivel. Não teria outra dentro do carro? Pois a luz de ré só está acendendo de um lado. Agradeço se me responder, abraços.

    1. Olá Anderson. Tem que olhar a cebola de ré que vai na caixa. É um teste bem simples. Basta soltar os fios dela e ligar um no outro. Depois liga a chave do carro para acender somente o painel e verifica se a luz de ré acendeu (não precisa engatar a ré). Se acender é defeito na cebolinha.Caso contrário tem que verificar o fusível e lâmpadas.

    1. Olá Adão. se ela for de câmbio manual, então é muito provável que a cebolinha fique na caixa de marchas.Mas ela pode estar em cima dela ou na lateral, pois saíram dois modelos. Procure por uma tomada na caixa com dois fios e observe se está ligada na cebola. Mas se ela for automática, então a ré acende pelo câmbio.

        1. Neste caso Adão, tem levar em oficina especializada em caixas assim. Lá também tem eletricistas. O que acontece é que alguns modelos podem ter um interruptor de luz de ré na alavanca do câmbio (caros mais antigos), ou por um relé acionado pela mesma alavanca. Mas alguns são comandados por uma central de caixa. Esse seria o maior problema.

  77. Boa tarde tenho um polo hatch 12 quero por luz de led porém estou na dúvida se são uma ou duas lâmpadas de ré. Queria saber se realmente são 2 pois quando engato a re acende apenas uma. Desde já agradeço

    1. Olá Adriano. Se acende uma então é muito provável, pelo ano do seu carro que seja apenas uma. Pela lei não é obrigatório acender duas e muitos modelos saíram de fábrica com uma lâmpada de ré. Para ter certeza é só olhar bem de perto os dois lados e a vai perceber nitidamente que um lado tem lâmpada e o outro não deve ter.

  78. Olá estou com um defeito na luz de te eu já medi tudo está tudo normal quando eu engato a te chega 12,3v mais quando eu coloco a lâmpada de um dos lados a voltagem cai pra 0v oque pode ser me ajuda

    1. Olá Thais. Grato por participar. Se o cambio for manual, ela fica na caixa parte de baixo dela, ou no meio. Mas se o câmbio for automático ela compões o sistema da alavanca e pode ser acionada por uma central que fica embaixo da caixa. Nesse caso tem levar em oficina especializada em caixa automática que vai ter as ferramentas adequadas.

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